Nome: Igreja e Poder
      
      
	Cód.: HIS10582M
      
      
	10 ECTS
      
      
	Duração: 15 semanas/280 horas
      
      
	Área Científica:
	
	      
	      
	      	      	  		  	      	  		  	   	      	  	   			   
		  		  História
	      	
      
      
            	        	  	   	        	  	   	        	  	   	        	  	   	              
	Língua(s) de lecionação: Português
      
            	        	  	   	        	  	   	        	  	   	        	  	   	              
      
	Língua(s) de apoio tutorial: Português
      
                  
	Regime de Frequência: B-learning
      
      
      
            
            
      Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
			  
		 	       
      
      
      
      
            	        	  
	  
      	  	  
	        Objetivos de Aprendizagem
		
		  		      Conhecer a historiografia em torno da instalação dos poderes eclesiásticos no Sul e as problemáticas que suscitam; Dotar o aluno dos conhecimentos essenciais do processo ou processos de instalação das instituições eclesiásticas no território considerado, através de uma análise atenta às diferentes vivências religiosas deste espaço, à articulação entre as políticas de integração do espaço conquistado protagonizadas pela realeza e a actuação das instâncias eclesiásticas e ao mapa de organização territorial daí decorrente; Desenvolver a capacidade critica e de reflexão sobre a operacionalidade da construção de modelos de leitura e de análise; Desenvolver a capacidade de identificar os pontos em aberto e as questões por resolver de forma a incentivar uma investigação autónoma e original.
		  		
	   
	              	  
	  
      	  	  
	        Conteúdos Programáticos
		
		  		      - A organização eclesiástica do Sul no período medieval: espaços e fronteiras.
- Vivências religiosas de um território: a confluência de religiões.
- A Igreja nas sociedades do Sul: instituições eclesiásticas e apropriação do território. O enquadramento administrativo e jurisdicional. A rentabilidade social e financeira das unidades locais.
- Rei e Igreja: a presença da autoridade régia e a organização do território. Redes sociais e protagonistas religiosos.
		  		
	   
	              	  
	  
      	  	  
	        Métodos de Ensino
		
		  		      Aulas teóricas de apresentação e enquadramento das temáticas propostas seguidas de aulas - debate sobre textos indicados e de acompanhamento da elaboração dos trabalhos.
-1 trabalho de análise/ comentário com cerca de 10 páginas ( espaço e meio, tamanho de letra 12); ( peso de 60%)
- preparação e apresentação de um texto a ser discutido na aula, distribuído previamente e escolhido de entre as temáticas propostas no programa ( peso de 30%).
- participação ( peso de 10 %).
		  		
	   
	              	  
	  
      	              	  
	  
      	  	  
	        Bibliografia
		
		  		      AYALA MARTINEZ, Carlos de, Las órdenes militares hispánicas en la Edad Media (siglos XII-XV), Madrid, 2003;
BARTLETT, Robert e MACKAY, Angus, Medieval frontier societies, Oxford, 1989;
BOISSILIER, Stéphane, Naissance d' une identité portugaise. La vie rurale entre Tage et Guadiana de l' Islam à la Reconquête (Xe - XIVe siècles), Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1998;
IDEM, Le peuplement médiéval dans le Sud du Portugal, Paris, FCG, 2003 ;
"Elites sociais e apropriação do Espaço no Além-Tejo na Idade Média", artigo conjunto de Filipe Themudo Barata, Hermenegildo Fernandes, Hermínia Vilar, Filomena Barros e Fernando Branco Ler História; Lisboa, nº 40, ( 2001), pp. 7-42;
JOSSERAND, Philippe, "Église et Pouvoir dans la Péninsule Ibérique. Les Ordres militaries dans le Royaume de Castille (1252-1369)", Madrid, Casa de Vélazquez, 2004.
LINEHAN, Peter, The spanish church and the papacy in the thirteenth century, Cambridge, 1971