2023

Didática do Estudo do Meio

Nome: Didática do Estudo do Meio
Cód.: PED14118M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A unidade curricular visa dotar o futuro professor/educador a iniciar a “aventura pela ciência” com as crianças, sendo também um espaço aberto de reflexão e de propostas de ação. Procura-se atender às múltiplas interações entre as ciências físicas e sociais, a sociedade, a tecnologia e o ambiente.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Avaliar o papel das Ciências Naturais e Sociais na educação para todos e ao longo da vida, visando a alfabetização científica de todos os cidadãos e a formação global das crianças.
Analisar as orientações curriculares para a Educação Pré-escolar e o programa do 1.º ciclo do Ensino Básico.
Conhecer, justificar e fundamentar correntes curriculares, pedagógicas e didáticas que promovem a inter-relação entre as ciências e as problemáticas tecnológicas, sociais, culturais e ambientais.
Conhecer um conjunto diversificado de métodos e de técnicas de ensino, adequadas à aprendizagem das crianças.
Mobilizar conhecimentos, saberes e competências na elaboração de planificações didáticas no âmbito do Conhecimento do Mundo e do Estudo do Meio.
Identificar problemas das Ciências Naturais e Sociais, suscetíveis de serem relacionados com o universo infantil.
Conhecer e utilizar diferentes formas de avaliação de conhecimentos, capacidades e atitudes no âmbito das Ciências Naturais e Sociais.

Conteúdos Programáticos

1. Finalidades das áreas de Conhecimento do Mundo e de Estudo do Meio.
1.1. Para quê e porquê ensinar ciência às crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo? Educação científica e cidadania: implicações na formação ao longo da vida;
1.2. Análise crítica das propostas e da estrutura curricular das áreas de Conhecimento do Mundo e de Estudo do Meio.
2. Da ciência do professor à construção do saber dos alunos.
2.1. As conceções prévias e a linguagem das crianças na aprendizagem.
2.2. Ensinar ciências às crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo
2.3. Desenvolvimento de atitudes de atitudes científicas
2.4. Avaliar as aprendizagens dos alunos.
3. Finalidades da educação científica, cidadã e responsável.
3.1. Inter-relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.
3.2. Educação ambiental e patrimonial e desenvolvimento sustentável.
3.3. Abordagem das questões de género na infância.
4. Abordagem didática de temas do Conhecimento do Mundo e do Estudo do Meio.

Métodos de Ensino

As metodologias privilegiam a participação dos alunos nas aulas, através do debate, da crítica fundamentada e da intervenção reflexiva, contribuindo para a consolidação dos seus saberes e para a respetiva mobilização.
Privilegiam-se formas de trabalho centradas na análise crítica de textos de conteúdo didático relevante, a construção e a exploração didática de materiais simples, ligados aos temas abordados e adequados ao contexto infantil.
A avaliação é contínua e decorre ao longo do semestre através da realização de Tarefas (T) (50%), de natureza diversa (individuais e/ou em grupo), relacionadas com temas estruturantes do programa e de uma Tarefa Final (TF) (50%), de natureza científico-didática sobre um tema escolhido pelos estudantes, sujeito a apresentação e discussão em sala de aula. (Classificação Final =[(T1+T2+T3+T4) /4] + Tf) /2)
No regime de exame, os estudantes realizam uma prova escrita de Exame (Ex) 50% e uma Tarefa Final (TF) (50%). (Classificação Final = (Ex+Tf)/2)

Bibliografia

Abud, K. M. (2012). O ensino de História nos anos iniciais: como se pensa, como se faz. Antíteses. 5(10), 555-565.
Afonso, M. M. (2008). A educação científica no 1º ciclo do ensino básico. Das teorias às práticas. Porto Editora.
Cid, M. & Fialho, I. (2013). Making sense of the natural world: seeds and plant germination. The Journal of Emergent Science, 5, 22-28.
Jiménez-Aleixandre, M. P. et al. (Coord.) (2003). Enseñar ciencias. Graó.
Magalhães, O. & Barca, I. (2013). História para os mais novos? In J. Prats, I. Barca & R. Facal (Orgs). História e identidades culturais (pp. 728.734). CIED-UM.
Santos, M. L., Gaspar, M. F. & Santos, S. S. (2014). A ciência na educação pré-escolar. Fundação Manuel dos Santos.
Thouin, M. (2008). Resolução de problemas científicos e tecnológicos nos ensinos pré-escolar e básico 1.º ciclo. Instituto Piaget.