Prémios & Distinções | UÉ

Prémios & Distinções (investigadores, docentes, alunos, não docentes)

Os alunos da Escola de Artes da Universidade de Évora, ao longo dos anos, têm alcançado excelentes resultados em concursos nacionais e internacionais de música, alguns dos quais, prémios de grande prestígio e de elevado nível de execução.

Publicado em 27.07.2018

Patrícia Pereira Camelo, licenciada em Música pela Escola de Artes da Universidade de Évora (UÉ), ganhou o 2º Prémio do III Concurso Internacional de Clarinete Baixo, organizado no âmbito do Curso Internacional de Clarinete Julián Menéndez, em Ávila, Espanha, que decorreu no passado dia 21 de julho.

Publicado em 26.07.2018

Os alunos do Mestrado Integrado de Arquitetura da Universidade de Évora Joana Robalo, João Umbelino, Ana Ázar, António Lopes e Miguel Pedro, patrocinados pelo Professor João Soares, ganharam o prémio para a Europa Ocidental com a proposta “Reaching The Light”.

Publicado em 10.07.2018

Bernardo Marques, estudante de Biologia Humana da Universidade de Évora, é o único estudante universitário português e um dos três europeus selecionado a participar no 13th Summer School on Global Health, organizada pela University of Groningen, (Países Baixos) em colaboração com a University Medical Center Groningen do mesmo país, dedicada à área da saúde a partir de uma perspetiva multidisciplinar.

Publicado em 02.07.2018
Bolseiro do Instituto Ricardo Jorge distinguido em workshop internacional de micotoxicologia

Ricardo Assunção, bolseiro de pós-doutoramento no Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, foi distinguido com o prémio “Brigitte Gedek – Science Award” atribuído pela “Society for Mycotoxin Research”, no âmbito do 40º Workshop de Micotoxinas, que decorreu, dia 12 de junho, em Munique (Alemanha). Atribuído de forma bianual desde o ano 2000, este prémio distingue contribuições científicas na área da micotoxicologia que se diferenciem pela qualidade excecional.

 

Para a atribuição deste prémio foram tidos em conta os contributos alcançados por Ricardo Assunção na sua tese de doutoramento “Children exposure to multiple mycotoxins through food consumption: a holistic approach for risk assessment”, realizada no DAN, em colaboração com a Universidade de Évora e o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM, Universidade de Aveiro). Este trabalho teve como principais objetivos caracterizar a exposição das crianças portuguesas (idade inferior a 3 anos) a múltiplas micotoxinas através da alimentação e determinar a bioacessibilidade das micotoxinas nos alimentos habitualmente consumidos pelas crianças.

Os resultados desta investigação reforçam a importância da implementação de uma abordagem holística para a avaliação de risco de mistura de micotoxinas, em especial quando envolvidas populações vulneráveis como as crianças. As potenciais consequências da exposição intestinal a micotoxinas deverão ser ponderadas principalmente no que respeita às implicações no desenvolvimento de doenças intestinais.

O prémio “Brigitte Gedek – Science Award” conta com o apoio da Professora Doutora Brigitte Gedek, professora aposentada de Bacteriologia e Micologia da Ludwig-Maximilians University of Munich, que esteve presente na cerimónia de entrega deste prémio. Este ano, para além do prémio atribuído a Ricardo Assunção, foi também distinguido o grupo de investigação do Professor Doutor Ludwig Niessen da Technische Universität München(Alemanha).

 

Publicado em 25.06.2018

A Câmara de Reguengos de Monsaraz resolveu atribuir anualmente, um prémio ao aluno da Universidade de Évora com melhor trabalho de dissertação do mestrado em arquitetura.

Publicado em 21.06.2018

Rita Ceríaco Pereira, recém formada pelo Mestrado Integrado em Arquitectura da Universidade de Évora foi premiada com uma menção honrosa pelo ARCHIPRIX PORTUGAL/ Prémio Nacional de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista, pela dissertação "Convento de Nossa Senhora da Esperança de Portimão: património, passado e futuro", com a orientação do professor arquitecto João Barros Matos.

Publicado em 07.06.2018

Glória Nascimento, investigadora do Laboratório HERCULES da Universidade de Évora e aluna de doutoramento do programa doutoral HERITAS, galardoada com o prémio "Daniel Mareci" Young Research Award” em Praga.

Publicado em 04.06.2018

O Prémio Científico, Sesimbra 2017 foi atribuído ao trabalho “Descobrindo o manto: decifrando a paleta e a técnica do pintor Gregório Lopes com um estudo sobre a pintura "Mater Misericordiae" de Sesimbra” da autoria de Vanessa Antunes, contando com a intervenção de técnicas aplicadas no Laboratório HERCULES da Universidade de Évora.

Publicado em 04.06.2018

A tese de doutoramento “Património Ibérico: azulejos hispano-mouriscos em colecções portuguesas e espanholas” de Susana Coentro foi galardoada com o Prémio SOS Azulejo na categoria de Estudos de Materiais, contando para tal, com colaboração do Laboratório Hercules da Universidade de Évora. 

Publicado em 04.06.2018