ESTUDAR
Informam-se todos os interessados que o prazo de candidaturas a bolsa de estudo na DGES decorre de 25 de Junho a 30 de Setembro/2015, ou nos 20 dias úteis subsequente à inscrição, quando esta ocorra após 30 de Setembro. Os alunos que já concorreram em anos anteriores, utilizam as mesmas credenciais.
Avaliação das condições gerais de ingresso nos cursos de mestrado que conferem habilitação profissional para a docência. Consulte a informação adicional
Estão abertas até 20 de agosto as candidaturas a mestrados, doutoramentos e pós-graduações. A candidatura é feita online. Seriação das candidaturas validadas: até 15 de julho | Divulgação até 31 de julho
Concurso Local de Acesso ao 1.º Ciclo em Música Os Serviços Académicos e o Departamento de Música informam que já podem ser consultados os resultados das Provas de Aptidãono âmbito do Concurso Local para o ingresso no ano letivo 2015/2016.
Abertura de candidaturas para Licenciaturas e Mestrados Integrados ao abrigo dos regimes: Concursos Especiais (regulado pelo Decreto-lei nº113/2014 de 16 de julho), Mudanças par instituição/curso (Mudança de curso/Transferências) e Reingresso (regulados pela Portaria 181-D/2015 de 19 de julho) – O prazo foi prorrogado até 9 de agosto
Candidaturas para ingresso e acesso de Estudantes Internacionais em licenciaturas e Mestrados Integrados - PRAZO PRORROGADO ATÉ 9 DE AGOSTO Application to the Special Access and Admission Competition for Foreign Students in First Degree or Integrated Master”: EXTENDED 9TH AUGUST
a partir de 20 de maio de 2015
A UÉ, procede à abertura de pré-candidaturas para os cursos que ainda se encontram a aguardar conclusão do processo de acreditação e/ou registo DGES: Enfermagem | Ensino de Informática
AAUE
Associação Académica da Universidade de Évora AAUE | Setores | Notícias | Apoio Académico | Política Educativa | Cultura | Desporto | Núcleos www.aaue.pt
REITORIA
A Universidade de Évora e o Banco Santander Totta assinam nesta sexta-feira, dia 19 de Junho, pelas 15h00, na Sala de Docentes do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, um protocolo que estabelece uma parceria estratégica.
A Reitora da Universidade de Évora, Professora Ana Costa Freitas, encontra-se em visita institucional a Cabo Verde. O programa contempla diversos encontros e reuniões, entre os quais com a Câmara Municipal da Cidade Velha, com a Reitora da Universidade de Cabo Verde (UNICV) ou com a Direção do Instituto do Património Cultural.
Decorreu no dia 15 de julho no Amphiteatro de Chimica da Escola Politécnica, hoje espaço do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC - Universidade de Lisboa) a apresentação do museu online Sharing History, dedicado às relações históricas entre o mundo árabe-otomano e a Europa, entre 1815 e 1918.
A Universidade de Évora assinou no dia 27 de Julho um protocolo específico de colaboração com o Grupo de Cervejeiros Artesanais António Manuel Calado Gualdino.
Designa-se Acelerador de Investigação em Agricultura: água e energia, e a designação sintetiza o objetivo deste laboratório recém-criado pela Universidade de Évora: acelerar a investigação em áreas estratégicas para o desenvolvimento regional, em estreita articulação com o tecido produtivo e empresarial da região.
INVESTIGAR & COOPERAR
O grupo de investigação Funcionamento dos Ecossistemas e Conservação do ICAAM considerou oportuno reunir e organizar a informação biológica e ecológica da Herdade da Mitra e disponibilizá-la numa plataforma única e de fácil acesso, para fins científicos, pedagógicos e de divulgação. www.mitra-nature.uevora.pt
Candidaturas até 30 de setembro
O concurso foi pensado e criado pela equipa ShopAlike e destina-se a estudantes universitários que tenham uma ideia de negócio que ainda não tenha sido implementada.
Em funcionamento desde 1990 em Sines, o CIEMAR é uma unidade interdepartamental de investigação, ensino e prestação de serviços da Universidade de Évora, integrada na Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora a partir de 2015.
O projeto TREASURE “Diversity of local pig breeds and production systems for high quality traditional products and sustainable pork chains” foi candidatado e aprovado no âmbito do Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação. A UÉ é um dos 25 parceiros de nove países Europeus.
Concurso de ideias inovadoras que visa promover a aproximação entre o ensino e as necessidades reais de modernização da indústria nacional e desafiar os estudantes, futuros engenheiros, a acederem a uma formação cada vez mais preparada e focada para impulsionar a Indústria e desenvolver a economia Portuguesa.
Candidaturas até 20.08.2015
A Cátedra EU Marie Curie da Universidade de Évora, aceita candidaturas de investigadores/as doutorados/as que pretendam ter a EU Marie Curie Chair/UÉ como instituição de acolhimento no âmbito do Programa 'Investigador FCT 2015'.
DPI
A Divisão de Projectos e Informação divulga Bolsas de Investigação nacionais e internacionais. Consulte os editais.
UniverCidade
Na loja Molina, aberta ao público em Évora (no Colégio Espírito Santo da Universidade de Évora), pode encontrar todos os suportes de carácter cultural, informativo e de marketing, editados pela Universidade de Évora e pela Fundação Luis de Molina.
Testemunho: Serviços de Ação Social da Universidade de Évora com certificação HACCP - Codex Alimentarius
Na loja Molina, aberta ao público em Évora (no Colégio Espírito Santo da Universidade de Évora), pode encontrar todos os suportes de carácter cultural, informativo e de marketing, editados pela Universidade de Évora e pela Fundação Luis de Molina.
A Escola de Ciências Sociais edita mensalmente uma newsletter, em suporte digital.
Prémios e Distinções
O "Prémio Jovem Cientista" da European Meteorological Society 2015 foi atribuído a Miguel Potes, jovem investigador do Instituto de Ciências da Terra (ICT) da Universidade de Évora.
A Ordem dos Engenheiros atribuiu o Prémio "Melhor Estágio OE, 2014 - Colégio Geologia e Minas a"Cartografia geológica temática aplicada à prospeção de recursos minerais" de Rui Sardinha mestre em Engenharia Geológica pela Universidade de Évora.
Cristina Pereira Pedro, destacou-se na categoria de Ciências Económicas e Empresariais, pelo trabalho Estudos sobre a solidez do sistema bancário da OCDE: Crises bancárias, endividamento e incumprimento no período 1991 a 2009, apresentada na Universidade de Évora.
O arquitecto José Adrião, Professor Convidado do Departamento de Arquitectura da Universidadede Évora, foi galardoado com o prestigiado prémio AICA - a par do artista plástico Julião .Sarmento!
Katarina Góis, licenciada pela Universidade de Évora em 2011, ganhou um American Design Award (AGDA 2014) nos Estados Unidos (onde reside actualmente).
O Prémio Grémio Literário 2014, foi atribuído a Sandra Leandro, docente do Departamento de Artes Visuais e Design, pelo excelente tratamento da obra e da acção do fundador da historiografia científica da arte portuguesa, no último quartel do século XIX, "Joaquim de Vasconcelos, Historiador, Crítico de Arte e Musicólogo".
A Classe de Guitarra conseguiu mais três triunfos no Concurso Internacional Cidade do Fundão 2015. Menções honrosas no nível superior: Pedro Pereira e Titus Isfan | 3.º Prémio no nível superior: Francisco Chaves | 1.º Prémio no nível superior: Filipe Curral
O Laboratório HERCULES foi recentemente galardoado com o prémio da APOM – Associação Portuguesa de Museologia para o melhor projecto de conservação e restauro do ano de 2014, pela obra de restauro do Retábulo e Cadeiral manuelinos da Capela-Mor da Sé do Funchal.
Prémio Eduardo Lourenço
O professor da Universidade de Évora Antonio Saéz Delgado é o vencedor da 10.ª edição do Prémio Eduardo Lourenço, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI).
Foi atribuída, nos Paços do Concelho da Câmara de Lisboa, pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, a Menção Honrosa de Prémio Valmor 2010, à professora Sofia Aleixo pela intervenção no Liceu Passos Manuel, projecto que elaborou com o Arquitecto Victor Mestre no atelier vmsa arquitectos.
O Professor Jorge Araújo, Reitor durante 12 anos da Universidade de Évora, foi condecorado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública. A distinção aconteceu no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Mário de Carvalho, investigador do ICAAM, foi distinguido pela sua "intervenção altamente prestigiada em assuntos científicos e práticos relacionados com a Desertificação na Região Mediterrânica", foi laureado com o galardão Campeão das Zonas Áridas 2014, atríbuido pelas Nações Unidas.
Docente do Departamento de Arquitetura, Sofia Salema é uma das projetistas da obra municipal de requalificação do bairro da Mouraria, de Moura, requalificação premiada na edição 2014 dos prestigiados Prémios IHRU, na categoria Reabilitação de Espaços Públicos.
Agostinho da Silva, Administrador do Grupo CEI/Zipor e doutorando de Gestão da Universidade de Évora, foi distinguido com o Prémio Inovação, no âmbito do 14.º Congresso Internacional de Empreendedorismo e Capital de Risco (Venture Capital IT).
Antonio J. Díaz, subdirector do LEJ (Universidad de Córdoba) e membro do CIDEHUS (Universidade de Évora), foi galardoado com o XII Premio Leocadio Martín Mingorance da Universidade de Córdoba para jovens investigadores.
aluno finalista do Mestrado Integrado em Arquitectura, da Universidade de Évora, é Vencedor no Concurso de Ideias Criativas com base na Pedra Natural.
Miguel Araújo, titular da Cátedra Rui Nabeiro para a Biodiversidade, foi recentemente galardoado com o Wolfson Research Merit Awards, pelo seu trabalho de investigação no âmbito da adaptação dos ecossistemas às alterações climáticas relacionadas o aumento da temperatura.
Diogo Canavarro, bolseiro de doutoramento em Física da Universidade de Évora e colaborador na Cátedra BES Energias Renováveis, venceu na categoria “Viewer’s Choice” (votação pública) a primeira edição do concurso NonImaging Optical Design Silent Online Contest, organizado pela associação americana OSA (Optical Society of America).
A Universidade de Évora foi distinguida com uma menção honrosa pelo Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) pelo seu compromisso com a missão e os objetivos CIDESD durante 2013, nomeadamente através do trabalho de investigação feito por elementos do Proto-Departamento de Desporto e Saúde, integrantes também deste centro de investigação.
Mobilidade
É possível reduzir distâncias. Estão abertas candidaturas para o Programa + Superior. Na edição 2015/ 2016 serão atribuídas 1020 bolsas de mobilidade distribuídas por treze instituições de Ensino Superior, 75 das quais para os alunos que escolham a Universidade de Évora.
O Programa INOV Contacto - Estágios Internacionais para Jovens Quadros - é um projeto que visa apoiar a formação de jovens com qualificação superior em contexto internacional. Inscrições abertas
Estão abertas as candidaturas ao Programa de Mobilidade Nacional - Programa Vasco da Gama, para alunos de Enfermagem da Universidade de Évora: Para o 1º semestre de 2015/2016 - até 30 de abril 2015 Para o 2º semestre de 2015/2016 - até 30 de novembro de 2015
Set
02
De 02.09.2015 a 04.09.2015
Colégio do Espírito Santo
Set
11
Em 11.09.2015
Auditório da Universidade de Évora
Set
13
De 13.09.2015 a 22.09.2015
13 a 22 de Setembro | Mértola | Évora | Lisboa
Set
17
De 17.09.2015 a 19.09.2015
Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora
Set
24
De 24.09.2015 a 25.09.2015
Colégio do Espirito Santo, Évora University
Out
01
De 01.10.2015 a 02.10.2015
Colégio do Espírito Santo
Out
14
De 14.10.2015 a 16.10.2015
Auditório do Colégio do Espírito Santo
Nov
05
Nov
11
De 11.11.2015 a 14.11.2015
Universidade de Évora
Dez
10
De 10.12.2015 a 12.12.2015
Auditorium of Colégio do Espirito Santo, Évora University
2016
Fev
29
De 29.02.2016 a 02.03.2016
Universidade de Évora