ESTUDAR
São atribuídos anualmente prémios aos dois melhores alunos de 1.º Ciclo e aos dois melhores alunos de 2.º Ciclo da Universidade de Évora. Consulte o Edital dos Resultados do Prémio Novo Banco 2013/2014.
O prazo de candidatura para o semestre par (anos subsequentes): decorre de e 20 a 31 de outubro
No âmbito do Protocolo entre a Universidade de Évora e o Novo Banco, são atribuídas anualmente 9 bolsas aos alunos de 1º ciclo ou Mestrado Integrado que ingressaram pelo Concurso Nacional de Acesso com a melhor nota de candidatura e que reverterá para o pagamento da propina, taxa de matrícula e seguro.
A Carta Erasmus para o Ensino Superior (CEES) proporciona um quadro geral de qualidade para as atividades de cooperação europeia e internacional que as instituições de ensino superior poderão realizar no âmbito do Programa aprovado atualmente pela Comissão Europeia (Erasmus +).
AAUE
Associação Académica da Universidade de Évora AAUE | Setores | Notícias | Apoio Académico | Política Educativa | Cultura | Desporto | Núcleos www.aaue.pt
O Suplemento ao Diploma é um documento emitido numa das línguas europeias mais falada, e atribuído automaticamente de forma gratuita para todos os alunos após a conclusão do ciclo de formação conducentes aos graus de Licenciado, Mestre e Doutor.
REITORIA
A UE prepara-se agora para dar as boas-vindas aos 845 novos estudantes que ficaram colocados neste estabelecimento de Ensino Superior na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Uma diferença de mais 60 alunos em relação aos que ingressaram na instituição no ano letivo anterior.
A UE, numa decisão pioneira entre as universidades portuguesas, passa a adotar a partir de Setembro o conjunto de normas abertas definidas por lei em toda a documentação oficial da Universidade, nomeadamente em todos os documentos editáveis e não editáveis enviados por órgãos da instituição.
Na sequência do ciclo de entrevistas que o programa Portugal em Direto (RDP Antena 1) está a fazer a reitores de algumas universidades do país, hoje foi a vez da Profª Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora.
O átrio do Pólo dos Leões da UE exibe a partir de hoje um desenho mural feito pela mão de Siza Vieira, que desse modo homenageia o Departamento de Arquitetura, a Universidade de Évora e a própria Cidade.
Workshop sobre cooperação transnacional no domínio da especialização inteligente entre o Alentejo (Portugal) e a Extremadura (Espanha)
A Fundação Calouste Gulbenkian concede bolsas de mérito a jovens que finalizem o ensino secundário com elevadas classificações académicas, em concurso a lançar no corrente ano.
Prémios e Distinções
Miguel Araújo, titular da Cátedra Rui Nabeiro para a Biodiversidade, foi recentemente galardoado com o Wolfson Research Merit Awards, pelo seu trabalho de investigação no âmbito da adaptação dos ecossistemas às alterações climáticas relacionadas o aumento da temperatura.
O Professor Jorge Araújo, Reitor durante 12 anos da Universidade de Évora, foi condecorado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública. A distinção aconteceu no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Mário de Carvalho, investigador do ICAAM, foi distinguido pela sua "intervenção altamente prestigiada em assuntos científicos e práticos relacionados com a Desertificação na Região Mediterrânica", foi laureado com o galardão Campeão das Zonas Áridas 2014, atríbuido pelas Nações Unidas.
Cristina Pereira Pedro, destacou-se na categoria de Ciências Económicas e Empresariais, pelo trabalho Estudos sobre a solidez do sistema bancário da OCDE: Crises bancárias, endividamento e incumprimento no período 1991 a 2009, apresentada na Universidade de Évora.
O arquitecto José Adrião, Professor Convidado do Departamento de Arquitectura da Universidadede Évora, foi galardoado com o prestigiado prémio AICA - a par do artista plástico Julião .Sarmento!
Prémio Eduardo Lourenço
O professor da Universidade de Évora Antonio Saéz Delgado é o vencedor da 10.ª edição do Prémio Eduardo Lourenço, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI).
Diogo Canavarro, bolseiro de doutoramento em Física da Universidade de Évora e colaborador na Cátedra BES Energias Renováveis, venceu na categoria “Viewer’s Choice” (votação pública) a primeira edição do concurso NonImaging Optical Design Silent Online Contest, organizado pela associação americana OSA (Optical Society of America).
Foi atribuída, nos Paços do Concelho da Câmara de Lisboa, pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, a Menção Honrosa de Prémio Valmor 2010, à professora Sofia Aleixo pela intervenção no Liceu Passos Manuel, projecto que elaborou com o Arquitecto Victor Mestre no atelier vmsa arquitectos.
A Universidade de Évora foi distinguida com uma menção honrosa pelo Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) pelo seu compromisso com a missão e os objetivos CIDESD durante 2013, nomeadamente através do trabalho de investigação feito por elementos do Proto-Departamento de Desporto e Saúde, integrantes também deste centro de investigação.
INVESTIGAR & COOPERAR
A Comissão Europeia pretende selecionar peritos para avaliação de propostas e monitorização de ações, bem como para realização de trabalhos de consultoria, no âmbito de projetos do Horizonte 2020.
A ALEX 2014 é uma campanha de observações hidro-meteorológicas organizada pelo Centro de Geofísica de Évora da Universidade de Évora (CGE-UE) e a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA).
Em 31.10.2014 Auditório da Universidade de Évora
Este evento, de carácter Nacional, irá constituir um amplo fórum de debate e de troca de experiências, com todos os agentes da fileira agro-industrial e possibilitará, certamente, um forte estímulo ao desenvolvimento da agricultura do nosso País.
DPI
A Divisão de Projectos e Informação divulga Bolsas de Investigação nacionais e internacionais. Consulte os editais.
UniverCidade
Pela terceira vez consecutiva, na sequência do Portal do Estudante e do SIIUE, a Universidade de Évora viu considerada como uma boa prática, a sua mais recente iniciativa MY.UE , a qual já se encontra referenciada no portal da Rede Comum de Conhecimento.
De 20.10.2014 a 24.10.2014
Qual o Lugar do Teatro? Intercâmbio Artístico Cultural Brasil Portugal Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Universidade de Évora Consulte a programação
A Biblioteca ConVida para exposição: "Os Espancas - Histórias de uma Famíla Singular"que estará patente a partir de 20 de outubro no Corredor da Biblioteca Geral e Sala do Fundo do Governo Civil, no Colégio do Espírito Santo.
Em 25.10.2014 - Pólo da Mitra
Embarque connosco nesta fantástica aventura ao mundo dos cogumelos! Inscrições até 24 de outubro - ICAAM
De 20.10.2014 a 25.10.2014
O 12º Festival Internacional de Curtas-metragens inclui sessões competitivas, mostras paralelas, masterclasses, workshops, exposições e concertos musicais, 39 filmes oriundos de vários países e selecionados das 1004 curtas-metragens enviadas ao festival, originárias de 44 países, nas categorias de ficção, animação e documentário estarão em competição no festival.
Fundação Luis de Molina
Na loja Molina, aberta ao público em Évora (no Colégio Espírito Santo da Universidade de Évora), pode encontrar todos os suportes de carácter cultural, informativo e de marketing, editados pela Universidade de Évora e pela Fundação Luis de Molina.
Out
30
Em 30.10.2014
10:00 | RurAmbiente (Rua do Desenhador, nº 5 – PITE, Évora)
 
30
De 30.10.2014 a 31.10.2014
18:00 | Anfiteatro 1 do Colégio Luís António Verney
Out
31
Em 31.10.2014
Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora (sala a designar)
Nov
24
Em 24.11.2014
12:00 | Sala 131 do Colégio do Espírito Santo