2023
Introdução às Neurociências do Envelhecimento
Nome: Introdução às Neurociências do Envelhecimento
Cód.: CMS14656O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências Biomédicas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Esta UC visa apresentar uma perspetiva ecológica do sistema nervoso a nível estrutural e funcional: molecular, celular, orgânico regional, sistémico, assim como os mecanismos e processos inerentes a: Vigília e sono. Stress e depressão. Doenças neurológicas primárias e secundárias.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecimentos
1) Perspetivar a ecologia do cérebro como órgão de inter-relação com o próprio corpo e seu ambiente natural, coletivo e cultural, significativo para a própria vida;
2) Caracterizar aspetos da estrutura do sistema nervoso e da sua dinâmica funcional interativa: vertical (dentro do corpo) e horizontal (em extensão extracorporal);
3) Caracterizar as alterações neurais e funcionais decorrentes do envelhecimento, de doenças associadas e de efeitos farmacológicos mais frequentes;
4) Esclarecer conceitos de neuroplasticidade, neurodiversidade e neurofragilidade;
5) Pensar criticamente paradoxos e paradigmas no tema do envelhecimento cerebral.
Aptidões
1) Capacitar para pensamento positivo sobre si próprio e sobre o outro;
2) Aperfeiçoar dinamicamente procedimentos e comportamentos;
3) Capacitar a análise do ambiente e a decisão nas intervenções a introduzir.
Competências
1) Envelhecer melhor (dar vida aos anos)
2) Autonomizar para o 'cuidar' amigável e respeitoso
1) Perspetivar a ecologia do cérebro como órgão de inter-relação com o próprio corpo e seu ambiente natural, coletivo e cultural, significativo para a própria vida;
2) Caracterizar aspetos da estrutura do sistema nervoso e da sua dinâmica funcional interativa: vertical (dentro do corpo) e horizontal (em extensão extracorporal);
3) Caracterizar as alterações neurais e funcionais decorrentes do envelhecimento, de doenças associadas e de efeitos farmacológicos mais frequentes;
4) Esclarecer conceitos de neuroplasticidade, neurodiversidade e neurofragilidade;
5) Pensar criticamente paradoxos e paradigmas no tema do envelhecimento cerebral.
Aptidões
1) Capacitar para pensamento positivo sobre si próprio e sobre o outro;
2) Aperfeiçoar dinamicamente procedimentos e comportamentos;
3) Capacitar a análise do ambiente e a decisão nas intervenções a introduzir.
Competências
1) Envelhecer melhor (dar vida aos anos)
2) Autonomizar para o 'cuidar' amigável e respeitoso
Conteúdos Programáticos
Importância do pensamento crítico. Perspetiva ecológica cerebral. Paradigmas, estigmas e paradoxos.
Sistema nervoso a nível estrutural e funcional: molecular, celular, orgânico regional, sistémico. Vigília e sono. Stress e depressão. Doenças neurológicas primárias e secundárias.
Efeitos neuroplásticos no passar dos anos (ageing) sobre o sistema nervoso.
Perspetivas positivas do passar dos anos e da promoção de saúde do idoso.
Sistema nervoso a nível estrutural e funcional: molecular, celular, orgânico regional, sistémico. Vigília e sono. Stress e depressão. Doenças neurológicas primárias e secundárias.
Efeitos neuroplásticos no passar dos anos (ageing) sobre o sistema nervoso.
Perspetivas positivas do passar dos anos e da promoção de saúde do idoso.
Métodos de Ensino
Apesar da natureza eminentemente teórico-prática desta Unidade Curricular, pretende-se estimular a participação ativa dos alunos, quer individualmente quer em pequenos grupos, designadamente através de: estudo de casos, problem-based learning, perguntas-guia (método interrogativo); cenários; debates; ensaios breves.
Ao docente caberá: proporcionar enquadramentos teóricos; suscitar dúvidas e orientar na procura de respostas, inclusive na exploração bibliográfica; apoiar as atividades participativas e orientar as dinâmicas de grupo; estimular os alunos para a análise crítica, questionamento, refutação, e relativização de informação publicada/divulgada; dar feed-back personalizado e de grupo; preparar e conduzir as avaliações e dar feed-back final.
Avaliação da aprendizagem: dois trabalhos de grupo ao longo da UC, com objetivos explícitos e matriz de critérios avaliativos previamente definida (50%) + ensaio escrito individual focado num dos objetivos de aprendizagem definidos (50%).
Ao docente caberá: proporcionar enquadramentos teóricos; suscitar dúvidas e orientar na procura de respostas, inclusive na exploração bibliográfica; apoiar as atividades participativas e orientar as dinâmicas de grupo; estimular os alunos para a análise crítica, questionamento, refutação, e relativização de informação publicada/divulgada; dar feed-back personalizado e de grupo; preparar e conduzir as avaliações e dar feed-back final.
Avaliação da aprendizagem: dois trabalhos de grupo ao longo da UC, com objetivos explícitos e matriz de critérios avaliativos previamente definida (50%) + ensaio escrito individual focado num dos objetivos de aprendizagem definidos (50%).
Bibliografia
Castro-Caldas,A Uma visita politicamente incorrecta ao cérebro humano Guerra e Paz, Editores SA, 2013
Coffey,CE & Cummings,J Textbook of Geriatric Neuropsychiatry, 2011
Davidson,R & McEwen,B. Social influences on neuroplasticity: Stress and interventions to promote well-being Nat Neurosci. ; 15(5): 689695. doi:10.1038/nn.3093
Fuchs,T Ecology of the brain, Oxford University Press, 2018
Kapur,N The Paradoxical Brain, Cambridge University Press, 2011
LeDoux,J. O cérebro consciente Temas e Debates, Círculo dos Leitores, 2020
McEwe,B. & Akil,H Revisiting the Stress Concept: Implications for Affective Disorders The Journal of Neuroscience, January 2, 2020 40(1):1221
Olié,JP, Costa-Silva,JA & Macher,JP Neuroplasticity, a new approach to the pathophysiology of depression, Science Press Ltd, 2004
Santana,I. & Cunha,L. Demência(s) - Manual para médicos Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
Schnider,A. Neurologie du comportement Elsevier Masson, 2008
Coffey,CE & Cummings,J Textbook of Geriatric Neuropsychiatry, 2011
Davidson,R & McEwen,B. Social influences on neuroplasticity: Stress and interventions to promote well-being Nat Neurosci. ; 15(5): 689695. doi:10.1038/nn.3093
Fuchs,T Ecology of the brain, Oxford University Press, 2018
Kapur,N The Paradoxical Brain, Cambridge University Press, 2011
LeDoux,J. O cérebro consciente Temas e Debates, Círculo dos Leitores, 2020
McEwe,B. & Akil,H Revisiting the Stress Concept: Implications for Affective Disorders The Journal of Neuroscience, January 2, 2020 40(1):1221
Olié,JP, Costa-Silva,JA & Macher,JP Neuroplasticity, a new approach to the pathophysiology of depression, Science Press Ltd, 2004
Santana,I. & Cunha,L. Demência(s) - Manual para médicos Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
Schnider,A. Neurologie du comportement Elsevier Masson, 2008
Equipa Docente
- Adelinda Maria Araújo Candeias [responsável]
- Sara Mendonça Pires Barata