Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano da UÉ celebra 3º aniversário

Impressionante moldura humana encheu o Auditório Nobre do Colégio do Espírito Santo na comemoração do 3º aniversário da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano (ESDH), a mais recente Unidade Orgânica da Universidade de Évora que promete inovação e investimento no ensino e investigação científica.

Entre as ações de aposta futura, está a aprovação do curso de Medicina na UÉ, a construção de uma nova escola de saúde que integrará numa só unidade a atual ESDH e a Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus, bem como um aumento dos recursos humanos para acompanhar o crescente número de estudantes desta Escola. Para Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da UÉ, “apesar de se tratar da Escola mais recente da Universidade de Évora, é um projeto arrojado e inovador, que interliga diversas áreas científicas, tratando-se, portanto, de um projeto ambicioso a pensar em todo o território do Alentejo. A  despesa que se faz na área da saúde é um investimento no bem-estar da nossa população, por isso para a UÉ é central que esta Escola se alargue e se consolide, no futuro, com a oferta da licenciatura em medicina e que possamos usufruir de um novo hospital central do Alentejo”.

Para Vítor Fialho, Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central, “os estudantes formados pela Universidade de Évora são um recurso valioso. A responsabilidade da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central aumentou e por isso a necessidade de recursos humanos também, motivo pelo qual a colaboração com a UÉ é tão importante”. Alexandre Varela, Vereador da Câmara Municipal de Évora, salientou a relevância da formação que a Universidade de Évora oferece aos seus estudantes, “um ensino abrangente e eclético que fomenta competências a vários níveis, o que permite atuar na prevenção de problemas de saúde e contribuir para alterar os hábitos de vida das populações”.

Já Armando Raimundo, Diretor da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano da UÉ, destacou que “apesar de se tratar de uma Escola muito jovem que tem enfrentado múltiplos desafios ao longo dos últimos três anos, nomeadamente na disponibilização de formações ajustadas às necessidades da região, é também uma Escola que tem exercido um papel muito ativo no âmbito do ensino e investigação, contando atualmente com 3 licenciaturas, 1 mestrado integrado e 4 programas de mestrado, estando em parceria com vários centros de investigação da Universidade de Évora que se encontram avaliados com muito bom ou excelente”. Segundo o Diretor da ESDH, fazem parte das linhas de ação futuras, “a consolidação da oferta formativa já existente, nomeadamente com o Mestrado em Ciências Biomédicas e o Mestrado Integrado em Medicina que se encontram em processo de avaliação, bem como a construção da nova escola nos terrenos ao lado do novo Hospital Central do Alentejo”.

Para além deste balanço relativo ao trabalho desenvolvido nos 3 anos de existência da ESDH, houve também espaço para desafiar os estudantes da Escola, através do caso prático “Team Based Learning como estratégia de ensino”, que, através do recurso a um conceito de Larry Michaelsen, os colocou a refletir e debater acerca da gestão de equipas e como atuar para promover a saúde mental dentro de um grupo de trabalho, numa atividade dinamizada por Hernâni Oliveira, investigador da UÉ. Também os estudantes contribuíram para esta celebração, tendo protagonizado momentos gímnicos e de dança.

Nesta sessão, Adelinda Candeias, docente do Departamento de Ciências Médicas e da Saúde, e Carlos Alberto da Silva, membro da Comissão Coordenadora de Avaliação da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano, foram reconhecidos pelos seus valiosos contributos para com a Escola e a instituição.

Durante o período da tarde, estudantes e docentes integraram o “Health Challenge”, um leque de atividades lúdicas e de convívio, como jogos tradicionais e rapel, que decorreram no Colégio Luís António Verney, edifício onde se encontra sediada a Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano.

Publicado em 23.04.2024