Skip to main content

Quintino Manuel Junqueira Lopes

Researcher (IHC - Institut of Contemporary History)

Fixed-term employment contract

Fotografia
Doctoral Degree: História e Filosofia da Ciência (Universidade de Évora - 2017)
Master Degree: Estudos Históricos Europeus (Séculos XIX e XX – 2.º ciclo de Bolonha) (Universidade de Évora - 2010)
Bachelor's Degree: História (ensino de) (Universidade de Évora - 2003)
IHC - Institut of Contemporary History (Integrated Member with doctorate)
Coordenador do Grupo de investigação História da Ciência, Tecnologia e Ambiente (HCTA-UÉ) do Instituto de História Contemporânea (Universidade Nova de Lisboa) - Polo da Universidade de Évora.
Investigador principal do projecto PHONLAB (2022.06811.PTDC) “Laboratório de Fonética: Coimbra – Harvard. Repensar centros e periferias científicas no século XX”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Investigador CEEC - FCT do Instituto de História Contemporânea (UNL - Polo da UE).
A sua actividade centra-se na História científico-institucional do Portugal entre guerras e do pós-II Guerra Mundial, numa perspectiva comparativa e transnacional.
A importância da sua investigação, que introduz a História da Fonética Experimental nos estudos de História da Ciência, evidencia-se pelo reconhecimento que lhe foi atribuído pela Real Academia das Ciências da Suécia, que lhe dedicou um dia em 2023: "Armando de Lacerda: a pioneer of Experimental Phonetics".
A sua liderança nesta área é ainda evidenciada pela coedição de um livro pela Technische Universität Dresden Press (2022) e um outro pelo Centro de História da Ciência da Real Academia das Ciências da Suécia (2023).
Esta investigação foi adaptada para o programa curricular de escolas secundárias europeias através do projecto "Sharing European Histories" (Euroclio; Evens Foundation), o qual está traduzido em 12 línguas.

Coordenador do Grupo de investigação História da Ciência, Tecnologia e Ambiente (HCTA-UÉ) do Instituto de História Contemporânea (Universidade Nova de Lisboa) - Polo da Universidade de Évora. 

Setembro de 2016-Dezembro 2019: bolsa de investigação do Instituto de História Contemporânea – Ciência, Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica (CEHFCi-UE) (Bolsa_mestre_CEHFCIUE2016); supervisão científica da Professora Doutora Maria de Fátima Nunes.


2012-2016: Bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, com a referência SFRH/BD/78509/2011. Classificado em 1.º lugar a nível nacional.


2010-2012: Bolsa de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do projecto “A investigação científica em Portugal no período entre as duas guerras mundiais e a Junta de Educação Nacional” (referência HC/0077/2009). Projecto coordenado pelo Professor Doutor Augusto J. S. Fitas (CEHFCi-UE).


2010: Bolsa de investigação do CEHFCi-UE: “Comunidade científica em Portugal: redes de comunicação científica no século XX”; orientação científica da Professora Doutora Maria de Fátima Nunes.

2021: Prémio do Festival Internacional Efebo D'Oro.
Consultor histórico do filme "O ano da morte de Ricardo Reis", vencedor do prémio de melhor filme na competição internacional do Festival Efebo D'Oro, em Palermo (Itália). O filme adaptou o romance "O ano da morte de Ricardo Reis", do Prémio Nobel da Literatura José Saramago.
2018: Prémio “Publicações Internacionais de Jovens Investigadores” atribuído pela Associação Portuguesa de História Económica e Social (APHES).
Desde 2015: a sua investigação foi reconhecida, obtendo financiamentos, da History of Science Society (EUA), Real Academia das Ciências da Suécia, o Institut National des Langues et Civilisations Orientales (France), Universidades de Macau, Johns Hopkins, Estrasburgo, Pompeu Fabra (Barcelona) e pela empresa privada Ferraz de Lacerda (Portugal).
2113 / FCT
finished in 30/09/2022
101061524 / Comissão Europeia
acrónimo: SCIEVER
finished in 31/01/2024
/ FCT ,FCT
finished in 30/09/2021
PTDC/FER-HFC/2793/2020 / FCT
acrónimo: TRANSMAT
finished in 27/03/2024


I Am
Section where you can select the access profile that best suits your situation.
UÉ Candidate
Training Offer, Knowing UÉ, Applications, Social Support and Useful Documentation
UÉ Student
School Calendar, Opportunities, Mobility Programs and Academic Activities
Lecturer and Researcher
R&D Units, Featured News, Research Projects, Activities under Development and Conferences
Alumnus
UÉ Family, Alumni Activities, Testimonials, Career Awards and Events of Interest
Company
Business Events, Submission of Traineeship and Job Offers, UÉ Services
I Want
Section where you can select a quick link, for an action you want to perform