Skip to main content

Catarina Pereira

Associate Professor (Proto-Department of Sport and Health)

Employment contract in public functions indefinitely

Fotografia
Doctoral Degree: Doutoramento em Motricidade Humana /Motricidade Humana/Ciências da Saúde (Faculdade de Motricidade Humana; Universidade Técnica de Lisboa - 2011)
Master Degree: Mestrado Europeu em Exercício e Saúde/Motricidade Humana/Ciências da Saúde (Faculdade de Motricidade Humana; Universidade Técnica de Lisboa - 1998)
Bachelor's Degree: Educação Física/Motricidade Humana (Faculdade de Motricidade Humana; Universidade Técnica de Lisboa - 1990)
Assembleia da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano (Member)
Department of Sports and Health Assembly (Advisor)
Comissão de Curso da Pós-Graduação em Gerontologia e Saúde (Deputy)
Comissão de Curso do Mestrado em Gerontologia e Geriatria (Deputy)
Comissão de Curso do Mestrado em Saúde e Bem-Estar das Pessoas Idosas (Director)
CHRC - Comprehensive Health Research Centre (Integrated Member with doctorate)
Conselho Científico da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano (Advisor)
Direção de Curso do Programa de Doutoramento em Envelhecimento e Reabilitação (Deputy)
Motricidade Humana
Fisiologia do exercício
Exercício
Reabilitação
Envelhecimento
Aptidão funcional
Quedas
Independência
Modelos de análise de risco
Aplicação das novas tecnologias na avaliação e na prescrição de exercício/reabilitação.
Investigar metodologias, ferramentas e instrumentos para avaliar o risco dependência e de acidentes de adultos mais velhos (especialmente quedas e ataques): capaz de quantificar o nível de fragilidade dos determinantes destes eventos negativos e sua distância dos valores ideais (valores de corte para diferentes níveis de risco).
Reabilitação cardiovascular.
Prevenção de violência
Uso de dispositivos multimédia, realidade virtual e realidade aumentar a aparatos reais para criar ferramentas de avaliação e programas de exercício/reabilitação para adultos pré-idosos (55-65 anos) e mais velhos.
Criação de bases de dados com curadoria on-line para uso em pesquisa.
Use novas tecnologias para o monitorizar das intervenções / programas de prevenção.
Investigação dos efeitos agudos e crónicos dos diferentes programas sobre indicadores fisiológicos, e outros indicadores de saúde e bem-estar, em populações humanas e animais.
Conhecimento elevado em estatísticas e metodologias de pesquisa - conclusão de múltiplas unidades curriculares do Mestrado em Modelagem Estatística e Análise de Dados - com aplicação inovadora nas investigações realizadas e publicadas.
Revisor em revistas científicas internacionais (JCR)
Júri de teses de mestrado e de doutoramento.
Integração da comissão científica de vários congressos
Organização de congressos científicos.
Elaboração de programas curriculares: graduação, mestrado e doutorado na Universidade de Évora.
Ensino nas áreas de especialidade em cursos de graduação, mestrado e doutoramento.
Orientação de estágios profissionais.
Experiência com populações especiais - pessoas com necessidades especiais de reabilitação (adquiridas e congénitas).
Delineamento, concretização e supervisão de programas de reabilitação.
Domínio do fitness como praticante e monitor.
Experiência em organização de actividades de recreação e eventos de lazer.
Experiência e prática desportiva: passeios a cavalo, vela, judo, ginástica desportiva, outros.

A área de atividade cientifica é a motricidade Humana, com principal enfase no envelhecimento.
Foram desenvolvidos estudos científicos quási-experimentais, experimentais e observacionais epidemiológicos ou semi-epidemiológicos, e mistos (experimentais e observacionais) centrados nestas áreas.
Ao nível de investigação quasi- experimental e experimental, evidencia-se o delineamento de programas de intervenção para idosos institucionalizados em regime de lar e para idosos não institucionalizados a viver na comunidade ( programas de exercício físico, programas de reabilitação psicomotora e programas multimodais), com concomitante desenvolvimento de estudos para investigar os seus efeitos nestas populações – fisiológicos, bioquímicos, motores, neurocognitivos, na composição corporal e, também, ao nível da independência, da qualidade de vida e de outros indicadores de saúde.
Integrando também outras populações humanas (infantis, juvenis e adultos) e animais, realça-se as investigações exploratórias do comportamento de parâmetros bioquímicos e fisiológicos em associação com a prática de exercício e com a prática de desporto. Especificamente, procurou-se investigar os efeitos agudos e crónicos das diferentes práticas e envolvências no comportamento dos parâmetros bioquímicos e fisiológicos (além de outros indicadores de saúde e bem-estar) de crianças obesas vs. crianças não obesas e de atletas vs. não atletas e, ainda, em animais atletas (cavalo).
Ao nível dos estudos epidemiológicos ou semi-epidemiológicos, destacam-se a investigação a investigação centrada na identificação dos fatores de risco determinantes de condições crónicas de saúde e outros problemas associadas ao envelhecimento, particularmente as doenças cardiovasculares, a osteoporose, as quedas e consequentes fraturas, assim como a perda de independência. Esta é uma investigação focada na determinação do impacto dos diferentes fatores de risco em cada condição/problema de saúde de uma forma qualitativa, e principalmente, de modo quantificado - com identificação de valores de corte. Nesta linha de investigação procura-se criar modelos de análise de risco coletivos com a possibilidade serem utilizados também para indivíduos particulares. São também criadas recomendações/diretrizes prioritárias (qualitativas e quantitativas) a integrar em intervenções de prevenção coletivas ou individuais.
Atualmente está a desenvolver um projeto de investigação que engloba a investigação experimental e a investigação observacional epidemiológica. Esta linha de investigação engloba várias áreas da ciência como a saúde a informática e multimédia. O seu principal propósito é criar um modelo integrado de diagnóstico e prevenção de eventos negativos (quedas, dependência, violência) nos idosos. Ela engloba a criação de uma ferramenta de diagnóstico de risco (Kit físico com testes e divises multimédia com sofware incorporado) a ser patenteada, a criação de programas de intervenção para prevenção dos eventos e a integração dos programas no modelo integrado.

European Commission -European Innovation Partnership em Active and Healthy Ageing - EIPAHA commitment Action3 - prevention of functional decline and frailty. Membro


European Commission -European Innovation Partnership em Active and Healthy Ageing - EIPAHA commitment Action 2 - Personalized health management, starting with a Falls Prevention Initiative. Membro Representante do Parceiro “Universidade de Évora".


 













 
     

Ageing Safely in Alentejo - Understanding for Action (ESACA). Universidade de Évora. Horizon 2020 - Portugal 2020 - Programa Operacional Regional do Alentejo. (Ref. ALT20-03-0145-FEDER-000007). 2016-2018

UÉvora-UniverCIDADE. Universidade de Évora. Instituto Português do Desporto e Juventude I.P. Sub-Programa: Programa Nacional do Desporto para Todos. (Ref. n.º CP/172/DD/2015). 2014-2016.

Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano. Fundação para a Ciência e Tecnologia (Ref. UID/DTP/04045/2013). 2015-2017

Effects of two rehabilitation programs (interval versus continuous) on neuromotor skills of institutionalized elderly people. Universidade de Évora, Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano.((Ref. 11/CIDESD/CP). 2014

The importance of elderly physical activity, physical fitness and body composition in the diagnosis of risk and in the prevention of fall.Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa. Fundação para a Ciência e Tecnologia (PhD scholarship: SFRH/BD/31450/2006). 2006 -2012.

/ Outro(s)
acrónimo: Senior Evaluation Kit (SEK)
finished in 16/02/2023
KA220-SCH-E2F6F850 / Comissão Europeia
acrónimo: COMPUSEL
em curso até 31/08/2024
KA220-ADU-00F5DF61 / Comissão Europeia
acrónimo: TETRA-S
em curso até 31/12/2024
CP/448/DD/2017 / Instituto Português do Desporto e Juventude I.P.
finished in 31/12/2017
UÉvora-UniverCIDADE II / Instituto Português do Desporto e Juventude I.P.
finished in 31/12/2016
ALT20-03-0145-FEDER-000007 / Portugal 2020
acrónimo: ESACA
finished in 30/06/2019


I Am
Section where you can select the access profile that best suits your situation.
UÉ Candidate
Training Offer, Knowing UÉ, Applications, Social Support and Useful Documentation
UÉ Student
School Calendar, Opportunities, Mobility Programs and Academic Activities
Lecturer and Researcher
R&D Units, Featured News, Research Projects, Activities under Development and Conferences
Alumnus
UÉ Family, Alumni Activities, Testimonials, Career Awards and Events of Interest
Company
Business Events, Submission of Traineeship and Job Offers, UÉ Services
I Want
Section where you can select a quick link, for an action you want to perform