ESTUDAR
A Universidade de Évora e os Serviços de Ação Social decidiram reforçar o apoio social aos seus estudantes criando o de Fundo de Auxílio de Emergência da Universidade de Évora (FAE-UÉ).
De 13.04.2015 a 23.04.2015
Aulas Abertas para candidatos ao Curso de Música (licenciatura) Candidaturas até 6 de abril - mfjm@uevora.pt
A AAUE em conjunto com os Serviços da Ação Social vão abrir um Banco de Roupa na residência Soror Mariana que irá estar disponível, para toda a academia. Não custa nada Ajudar!
Perguntas e Respostas de 1.º Ciclo
Eleição da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira Os Estudantes, que no dia da realização das Eleições, 29 de março, estejam impedidos de se deslocar à Assembleia de Voto por se encontrarem a estudar fora da Região, podem requerer a sua vontade de exercer antecipadamente o direito de sufrágio.
Estão abertas, até 24 de maio, as inscrições para realização das Provas de Aptidão Vocacional Específica do Concurso Local para acesso à licenciatura em Música para o ano letivo 2015/2016.
Estão abertas até 20 de agosto as candidaturas a mestrados, doutoramentos e pós-graduações. A candidatura é feita online.
Perguntas e Respostas de 2.º Ciclo - Consulte o ebook.
Inscrições: até 17 de abril
Se completou 23 anos até 31 de Dezembro do ano que antecede a realização das provas e não tem habilitação de acesso para determinado curso de 1.º ciclo, pode inscrever-se, para realizar as provas que lhe permitirão obter essa habilitação.
AAUE
Associação Académica da Universidade de Évora AAUE | Setores | Notícias | Apoio Académico | Política Educativa | Cultura | Desporto | Núcleos www.aaue.pt
REITORIA
Tem lugar no dia 03 de março, às 11h00, na Sala de Docentes da UE a assinatura de um protocolo com a Universidade de Taubaté (Brasil), que visa estreitar as relações de cooperação e intercambio entre as duas universidades.
Foi com visível emoção que a escritora Lídia Jorge se dirigiu aos presentes durante a entrega do Prémio Vergílio Ferreira, no dia 5 de Março, na UE. Uma cerimónia celebrada num ambiente acolhedor e propício para a proximidade, como próximos eram a galardoada e Vergílio Ferreira, em que a evocação da memória do escritor de “Aparição” foi uma constante.
A UE está mais uma vez representada na Futurália, a maior feira nacional de educação, formação e empregabilidade, na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa. De 11 a 14 de Março, a UE vai estar no Pavilhão 1, para apresentar a sua oferta formativa para 2015/2016, com um stand que se prevê bastante animado.
Sob o mote “Do Alentejo para o Mundo”, comemora-se amanhã na Universidade de Évora o Dia da Escola de Ciências Sociais.
A UE e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo promovem na quarta-feira, dia 25 de Março, a partir das 16h00, uma visita a infraestruturas do Sistema Regional de Transferência de Tecnologia.
INVESTIGAR & COOPERAR
Euro-região EUROACE (Alentejo, Região Centro e Extremadura). Equipa de docentes da Universidade de Évora integra Projeto sobre Empreendedorismo na EUROACE.
A Universidade de Évora é co-líder na área de Restauro, Biodiversidade e Serviços de Ecossistemas no âmbito da Plataforma China-Europa para a Água (CEWP)
O grupo de investigação Funcionamento dos Ecossistemas e Conservação do ICAAM considerou oportuno reunir e organizar a informação biológica e ecológica da Herdade da Mitra e disponibilizá-la numa plataforma única e de fácil acesso, para fins científicos, pedagógicos e de divulgação. www.mitra-nature.uevora.pt
Bolsa de doutoramento FCT no âmbito do Programa de Doutoramento Ciências da Terra e do Espaço (ECT) via IDPASC Portugal. The call will be open from 1st March to the 7th June 2015
Candidaturas até 30 de setembro
O concurso foi pensado e criado pela equipa ShopAlike e destina-se a estudantes universitários que tenham uma ideia de negócio que ainda não tenha sido implementada.
A UMPP foi criada com o apoio do Programa Operacional Regional INALENTEJO 2007-2013, e tem como objetivo principal promover a avaliação e a monitorização das políticas públicas, na NUT II – Alentejo, bem como assegurar a ampla disseminação desse conhecimento neste âmbito territorial.
Concurso de ideias inovadoras que visa promover a aproximação entre o ensino e as necessidades reais de modernização da indústria nacional e desafiar os estudantes, futuros engenheiros, a acederem a uma formação cada vez mais preparada e focada para impulsionar a Indústria e desenvolver a economia Portuguesa.
DPI
A Divisão de Projectos e Informação divulga Bolsas de Investigação nacionais e internacionais. Consulte os editais.
UniverCidade
Na loja Molina, aberta ao público em Évora (no Colégio Espírito Santo da Universidade de Évora), pode encontrar todos os suportes de carácter cultural, informativo e de marketing, editados pela Universidade de Évora e pela Fundação Luis de Molina.
É um jornal de informação e divulgação que abrange os diversos campos de actividade da Universidade.
Testemunho: Serviços de Ação Social da Universidade de Évora com certificação HACCP - Codex Alimentarius
Felipe Arturo, aluno de Doutoramento em Artes Visuais pela Escola de Artes da Universidade de Évora, participa na Feira Arco de Madrid deste ano. La migración de las plantas - Felipe Arturo Comisario: Jaime Cerón | 26 de febrero al 31 de mayo de 2015 - Centro Centro
A licenciatura em Teatro associa-se às Comemorações do Dia Mundial do Teatro em Évora, no dia 27 de Março, participando nas 12 horas de Teatro.
A licenciatura em Teatro estará representada no Festival END - Encontro de Novas Dramaturgias que se realiza entre 25 e 27 de Março, no TAGV em Coimbra.
Com o apoio da Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora, decorre durante os meses de março e abril, um conjunto de ações no âmbito do VIII Ciclo sobre Educação Comunitária.
Prémios e Distinções
A Ordem dos Engenheiros atribuiu o Prémio "Melhor Estágio OE, 2014 - Colégio Geologia e Minas a"Cartografia geológica temática aplicada à prospeção de recursos minerais" de Rui Sardinha mestre em Engenharia Geológica pela Universidade de Évora.
Miguel Araújo, titular da Cátedra Rui Nabeiro para a Biodiversidade, foi recentemente galardoado com o Wolfson Research Merit Awards, pelo seu trabalho de investigação no âmbito da adaptação dos ecossistemas às alterações climáticas relacionadas o aumento da temperatura.
O Professor Jorge Araújo, Reitor durante 12 anos da Universidade de Évora, foi condecorado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública. A distinção aconteceu no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Mário de Carvalho, investigador do ICAAM, foi distinguido pela sua "intervenção altamente prestigiada em assuntos científicos e práticos relacionados com a Desertificação na Região Mediterrânica", foi laureado com o galardão Campeão das Zonas Áridas 2014, atríbuido pelas Nações Unidas.
Cristina Pereira Pedro, destacou-se na categoria de Ciências Económicas e Empresariais, pelo trabalho Estudos sobre a solidez do sistema bancário da OCDE: Crises bancárias, endividamento e incumprimento no período 1991 a 2009, apresentada na Universidade de Évora.
O arquitecto José Adrião, Professor Convidado do Departamento de Arquitectura da Universidadede Évora, foi galardoado com o prestigiado prémio AICA - a par do artista plástico Julião .Sarmento!
Katarina Góis, licenciada pela Universidade de Évora em 2011, ganhou um American Design Award (AGDA 2014) nos Estados Unidos (onde reside actualmente).
Prémio Eduardo Lourenço
O professor da Universidade de Évora Antonio Saéz Delgado é o vencedor da 10.ª edição do Prémio Eduardo Lourenço, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI).
Diogo Canavarro, bolseiro de doutoramento em Física da Universidade de Évora e colaborador na Cátedra BES Energias Renováveis, venceu na categoria “Viewer’s Choice” (votação pública) a primeira edição do concurso NonImaging Optical Design Silent Online Contest, organizado pela associação americana OSA (Optical Society of America).
Foi atribuída, nos Paços do Concelho da Câmara de Lisboa, pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, a Menção Honrosa de Prémio Valmor 2010, à professora Sofia Aleixo pela intervenção no Liceu Passos Manuel, projecto que elaborou com o Arquitecto Victor Mestre no atelier vmsa arquitectos.
Docente do Departamento de Arquitetura, Sofia Salema é uma das projetistas da obra municipal de requalificação do bairro da Mouraria, de Moura, requalificação premiada na edição 2014 dos prestigiados Prémios IHRU, na categoria Reabilitação de Espaços Públicos.
Agostinho da Silva, Administrador do Grupo CEI/Zipor e doutorando de Gestão da Universidade de Évora, foi distinguido com o Prémio Inovação, no âmbito do 14.º Congresso Internacional de Empreendedorismo e Capital de Risco (Venture Capital IT).
Antonio J. Díaz, subdirector do LEJ (Universidad de Córdoba) e membro do CIDEHUS (Universidade de Évora), foi galardoado com o XII Premio Leocadio Martín Mingorance da Universidade de Córdoba para jovens investigadores.
A Universidade de Évora foi distinguida com uma menção honrosa pelo Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) pelo seu compromisso com a missão e os objetivos CIDESD durante 2013, nomeadamente através do trabalho de investigação feito por elementos do Proto-Departamento de Desporto e Saúde, integrantes também deste centro de investigação.
Mobilidade
O Programa Almeida Garrett, oferece a possibilidade de efetuar numa universidade nacional de acolhimento, um período de estudos, com pleno reconhecimento académico. Candidaturas abertas até: 31 de maio de 2015
Estão abertas as candidaturas ao Programa de Mobilidade Nacional - Programa Vasco da Gama, para alunos de Enfermagem da Universidade de Évora: Para o 1º semestre de 2015/2016 - até 30 de abril 2015 Para o 2º semestre de 2015/2016 - até 30 de novembro de 2015
Candidaturas: até 02.04.2015
Este Consórcio pretende afirmar-se no contexto nacional e europeu como uma entidade de referência e de excelência, promotora de oportunidades para estudantes e diplomados do ensino superior nas áreas temáticas relacionadas com o mar e as energias renováveis. O outCOME foi criado por iniciativa das universidades portuguesas que administram cursos de excelência ligados ao mar e às energias renováveis.
gLINK Project: Sustainable Green Economies through Learning, Innovation, Networking and Knowledge Exchange - Erasmus Mundus Programme Candidaturas abertas até 10 de abril de 2015 | Mais informações em: http://www.glink-edu.eu
Mar
31
Em 31.03.2015
Sala de Conferências do Polo da Mitra da Universidade de Évora
 
07
Em 07.04.2015
Auditório do Colégio do Espírito Santo
Abr
09
Em 09.04.2015
10:00 | Sala 173 Colégio Luís António Verney
Abr
11
Em 11.04.2015
Auditório do Colégio Luís Verney
 
11
De 11.04.2015 a 30.06.2015
11 de Abril a 30 de Junho | Colégio do Espírito Santo
Abr
22
Em 22.04.2015
9:00 - 18:30 | Auditório do Colégio do Espírito Santo
Abr
24
Em 24.04.2015
14:30 | Sala dos Atos do Colégio do Espírito Santo
Nov
05