2023

Cineantropometria

Nome: Cineantropometria
Cód.: DES10655L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos
1 - Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sobre a alteração da morfologia humana ao longo dos anos;
2 - Saibam as diferenças morfológicas entre os géneros, e quais os fatores que as determinam;
3 - Possam determinar a composição corporal;
4 - Saibam caracterizar os diferentes tipos morfológicos;
5 - Compreendam os fatores que atualmente influenciam tendência secular do crescimento;
6 - Percebam o que é a maturação, como avaliar o nível maturacional das crianças;
Competências:
1 - Conseguir caracterizar o crescimento ao longo da vida do ser humano, associando à tendência secular da estatura;
2 - Saber as causas do dimorfismo sexual e quais são as diferenças morfológicas entre os géneros;
3 - Saber como varia ao longo da vida a composição corporal;
4 - Saber avaliar os diferentes sujeitos recorrendo a técnicas antropométricas, e com estes dados, determinar a composição corporal assim como o tipo morfológico;
5 - Conseguir determinar o nível maturacional;

Conteúdos Programáticos

I – Crescimento e Proporcionalidade
II – Dimorfismo Sexual
III – Composição Corporal
IV – Tipologia Morfológica
V – Tendência secular do crescimento
VI - Maturação
VII – Composição Corporal Densitometria
VIII – Somatótipo

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão ao longo do Semestre Impar, sendo que por semana, haverá uma aula teórica e uma teórico-prática. Cada aula terá a duração de cento e vinte minutos, em regime de avaliação contínua, utilizando a sala como local de trabalho. Está previsto que o bloco de matéria seja constituído por um número aproximado de 15 sessões teóricas e 15 práticas. Além da exposição oral, pretende-se através do questionamento, controlar a aquisição dos conhecimentos por parte dos alunos.
A avaliação inclui questões colocadas nas aulas, avaliação escrita, através de uma frequência ou exame final, sendo os conteúdos das aulas práticas avaliados mediante exame oral obrigatório. Todos os alunos deverão ter no mínimo 9,5 valores em cada uma das componentes, caso contrário não poderão completar com sucesso a UC.
O trabalho dos alunos será orientado por objetivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos programáticos.

Bibliografia

Forbes, G. B. (1987). Human body composition. Growth, Aging Nutrition, and Activity. New York: Springer-
Verlag
Fragoso, I.,& Vieira, F. (2000). Morfologia e Crescimento, F.M.H. Edições; Lisboa
Fragoso, I., & Vieira, F. (2000). Morfologia e Crescimento – Curso Prático. Lisboa. F.M.H. Edições.
Heyward, H.H., & Stolarczyk, L.M. (1996). Applied body composition assessment. Champaign, IL: Human
Kinetics Publishers.
Malina, R. & Bouchard, C. (1991). Growth maturation and physical activity. Champaign, IL: Human Kinetics
Publishers