2023

Agronegócios e Sustentabilidade II

Nome: Agronegócios e Sustentabilidade II
Cód.: GES12425D
9 ECTS
Duração: 15 semanas/243 horas
Área Científica: Ciências Empresariais

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: B-learning

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta UC tem como objetivo aprofundar e desenvolver as competências necessárias para a investigação em
agribusiness e sustentabilidade em contexto empresarial, nomeadamente:
- Analisar as cadeias de valor, os mercados e conceber e implementar estratégias de Marketing e de
blended Marketing;
- Analisar as empresas no que respeita à estrutura de capitais, decisões de investimento e ecoeficiência;
- Compreender os modelos de inovação interativa e de co-inovação no agribusiness;
- Perceber as estratégias e os modelos de liderança inovadores e sustentáveis; e
- Conhecer os principais modelos de gestão sustentável e de decisão aplicados ao agribusiness.

Conteúdos Programáticos

1. Desafios e Tendências da Cadeia de Valor
Produção e operações
Estrutura, gestão e integração da Cadeia de Valor
Sustentabilidade na Cadeia de Valor
2. Avaliação de Empresas
Estrutura de capitais e decisão de investimento
Óticas e modelos de avaliação
Ecoeficiência
3. Mercados e Marketing agroalimentar
Análise integral dos mercados agroalimentares e oportunidades em novos mercados
Estudos de mercado e estratégias de marketing e de blended marketing
Comportamento e preferências dos consumidores por produtos, paisagens e outros
4. Gestão Estratégica, Inovação e Liderança
Gestão estratégica do agribusiness
Modelos de inovação interativa e de co-inovação no agribusiness
Gestão de projetos de agribusiness sustentáveis
5. Modelos de decisão aplicados ao agribusiness sustentável
Modelos de gestão sustentável
Modelos setoriais de equilíbrio de mercado
Validação de modelos com programação matemática positiva e multicritério

Métodos de Ensino

Em coerência com os objetivos e o conteúdo da UC, as metodologias incluem:
Aulas expositivas para apresentar o estado da arte das temáticas em estudo com abertura ao debate geral
ou em pequenos grupos;
Dinâmicas de participação ativa através do fomento do diálogo, exposição de opiniões de modo a
estimular a capacidade de raciocínio, abstração e exposição oral;
Pesquisas e leituras individuais de artigos publicados ligados com os conteúdos da UC e debates na sala
de aula;
Estudos de caso analisados e discutidos com os estudantes, docentes e convidados.
A avaliação inclui atividades de contacto e de trabalho autónomo, nomeadamente exposição teórica e
preparação concetual, pesquisa bibliográfica e preparação de apresentação de trabalhos individuais ou de
grupo. A avaliação de conhecimentos faz-se através de avaliação contínua, que valorize a assiduidade (10
% para a avaliação final), trabalho individual (50%), e a participação e capacidade de trabalho em grupo
(40%).

Bibliografia

Afuah, A. (2003). Business Models: A Strategic Management Approach. McGraw-Hill.
Aurier, P.& Sirieux, L. (2004). Le marketing des produits agro alimentaires. 1ª Edição, Paris: Dunod/LSA.
Bowersox, D.; Closs, D.& Cooper, M.B. (2009). Supply Chain Logistics Management. McGraw-Hill.
Johnson, G.; Sholes, K. & Whittington, R. (2008). Exploring Corporate Strategy. 8th Edition, Prentice.
Krajewski, L. J.; Ritzman,L.P.& ManojKMalhotra, M.K. (2009). Operations Management. Prentice Hall.
Klopčič, M.; Kuipers, A. & Hocquette, J. F. (2013). Consumer attitudes to food quality products in Southern
Europe. Wageningen Academic Publishers.
Lendrevie, J.; Levy, P. D. & Rodrigues, V. (2015). Mercator em Língua Portuguesa: Teoria e Prática do
Marketing. Lisboa: Edições D. Quixote.
Peterson, M. (2009). An Introduction Decision Theory. Cambridge University Press.
Taha, H. (2O10). Operations Research: An Introduction. 9th Edition, Prentice Hall.
Teixeira, S. (2011). Gestão Estratégica. Escolar Editora.