Biologia Celular e Hereditária
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A Biologia Celular e Hereditária tem como objectivos fornecer ao aluno os conhecimentos/conceitos fundamentais sobre a organização da célula e seus organitos e estruturas analisando a composição química, ultra-estrutura e funções dos componentes celulares. A célula é estudada enquanto unidade autónoma e integrada num sistema biológico. Salienta-se a importância da Biologia Celular e a sua relação com outras áreas das Ciências Biológicas.
A componente de genética destina-se a permitir aos alunos adquirir os princípios básicos da genética e a discriminar e reconhecer características hereditárias de não hereditárias, assim como identificar o processo de transmissão das características hereditárias entre gerações.
Conteúdos Programáticos
COMPONENTE BIOLOGIA CELULAR:
Introdução ao estudo da célula. Enquadramento histórico: da invenção do microscópio à Teoria Celular. Tipos de Organização Celular: célula procariótica e célula eucariótica. Células Eucarióticas: Origem e evolução. Conceito trifásico. Multicelularidade. Diversidade das células eucarióticas. A Célula Animal versus a Célula Vegetal. As Moléculas Biológicas: Glúcidos, Lípidos, Prótidos, Nucleótidos e Ácidos nucleicos. Compartimentação da célula. Organitos e Estruturas Celulares. A Membrana Plasmática:arquitectura molecular; propriedades; funções; especializações. Junções celulares e comunicações intercelulares. Sistemas de Transporte Membranar: transportes passivos; transportes activos. Exocitose e endocitose. Sistema endomembranoso: retículo endoplasmático e aparelho de Golgi (estrutura e função); lisossomas; peroxissomas. Citosqueleto: microtúbulos, microfilamentos e filamentos intermédios. Núcleo e Envelope Nuclear. Ribossomas. Síntese Proteica. Mitocôndria e Respiração Aeróbia. Glicólise. Ciclo celular: mitose e meiose. Morte celular: necrose e apoptose (morte celular programada).
COMPONENTE GENÉTICA:
Definição de hereditariedade, cromossomos e genes. Definição de genótipo e fenótipo. Relações alélicas. Árvores genealógicas, construção e interpretação. Autossomia e ligação ao sexo. Genes ligados e recombinação. Séries alélicas. Interação entre genes.
Métodos de Ensino
Avaliação:
Regime de avaliação contínua: duas provas presenciais incidindo sobre o conteúdo das teóricas e teórico-práticas, 30% da classificação final cada; duas provas práticas (ilustração de observações ao microscópio), 10% cada; dois trabalhos de grupo com apresentações nas aulas teóricas, 10% cada. Não existe nota mínima para nenhuma das provas individualmente.
Regime de avaliação final: um exame final.
Avaliação
Os alunos podem optar por um exame teórico-prático (final do semestre) e/ou um exame teórico-prático de recurso, em que a média mínima final exigida para aprovação é de 10 (dez) valores. Os alunos que não obtiverem aprovação no exame teórico-prático no final do semestre dispõem ainda do exame teórico-prático de recurso. A compreensão, rigor e clareza de raciocínio dos alunos são parâmetros também avaliados.
Bibliografia
Alberts & col., 2002. Molecular Biology of the Cell, 4th ed. Garlang Science, New York.
E. De Robertis & E. M. De Robertis, Jr., 1996. Biologia Celular e Molecular (tradução de J. F. Mesquita). Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
C. Azevedo (coord.), 2012. Biologia Celular e Molecular, 5ª ed. Lidel, eds. técnicas, Lisboa, Porto, Coimbra.
L.C.U. Junqueira & J. Carneiro 2005. Biologia Celular e Molecular. 8a Edição. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 352 p.