Department of Medical and Health Sciences
A origem do Departamento de Ciências Médicas e da Saúde (DCMS) está umbilicalmente ligada com o surgimento da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano.
As exigências de contextualização da Universidade de Évora face ao panorama, em rápida evolução, do Ensino Superior Português e aos constrangimentos e oportunidades da geografia em que esta se insere, levaram ao estabelecimento da identificação de áreas âncora estratégicas, entre as quais se encontrava a área da Saúde. Para o estabelecimento da Escola que atuaria como executora e depositária desta área, tornou-se essencial a criação de um Departamento (hoje Ciências Médicas e da Saúde), totalmente alicerçado e servido por recursos endógenos, onde se incluíram docentes e investigadores de distintos departamentos (aliás de diferentes Escolas) com ligações à saúde (nomeadamente Química, Biologia, Sociologia Psicologia).
Estes quadros, integrados em centros de investigação de uma enorme amplitude científica (CHRC - Comprehensive Health Research Centre ; CICS.NOVA - CICS.NOVA.UÉvora - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais; HERCULES - Laboratório HERCULES - Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda; ICT - Instituto de Ciências da Terra; LAQV-REQUIMTE - Laboratório Associado para a Química Verde - Tecnologias e Processos Limpos; MED - Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento), permitiram ao Departamento propor, desde o curto espaço de tempo da sua constituição, um conjunto alargado de ofertas formativas multidisciplinares, interdisciplinares e que, estamos certos, trarão frutos transdisciplinares.
Assumindo que a missão do DCMS é a de assegurar ensino graduado e pós-graduado de excelência, alicerçado na inovação sem descurar o ensino fundamental, suportado na excelência da investigação e na evidência científica, foram propostos uma licenciatura em Ciências Biomédicas e da Saúde e um Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas que mereceram aceitação absoluta no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Não descurando a oferta formativa para os profissionais em busca de valorização e conhecimento, as pós-graduações em Gerontologia e Saúde e em Ciclos de Vida do Medicamento e do Dispositivo Médico, foram ainda implementadas com elevado sucesso.
Sendo o Alentejo uma das regiões mais envelhecidas da Europa - e do Mundo - a Saúde será um tema de crescente relevância, pertinência e incontornabilidade. Neste contexto, à Universidade de Évora é exigida uma dinâmica de investigação, criação de conhecimento e intervenção, estando o DCMS empenhado em assumir o seu papel na resposta a estes desafios.
Teaching Collaboration