2023

Fundamentos Preparatórios de Economia

Nome: Fundamentos Preparatórios de Economia
Cód.: ECN13427O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A disciplina de Fundamentos Preparatórios de Economia estuda os conceitos introdutórios de Economia que habilitem os alunos no processo de candidatura ao Ensino Superior.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

No domínio dos conhecimentos
• Compreender a perspectiva da Ciência Económica na análise dos fenómenos sociais.
• Integrar os fenómenos económicos no contexto dos fenómenos sociais.
• Compreender conceitos económicos fundamentais.
• Utilizar corretamente a terminologia económica.
• Compreender normas básicas da contabilização da atividade económica da sociedade.
• Compreender aspectos relevantes da organização económica da sociedade.
• Conhecer aspectos relevantes das economias portuguesa e da União Europeia
No domínio das competências e das atitudes
• Desenvolver hábitos e métodos de estudo
• Desenvolver competências no domínio do “aprender a aprender”
• Desenvolver o gosto pela pesquisa
• Desenvolver capacidades de compreensão e de expressão oral e escrita
• Pesquisar informação em diferentes fontes
• Analisar documentos de diversos tipos–textos de autor, notícias da imprensa, dados estatísticos, documentos audiovisuais
• Interpretar quadros e gráficos e suas formas de representação

Conteúdos Programáticos

I – INTRODUÇÃO
1. A atividade económica e a Ciência Económica

II – ASPETOS FUNDAMENTAIS DA ACTIVIDADE ECONÓMICA
2. Necessidades e consumo
3. A produção de bens e de serviços
4. Comércio e moeda
5. Preços e mercados
6. Rendimentos e repartição dos rendimentos
7. Poupança e investimento

III – A CONTABILIZAÇÃO DA ACTIVIDADE ECONÓMICA
8. Os agentes económicos e o circuito económico
9. A Contabilidade Nacional

IV – A ORGANIZAÇÃO ECONÓMICA DAS SOCIEDADES
10. Relações económicas com o Resto do Mundo
11. A intervenção do Estado na economia
12. A economia portuguesa no contexto da União Europeia

Métodos de Ensino

Pretende-se que o método de ensino e aprendizagem seja ativo e que promova a aquisição rigorosa de conhecimentos, incentive o desenvolvimento de competências e de atitudes socialmente úteis e que fomente a autonomia
* Exposição teórica da matéria;
* Realização de exercícios práticos com a utilização de recursos diversos como livros, revistas, jornais, estatísticas, programas de televisão, entre outros;
* Apresentação e discussão de exemplos reais de empresas, organizações e mercados;
* Utilização da Internet para acesso em tempo real a documentos e sites relevantes.
Isso reforçará competências
• Fazer comunicações orais com apoio de suportes diversificados de apresentação de informação
• Estruturar respostas escritas com correção formal e de conteúdo
• Elaborar projetos de trabalho, realizá-los e avaliá-los
• Desenvolver o espírito crítico, criativo e a capacidade de discussão
A realização de três provas de avaliação (avaliação contínua) por semestre incentiva a um trabalho continuado

Bibliografia


-Rodrigues, A. L., M. J. Pais, M. M. Góis, B. G. Cabrito (2021)-Economia - Economia A - 10º ano, Texto Editores.
-Rodrigues, A. L., M. J. Pais, M. M. Góis, B. G. Cabrito (2022)-Economia - Economia A - 11º ano, Texto Editores.
-Dullien, S.;Goodwin, N.; Harris,J; Nelson, J; Roach, B,e M. Torras (2017), Macroeconomics in Context: A European Perspective, Routledge, 1st ed.
- Frank, R.H. (2006) Microeconomia e comportamento, 6ª Edição, McGraw-Hill, Lisboa.
- Frank, R. H. e Ben S. Bernanke (2003) Princípios de Economia, McGraw-Hill de Portugal, Lisboa.
- Goodwin, N., Nelson, J., Ackerman, F. and Weisskopf, T. (2009) Microeconomics in context, 2ª ed., M. E Sharpe.
- Mankiw, N. G. (2009) Principles of Economics, 2nd Ed., Harcourt College Publishers, New York.
- Mata, J. (2010) Economia da empresa, 6ª ed., Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
- Samuelson, P. e W. Nordhaus (2012) Economia, 19ª Edição, McGraw-Hill, Lisboa.
- Stiglitz, J. e Walsh, C. (2005) Economics, 4ª ed., Norton, EUA.

Equipa Docente