REITORIA
REITORIA
Universidade de Évora e a Universidade de Extremadura oferecem já para o próximo ano letivo um total de 8 cursos com possibilidade de dupla titulação.
REITORIA
A Universidade de Évora acolheu uma reunião promovida pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com vista à prossecução de um projeto de cooperação transfronteiriça entre o Alentejo e a Extremadura espanhola sobre Património.
REITORIA
Acordo de Cooperação para criação da Rede Nacional de Escolas Doutorais (RnED) entre nove instituições de ensino superior (IES) assinado na UÉ.
REITORIA
O acordo destina-se a atribuir um prémio anual aos dois melhores alunos da UÉ, que frequentam os cursos desta Universidade, lecionados na Universidade de S. Tomé – USTP.
REITORIA
A Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, encontra-se neste momento na China no âmbito de uma visita institucional que visa reforçar a cooperação com universidades e outras instituições deste país asiático.
REITORIA
A UÉ decidiu atribuir o grau de Doutor Honoris Causa à Presidente da República do Chile, Verónica Michelle Bachelet Jeria, que está em Portugal no final do mês de março, no âmbito de uma Visita de Estado ao nosso país. A cerimónia decorre na Sala de Atos da UÉ no dia 30 de março, a partir das 14h00 e conta com a presença do Presidente da República Portuguesa.
ESTUDAR
ESTUDAR
Os Serviços Académicos em conjunto com os Serviços Informática tem implementado e disponibilizado aos estudantes da Universidade de Évora a possibilidade de realização de procedimentos académicos on-line, sendo possível a realização on-line de candidaturas, matrículas, inscrições, obtenção de comprovativos, pedidos de creditação, informação sobre propinas, informação sobre avaliações, entre outros procedimentos e informações.
ESTUDAR
Uma das vertentes estratégicas dos Serviços Académicos é otimizar a disponibilização de informação relativa aos prazos e procedimentos académicos, da forma mais eficaz e acessível. A Newsletter, editada trimestralmente, pretende contribuir para divulgação da informação académica de forma explícita e sintetizada.
INVESTIGAR & COOPERAR
INVESTIGAR & COOPERAR
O grupo de investigação Funcionamento dos Ecossistemas e Conservação do ICAAM considerou oportuno reunir e organizar a informação biológica e ecológica da Herdade da Mitra e disponibilizá-la numa plataforma única e de fácil acesso, para fins científicos, pedagógicos e de divulgação. www.mitra-nature.uevora.pt
INVESTIGAR & COOPERAR
Criado no âmbito da Cátedra “Rui Nabeiro - Delta Cafés” Biodiversidade e integrado no pólo do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO/InBio) na Universidade de Évora, o Museu Virtual da Biodiversidade (MVBIO) é um projecto que tem como principal missão a divulgação da biodiversidade portuguesa.
INVESTIGAR & COOPERAR
Os Laboratórios de Micologia e de Virologia Vegetal prestam serviços de diagnóstico no âmbito da Patologia Vegetal, tais como: Identificação de agentes fitopatogénicos com recurso a testes microbiológicos e testes moleculares | Apoio técnico e prescrição de medidas de prevenção e controlo de doenças.
INVESTIGAR & COOPERAR
"SALSA" é o primeiro projeto aprovado no âmbito do "Desafio Societal 2" do Horizon 2020, coordenado por uma equipa portuguesa da Universidade de Évora/ICAAM O projecto SALSA tem como objectivo avaliar o papel das pequenas empresas agro-alimentares, de produção, processamento e distribuição no sistema alimentar e, portanto, na segurança e soberania alimentar.
INVESTIGAR & COOPERAR
Este projeto tem por objetivo ensaiar, avaliar e disseminar medidas destinadas a mitigar efeitos negativos de infraestruturas lineares em várias espécies de fauna e, simultaneamente, promover a criação, ao longo das mesmas, de uma Infraestrutura Verde de suporte ao incremento e conservação da biodiversidade do território em que atua, um importante corredor de transporte e energia Portugal-Espanha.
INVESTIGAR & COOPERAR
O Gabinete de Apoio à Investigação (SCC), através do portal INVESTIGAR divulga Bolsas de Investigação nacionais e internacionais. Consulte os editais.
Prémios e Distinções
Prémios e Distinções
O "Prémio Jovem Cientista" da European Meteorological Society 2015 foi atribuído a Miguel Potes, jovem investigador do Instituto de Ciências da Terra (ICT) da Universidade de Évora.
Prémios e Distinções
A Ordem dos Engenheiros atribuiu o Prémio "Melhor Estágio OE, 2014 - Colégio Geologia e Minas a"Cartografia geológica temática aplicada à prospeção de recursos minerais" de Rui Sardinha mestre em Engenharia Geológica pela Universidade de Évora.
Prémios e Distinções
Cristina Pereira Pedro, destacou-se na categoria de Ciências Económicas e Empresariais, pelo trabalho Estudos sobre a solidez do sistema bancário da OCDE: Crises bancárias, endividamento e incumprimento no período 1991 a 2009, apresentada na Universidade de Évora.
Prémios e Distinções
O arquitecto José Adrião, Professor Convidado do Departamento de Arquitectura da Universidadede Évora, foi galardoado com o prestigiado prémio AICA - a par do artista plástico Julião .Sarmento!
Prémios e Distinções
Katarina Góis, licenciada pela Universidade de Évora em 2011, ganhou um American Design Award (AGDA 2014) nos Estados Unidos (onde reside actualmente).
Prémios e Distinções
O Prémio Grémio Literário 2014, foi atribuído a Sandra Leandro, docente do Departamento de Artes Visuais e Design, pelo excelente tratamento da obra e da acção do fundador da historiografia científica da arte portuguesa, no último quartel do século XIX, "Joaquim de Vasconcelos, Historiador, Crítico de Arte e Musicólogo".
Prémios e Distinções
A Classe de Guitarra conseguiu mais três triunfos no Concurso Internacional Cidade do Fundão 2015. Menções honrosas no nível superior: Pedro Pereira e Titus Isfan | 3.º Prémio no nível superior: Francisco Chaves | 1.º Prémio no nível superior: Filipe Curral
Prémios e Distinções
O Laboratório HERCULES foi recentemente galardoado com o prémio da APOM – Associação Portuguesa de Museologia para o melhor projecto de conservação e restauro do ano de 2014, pela obra de restauro do Retábulo e Cadeiral manuelinos da Capela-Mor da Sé do Funchal.
Prémios e Distinções
Professor do Departamento de Arquitectura recebeu o Prémio Instituto Defesa Nacional 2015, pelo seu trabalho de investigação: "Do Mar Contra Terra. Mazagão, Ceuta e Diu, primeiras fortalezas abaluartadas da expansão portuguesa. Estudo arquitectónico".
Prémios e Distinções
O projecto "Bonecos das Maltezas; títeres de Ciência" obteve o 3º lugar do "VI Prémio Ibero-Americano de Educação e Museus" na Categoria II – “projectos em fase de elaboração e/ou planeamento”. No ano de 2015 este prestigiado prémio teve a concurso 147 projectos, provenientes de 12 países.
Prémios e Distinções
Associação Portuguesa de Museologia (APOM) distingue o que de melhor se faz em Portugal, no âmbito da Museologia. Melhor Estudo sobre Museologia | Maria de Luz Sampaio | Tese de Doutoramento: Da fábrica para o Museu. Identificação, patrimonialização e difusão da Cultura Técnico-industrial. (Universidade de Évora. Doutoramento de História e Filosofia da Ciência, especialidade Museologia.
Prémios e Distinções
O Prémio Rey Jaime I distingue estudos e entidades científicas que contribuíram para a promoção da investigação e para o desenvolvimento científico em Espanha.
Prémios e Distinções
Arquiteto e investigador do Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora (CHAIA), foi um dos galardoados na 4.ª edição do Prémio Arquitectos Agora 2016 (PAA).
Prémios e Distinções
Prémio Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp No âmbito da 4ª edição da Trienal de Lisboa, The Form of Form, foi lançado o desafio às escolas de arquitectura portuguesas, num exercício que teve como ponto de partida o território de Sines.
Prémios e Distinções
O trabalho intitula-se «Sistematizar o limite, Entre a terra e o mar, água e cultura» e pretende clarificar um lugar amorfo e expectante, entre a cidade e o porto, a terra e o mar.
Prémios e Distinções
Arquiteto paisagista, e aluno de Mestrado em Arquitectura Paisagista na UÉ, venceu o concurso Twin Creeks Linear Park Design.
Prémios e Distinções
Prémio Eduardo Lourenço
O professor da Universidade de Évora Antonio Saéz Delgado é o vencedor da 10.ª edição do Prémio Eduardo Lourenço, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI).
Prémios e Distinções
Foi atribuída, nos Paços do Concelho da Câmara de Lisboa, pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, a Menção Honrosa de Prémio Valmor 2010, à professora Sofia Aleixo pela intervenção no Liceu Passos Manuel, projecto que elaborou com o Arquitecto Victor Mestre no atelier vmsa arquitectos.
Prémios e Distinções
O Professor Jorge Araújo, Reitor durante 12 anos da Universidade de Évora, foi condecorado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública. A distinção aconteceu no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Prémios e Distinções
Mário de Carvalho, investigador do ICAAM, foi distinguido pela sua "intervenção altamente prestigiada em assuntos científicos e práticos relacionados com a Desertificação na Região Mediterrânica", foi laureado com o galardão Campeão das Zonas Áridas 2014, atríbuido pelas Nações Unidas.
Prémios e Distinções
Docente do Departamento de Arquitetura, Sofia Salema é uma das projetistas da obra municipal de requalificação do bairro da Mouraria, de Moura, requalificação premiada na edição 2014 dos prestigiados Prémios IHRU, na categoria Reabilitação de Espaços Públicos.
Prémios e Distinções
Agostinho da Silva, Administrador do Grupo CEI/Zipor e doutorando de Gestão da Universidade de Évora, foi distinguido com o Prémio Inovação, no âmbito do 14.º Congresso Internacional de Empreendedorismo e Capital de Risco (Venture Capital IT).
Prémios e Distinções
Antonio J. Díaz, subdirector do LEJ (Universidad de Córdoba) e membro do CIDEHUS (Universidade de Évora), foi galardoado com o XII Premio Leocadio Martín Mingorance da Universidade de Córdoba para jovens investigadores.
Prémios e Distinções
aluno finalista do Mestrado Integrado em Arquitectura, da Universidade de Évora, é Vencedor no Concurso de Ideias Criativas com base na Pedra Natural.
Prémios e Distinções
O projeto coordenado pela Universidade de Évora, sob responsabilidade científica de Pedro Raposo de Almeida foi galardoado com prémio internacional Distinguished Project in Fisheries Engineering and Ecohydrology,
Prémios e Distinções
Miguel Araújo, titular da Cátedra Rui Nabeiro para a Biodiversidade, foi recentemente galardoado com o Wolfson Research Merit Awards, pelo seu trabalho de investigação no âmbito da adaptação dos ecossistemas às alterações climáticas relacionadas o aumento da temperatura.
Prémios e Distinções
Diogo Canavarro, bolseiro de doutoramento em Física da Universidade de Évora e colaborador na Cátedra BES Energias Renováveis, venceu na categoria “Viewer’s Choice” (votação pública) a primeira edição do concurso NonImaging Optical Design Silent Online Contest, organizado pela associação americana OSA (Optical Society of America).
Prémios e Distinções
A Universidade de Évora foi distinguida com uma menção honrosa pelo Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) pelo seu compromisso com a missão e os objetivos CIDESD durante 2013, nomeadamente através do trabalho de investigação feito por elementos do Proto-Departamento de Desporto e Saúde, integrantes também deste centro de investigação.
SADM
SADM
Encontra-se aberto procedimento concursal na modalidade de relação jurídica de emprego público a termo resolutivo certo, pelo período de 2 anos, renovável, tendo em vista o preenchimento de um posto de trabalho, da categoria de Técnico Superior previsto e não ocupado no mapa de pessoal da Universidade de Évora, para o Gabinete de Apoio à Mobilidade dos Serviços de Ciência e Cooperação.
SADM
Está aberto concurso de seleção internacional para um lugar de doutorado(a) para o exercício de atividades de investigação científica na área científica de Ciências da Conservação de Pintura Mural,com vista ao desempenho de trabalhos de investigação no Laboratório Hercules — Herança Cultural Estudos e Salvaguarda
SADM
Encontra-se aberto procedimento concursal na modalidade de relação jurídica de emprego público a termo resolutivo certo, pelo período de 3 anos, renovável, tendo em vista o preenchimento de um posto de trabalho, da categoria de Técnico Superior previsto e não ocupado no mapa de pessoal da Universidade de Évora, para a Cátedra Energias Renováveis do Instituto de Investigação e Formação Avançada.
SADM
Encontra-se aberto procedimento concursal na modalidade de relação jurídica de emprego público a termo resolutivo certo, pelo período de 2 anos, renovável, tendo em vista o preenchimento de um posto de trabalho, da categoria de Técnico Superior previsto e não ocupado no mapa de pessoal da Universidade de Évora, para o Gabinete de Apoio à Transferência de Tecnologia dos Serviços de Ciência e Cooperação.
SADM
Está aberto concurso de seleção internacional para um lugar de doutorado(a) para o exercício de atividades de investigação científica na área científica de Biologia, com vista ao desempenho de trabalhos de investigação no InBIO/CIBIO-UE (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos — Pólo de Évora).
Mai
22
De 06.04.2017 a 12.06.2017
14:30 | Biblioteca Jorge Araújo | Colégio dos Leões
 
22
Concurso de Ideias para Estudantes e Investigadores
De 02.05.2017 a 29.05.2017
 
22
Exposição
Alexandra Dias
De 10.05.2017 a 22.06.2017
18:30 | Espaço da Biblioteca | Colégio Luís António Verney
 
22
Ambições de um conjunto ainda por lançar
De 18.05.2017 a 16.06.2017
18:00 | Cisterna do Colégio Espírito Santo
 
22
II Ciclo de Conferências
De 19.05.2017 a 24.11.2017
18:30 | Beja | Elvas | Castelo de Vide | Serpa | Portalegre | Estremoz
 
22
Em 22.05.2017
11:00 | Sala 124 | Colégio do Espírito Santo
 
22
Ciclo de Conferência
Em 22.05.2017
14:00 | Sala 107 | Colégio do Espírito Santo
 
22
Conferência
Em 22.05.2017
14:00 | Anfiteatro 131 | Colégio Espírito Santo
 
22
Em 22.05.2017
18:30 | Igreja dos Meninos da Graça | Évora
Mai
23
Aula Aberta
Em 23.05.2017
16:00 | Sala 122 | Colégio do Espírito Santo
 
23
Aula Aberta
Em 23.05.2017
16:00 | Colégio Pedro da Fonseca
 
23
Em 23.05.2017
18:30 | Auditório do Colégio Mateus d'Aranda
 
23
Em 23.05.2017
20:00 | Anfiteatro 131 | Colégio Espírito Santo
Mai
24
no ramo de Música e Musicologia
Ana Isabel Telles Antunes Béreau
De 24.05.2017 a 25.05.2017
10:00 | Sala de Actos | Colégio Espirito Santo
Mai
24
Preparando o Desenvolvimento Sustentável no contexto escolar: o sistema de ensino espanhol e brasileiro em perspectiva
Em 24.05.2017
11:00 | Sala 295 | Colégio do Espírito Santo
Mai
25
Encontro Regional de Educação
De 25.05.2017 a 26.05.2017
Anfiteatro | Colégio do Espírito Santo
 
25
Em 25.05.2017
13:30 | Patio Matos Rosa | Herdade da Mitra
 
25
2.ª edição do Concurso de inovação social digital
Sessão de Apresentação
Em 25.05.2017
14:30 | Auditório do Colégio Espírito Santo
Mai
26
De 26.05.2017 a 28.05.2017
Pedreira | Viana do Alentejo
 
26
Em 26.05.2017
Auditório | Colégio do Espírito Santo
 
26
Perspectivas historiográficas recentes – 2017
Em 26.05.2017 | 17:00
Jun
01
SEMINÁRIO | OFICINAS DE TRABALHO
De 01.06.2017 a 02.06.2017
Colégio Espírito Santo | Colégio Luís António Verney
 
01
CIReS
De 01.06.2017 a 02.06.2017
09:30 | Auditório do Colégio do Espírito Santo
 
01
Carlos Vicente
Em 01.06.2017
15:00 | Sala de Atos da Universidade de Évora
Jun
02
em Parceria com o evento ÉvoraWine
Em 02.06.2017
Auditório do Fórum Eugénio de Almeida
 
02
De 02.06.2017 a 02.06.2017
09:30 | Cineteatro Municipal de Barrancos
Jun
08
Frederico Mestre
Em 08.06.2017
10:30 | Sala de Atos da Universidade de Évora