2025
Desenho de Arquitetura I
Nome: Desenho de Arquitetura I
Cód.: ARQ02515I
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Arquitectura
Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Desenvolver a prática do desenho como a base da criação arquitectónica e também como um sistema de registo gráfico, procurar comprovar e explicar a ideia e objecto arquitectónicos.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Os objectivos desta unidade curricular são a iniciação ao desenvolvimento lógico e operativo do entendimento do desenho de arquitectura não apenas como a base da criação arquitectónica, mas ainda como meio para a expressão íntima do pensamento do arquitecto e, também, como um sistema de representação, comprovação e explicação da ideia e do objecto arquitectónicos.
Os objectivos específicos são:
a) Iniciação ao conhecimento da evolução histórica do desenho de arquitectura como via de conhecimento disciplinar e de análise crítica do desenho e das obras de arquitectura;
b) Adestramento das capacidades dos estudantes nas técnicas e nos sistemas específicos do desenho arquitectónico;
c) Introdução aos fundamentos de proporção, escala e composição;
d) Desenvolvimento das capacidades de observação e de desenho do espaço real e imaginário;
e) Conhecimento do desenho arquitectónico como meio de representação e de comunicação da ideia arquitectónica e do vasto léxico de representação.
Os objectivos específicos são:
a) Iniciação ao conhecimento da evolução histórica do desenho de arquitectura como via de conhecimento disciplinar e de análise crítica do desenho e das obras de arquitectura;
b) Adestramento das capacidades dos estudantes nas técnicas e nos sistemas específicos do desenho arquitectónico;
c) Introdução aos fundamentos de proporção, escala e composição;
d) Desenvolvimento das capacidades de observação e de desenho do espaço real e imaginário;
e) Conhecimento do desenho arquitectónico como meio de representação e de comunicação da ideia arquitectónica e do vasto léxico de representação.
Conteúdos Programáticos
a) História do Desenho Arquitectónico
O papel do desenho arquitectónico na História da Arte e da Arquitectura; a sua relação com os momentos singulares da História Humana e as influências transversais de e com outras áreas do conhecimento (engenharia, ciência, filosofia, sociedade, ?) tomando-se então consciência crítica da intencionalidade do desenho dos distintos autores, assim como da influência na sua obra e na obra de outros.
b) O Desenho Analítico (parte I)
- Análise da massa;
- Análise Espacial;
- A Maqueta como extensão da expressão gráfica arquitectónica.
TEMAS:
1 Análise da Massa
2 Análise espacial
O papel do desenho arquitectónico na História da Arte e da Arquitectura; a sua relação com os momentos singulares da História Humana e as influências transversais de e com outras áreas do conhecimento (engenharia, ciência, filosofia, sociedade, ?) tomando-se então consciência crítica da intencionalidade do desenho dos distintos autores, assim como da influência na sua obra e na obra de outros.
b) O Desenho Analítico (parte I)
- Análise da massa;
- Análise Espacial;
- A Maqueta como extensão da expressão gráfica arquitectónica.
TEMAS:
1 Análise da Massa
2 Análise espacial
Métodos de Ensino
Aulas de exposição teórica temática sobre os conteúdos propostos e os exercícios em curso.
Trabalho prático de desenho à mão no horário lectivo em exercícios de investigação e de expressão gráfica.
Trabalho de investigação e prático fora do horário lectivo de exploração dos temas tratados, registo gráfico no caderno diário.
Apresentação e discussão de resultados.
Trabalho prático de desenho à mão no horário lectivo em exercícios de investigação e de expressão gráfica.
Trabalho de investigação e prático fora do horário lectivo de exploração dos temas tratados, registo gráfico no caderno diário.
Apresentação e discussão de resultados.
Avaliação
A avaliação é contínua realizada através de trabalho/exercícios.
Serão realizados exercícios na aula e dois trabalhos práticos principais, um correspondente a uma entrega intermédia (30%) e outro correspondente ao trabalho final (45%).
A componente prática obrigatória é constituída por um caderno de registo gráfico que permite a apreciação da evolução do aluno e do seu envolvimento com a unidade curricular (20%).
A classificação pondera ainda a qualidade do trabalho, valorizando a criatividade, a participação, a evolução e o interesse do aluno (5%).
A classificação final, considerada a assiduidade (P) e o aproveitamento global do aluno, será a média ponderada das duas classificações (Av1+Av2) previstas para o semestre, e a classificação do diário gráfico (DG).
Época normal (EN)
Nota Final = (0,05xP) + (0,75xAv) + (0,20xDG), mínimo 10 valores.
Época recurso (ER)
Nota Final = (0,4xEN) + (0,60xER), mínimo 10 valores.
Época recurso (ER) = (0,5xEN) + (0,50xER), mínimo 10 valores.
Serão realizados exercícios na aula e dois trabalhos práticos principais, um correspondente a uma entrega intermédia (30%) e outro correspondente ao trabalho final (45%).
A componente prática obrigatória é constituída por um caderno de registo gráfico que permite a apreciação da evolução do aluno e do seu envolvimento com a unidade curricular (20%).
A classificação pondera ainda a qualidade do trabalho, valorizando a criatividade, a participação, a evolução e o interesse do aluno (5%).
A classificação final, considerada a assiduidade (P) e o aproveitamento global do aluno, será a média ponderada das duas classificações (Av1+Av2) previstas para o semestre, e a classificação do diário gráfico (DG).
Época normal (EN)
Nota Final = (0,05xP) + (0,75xAv) + (0,20xDG), mínimo 10 valores.
Época recurso (ER)
Nota Final = (0,4xEN) + (0,60xER), mínimo 10 valores.
Época recurso (ER) = (0,5xEN) + (0,50xER), mínimo 10 valores.
Bibliografia
CHING, Francis D. K. - Arquitectura: forma, espacio y orden. Barcelona: Gustavo Gili, 1998.
CORTE-REAL, Eduardo Alberto Vieira de Meireles - O triunfo da virtude: As origens do desenho arquitectónico. Lisboa: Livros Horizonte. 2001.
EDWARDS, Betty - Drawing on the right side of the brain : how to unlock your hidden artistic talento. Hammersmith: Harper Collins Publishers, 1992.
KANDINSKY, Wassily - Ponto, linha, plano : contribuição para a análise dos elementos picturais. Lisboa: Edições 70, 1996.
MASSIRONI, Manfredo - Ver pelo desenho. Lisboa: Edições 70, 1982.
MOLINA, Juan José Gómez (coord.) - Las lecciones del dibujo. Madrid: Cátedra, 2006.
PANOFSKY, Erwin - La perspectiva como "forma simbolica". Barcelona: Tusquets Editores, 1985.
RODRIGUES, Ana Leonor Madeira - O Desenho, Ordem do Pensamento Arquitectónico. Lisboa, Editorial Estampa, 2000.
VIEIRA, Joaquim - O Desenho e o Projecto são o mesmo ? Colecção ?Seis lições". Porto: FAUP publicações, 1995.
CORTE-REAL, Eduardo Alberto Vieira de Meireles - O triunfo da virtude: As origens do desenho arquitectónico. Lisboa: Livros Horizonte. 2001.
EDWARDS, Betty - Drawing on the right side of the brain : how to unlock your hidden artistic talento. Hammersmith: Harper Collins Publishers, 1992.
KANDINSKY, Wassily - Ponto, linha, plano : contribuição para a análise dos elementos picturais. Lisboa: Edições 70, 1996.
MASSIRONI, Manfredo - Ver pelo desenho. Lisboa: Edições 70, 1982.
MOLINA, Juan José Gómez (coord.) - Las lecciones del dibujo. Madrid: Cátedra, 2006.
PANOFSKY, Erwin - La perspectiva como "forma simbolica". Barcelona: Tusquets Editores, 1985.
RODRIGUES, Ana Leonor Madeira - O Desenho, Ordem do Pensamento Arquitectónico. Lisboa, Editorial Estampa, 2000.
VIEIRA, Joaquim - O Desenho e o Projecto são o mesmo ? Colecção ?Seis lições". Porto: FAUP publicações, 1995.
Equipa Docente
- Paula Alexandra Caeiro Esteves Pinto [responsável]