2023

Sociologia do Trabalho

Nome: Sociologia do Trabalho
Cód.: SOC02435L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objectivos gerais: esta disciplina da licenciatura em Sociologia pretende estudar sobretudo aspectos relacionados com a problemática do trabalho e dos sistemas e estruturas derivadas deste mesmo fenómeno. Interessa conhecer alguns aspectos fundamentais como: o objecto, campo e métodos desta disciplina; as abordagens clássicas e modernas de organização do trabalho; a mudança tecnológica e os novos sistemas produtivos e suas implicações sociais; a cultura organizacional e de empresa; e o movimento operário e sindical em Portugal.

Conteúdos Programáticos

I Parte


Introdução


 


1. Trabalho: conceito, funções e relações.


2. Sistemas e estruturas derivadas do trabalho.


3. Objecto, campo e métodos da sociologia do trabalho.


 


 


II Parte


Da «Organização do Trabalho» às «Organizações de Trabalho»


 


1. Sistemas de trabalho.


2. Abordagens racionalizadoras do trabalho.


3. Abordagens racionalizadoras da empresa.


4. Análises interactivas: a partir das «relações humanas».


5. A empresa como sistema: a análise sócio-técnica.


6. Mudança tecnológica e os novos sistemas produtivos.


 


 


III Parte


A evolução do trabalho e processos correlativos


 


1. A evolução dos meios técnicos de produção.


2. Modos técnicos de produção.


3. Formas de organização do trabalho.


4. Forças sociais impulsionadoras da inovação técnica e organizativa e factores condicionantes da inovação.


5. A difusão de formas flexíveis de trabalho e de emprego: desafios e ameaças


6. A inovação como fundamento da iniciativa empresarial


7. Situação actual e algumas perspectivas.


 


 


IV Parte


Profissões e Mercado de Trabalho


 


1. Considerações Preliminares sobre as Profissões


         1.2. Um olhar crítico sobre a ideia de profissão


         1.3. As profissões como fenómeno social da modernidade


2. Construção de uma Teoria sobre as Profissões


         2.1. As correntes da ortodoxia funcionalista e interacionista e sua rutura


         2.2. As profissões e o poder: as teses de Johnson, Freidson e Larson


         2.3. Abordagem sistémica e comparativa de Abbott


         2.4. Renovação das lógicas da formação, da identidade e cultura dos grupos profissionais


3. Profissões e Sociedade


         3.1. Estruturas e dinâmicas profissionais: forças e fraquezas das profissões


         3.2. A “expertise” e os privilégios na hierarquia ocupacional


 


 


V Parte


Mudança Tecnológica e Cultura Organizacional


 


1. Elementos da cultura organizacional.


2. O factor cultural e a sua importância no contexto de mudança tecnológica.


3. Atitudes face às mudanças técnicas e organizacionais.


4. Novos valores associados aos novos sistemas produtivos.


5. Empresa e identidades profissionais e operárias.


6. Cultura de empresa e cultura empresarial.


 


 


VI Parte


Organizações e movimentos operários


 


1. Sindicalismo: génese, estrutura, funções e ideologia.


2. Orientações e tipologia da acção operária.


3. A acção sindical face à globalização.


4. O sindicalismo e as relações industriais em Portugal.

Métodos de Ensino

Exposição dos assustos/temas que constam do programa.


Debate e esclarecimento de dúvidas; acompanhamento da integração de matérias e preparação para as avaliações.

Avaliação

Os alunos devem estar presentes em 75% das aulas (excetuam-se os trabalhadores estudantes), sob pena de não serem admitidos nas provas de exame. Os alunos que optarem pelo regime de exame poderão também realizar os exercícios individuais de avaliação ou em alternativa um trabalho individual. Neste caso, o exame terá um peso de 70% na nota final e os exercícios práticos ou trabalho de 30%. Nas provas de avaliação contínua os alunos não podem obter nota inferior a 8 valores.


 


 


 


Calendarização da Avaliação


 


 










































Avaliação contínua



Regime de Exame



Elementos de avaliação



Datas



Elementos de avaliação



Datas



1ª Frequência


 



13/04/2016


35%



Exame



7/06/2016


70%



Exercícios


 



30%



Trabalho



30%



2ª Frequência



25/05/2016


35%



 


Assiduidade e participação nas aulas



 


Como fator de correção da nota final



Assiduidade e participação nas aulas



Como fator de correção da nota final



Exame de Recurso



17/06/2016


70% (100%)


Bibliografia

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