Historical consciousness - Theory and Pratices (II)

Cofinanciado por:
Project title | Historical consciousness - Theory and Pratices (II)
Project Code | PTDC/CED/72623/2006
Main objective |

Region of intervention |

Beneficiary entity |
  • Universidade do Minho(líder)
  • Universidade de Évora(parceiro)

Approval date | 20-09-2007
Start date | 20-09-2007
Date of the conclusion | 20-03-2011

Total eligible cost |
European Union financial support |
National/regional public financial support |
Apoio financeiro atribuído à Universidade de Évora | 3655.07 €

Goals, activities and expected/achieved results

O projecto tem como objectivo aprofundar a pesquisa sobre a consciência histórica de alunos e
professores de História em Portugal, numa perspectiva de diálogo intercultural com diversos países de
expressão portuguesa. Constituindo-se como um desenvolvimento dos estudos realizados no âmbito do
anterior Projecto Consciência Histórica Teoria e Práticas, enquadra-se na investigação que se
desenvolve em torno da consciência histórica dos jovens em vários países. A indagação sistemática dos
vários sentidos e usos da História torna-se premente quando se procura o desenvolvimento de
competências sociais e literacia dos jovens. Como tais sentidos se reflectem nas práticas formais de
ensino de História, torna-se necessário diagnosticar e depois intervir fundamentalmente na formação de
professores de História, de forma a que as implicações da investigação sejam incorporadas na acção.
Numa abordagem essencialmente qualitativa, o Projecto pretende aprofundar a compreensão dos sentidos
atribuídos pelos sujeitos à necessidade de orientação temporal, em interconexão com noções como
(inter)identidades sociais, evidência, narrativa e significância em História, e com o papel do Património na
Educação Histórica. É também um objectivo deste projecto contribuir para a consolidação de uma rede de
investigação em educação histórica, um campo de estudo emergente em Portugal. A prossecução desta
investigação reforçará ligações internacionais já existentes, designadamente a projectos em curso no
Brasil, Reino Unido e Canadá, o que contribuirá para a realização de análises sistemáticas, comparativas ,
em torno da consciência histórica de jovens e educadores.

Attribute Type Value
id integer 1288