Marketing e Empreendedorismo no Desporto
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Possam proceder à identificação do produto desportivo e perspetiva do marketing aplicado à indústria desportiva, incluindo o comportamento do consumidor.
- Conheçam o processo empreendedor que expõe o aluno a desafios, problemas e decisões que os empreendedores, que iniciam novos negócios, têm que enfrentar.
- Que identifiquem e avaliem as oportunidades de negócios, desenvolvendo um conceito de negócio e plano de marketing, avaliando de forma a obter os recursos exigidos e gerir o crescimento de novas atividades.
- Compreendam o papel da investigação no marketing e no empreendedorismo.
- Que consigam recolher e interpretar de forma crítica informação científica relevante sobre os temas tratados.
- Que adquirem capacidade de comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito desta UC
Conteúdos Programáticos
Plano de marketing
O produto desportivo como elemento de marketing
Marketing e Comunicação na Internet
O empreendedorismo e o empreendedor
5.1.Empreendedorismo e inovação uma opção e uma necessidade
5.2 Definições e conceitos de empreendedorismo
5.3. Formas de empreendedorismo
5.4. Tipologias do empreendedor
5.5.Uma cultura empreendedora
6. Ideias e oportunidades de negócio
6.1. Ideias, criatividade e fontes de geração de ideias
6.2. Avaliação e proteção de ideias
6.3. Modelo de negócio
7. Planos de negócio
7.1. Sumário executivo
7.2. Análise de mercado
7.3. Plano de marketing
7.4. Plano operacional
7.5. Plano financeiro
Avaliação do plano de negócios
Métodos de Ensino
Durante o decorrer da unidade curricular serão colocadas em prática as seguintes metodologias de ensino:
Regime presencial em sala fundamentalmente para interligação de conhecimento teórico e prático.
Nas aulas presenciais adota-se uma metodologia participativa ativa através do fomento do diálogo, exposição de ideias e opiniões de modo a estimular a capacidade de raciocínio, abstração e exposição oral.
Análise e discussão de estudos de caso.
Regime não presencial, estudo à distância através da plataforma de e-learning o Moodle
Incentivo e acompanhamento ao trabalho de pesquisa fora da sala de aula nomeadamente na leitura de bibliografia, artigos, revistas e jornais.
Avaliação
A avaliação: Os alunos poderão optar por uma avaliação através de dois trabalhos ou exame final.
O processo de avaliação:
· Avaliação contínua da unidade curricular será:
a. 1 trabalho individual (50%) que contemplará os seguintes itens: - 21 dezembro
i. Estudo de três artigos científicos que abordem um tema aplicado ao marketing desportivo e/ou sobre o conceito de marketing desportivo. Os artigos escolhidos têm de ser submetidos à aprovação dos docentes até ao dia 30 de novembro.
ii. Discussão aprofundada dos aspetos mais importantes aspetos analisados em a);
b. 1 trabalho em grupo (50%) – Desenvolvimento de uma ideia de negócio (mais detalhes serão apresentados na aula)
· Exame – Teste escrito.
Bibliografia
Baynast, Arnaud; Lendrevie, Jacques; Lévy, Julien; Dionísio, Pedro; Rodrigues, Vicente. (2018). Mercator. 25 Anos - O Marketing na Era Digital. Publicações D. Quixote, Coleção Gestão & Inovação
Dionísio, P. (2009). Casos de Sucesso em Marketing Desportivo. Alfragide, Portugal: Livros d'Hoje.
Kerin, R.A, Hartley, S.W., Berkowitz, E.N. & Rudelius, W. (2008). Marketing (Tradução da 8ª Ed.). São Paulo: McGraw-Hill Interamericana do Brasil.
Kotler, P., Rein, I. & Shields, B. (2008). Marketing Esportivo A reinvenção do esporte na busca de torcedores. Porto Alegre, Brasil:.Bookman.
Sarkar, S., (2016) Empreendedorismo e Inovação (3ª edição), Lisboa: Escolar Editora.