2023

Introdução às Ciências da Actividade Física Humana

Nome: Introdução às Ciências da Actividade Física Humana
Cód.: DES00383L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecer os conceitos de Atividade Física, Exercício Físico e Desporto, bem como o seu contexto de integração prático;


Identificar genericamente a relação causa-efeito entre o exercício e as adaptações biológicas causadas;


Relacionar a importância das diferentes áreas científicas para o estudo da AFH;


Conhecer fontes de pesquisa de informação específica da AFH;


Conhecer as diferentes seções de um artigo científico;


Reconhecer os diferentes tipos de investigação em AFH;


Citar corretamente diferentes fontes de informação;




Realizar um estado de arte sobre uma área da AFH.

Conteúdos Programáticos

BLOCO I – DELIMITAÇÃO CONCEPTUAL DAS CIÊNCIAS DA ACTIVIDADE FÍSICA HUMANA


1.1.   Análise e reflexão acerca dos conceitos de:


1.1.1.      Senso comum versus Ciência


1.1.2.      Ciências do Desporto


1.1.3.      Actividade física humana (AFH)


1.1.4.      Desporto


1.1.5.      Exercício físico


1.2.  A importância da AFH


1.3.   O exercício como instrumento de intervenção do profissional de desporto


 


BLOCO II – O ESTUDO CIENTÍFICO DA ACTIVIDADE FÍSICA HUMANA


1.1.  Tipos de artigos científicos


1.1.1.      Investigação analítica


1.1.2.      Investigação descritiva


1.1.3.      Investigação experimental


1.1.4.      Investigação qualitativa


1.2.  Investigação descritiva e experimental


1.2.1.      Estrutura de um artigo científico


1.2.2.      Avaliação da qualidade metodológica


1.3.  Investigação analítica


1.3.1.      Revisão da literatura


1.3.2.      Revisão sistemática


1.4.  Pesquisa de artigos


1.5.  Criação de fichas de leitura


1.6.  Referências bibliográficas



1.7. Elaboração do estado da arte

Métodos de Ensino

 


As aulas decorrerão uma vez por semana e cada uma terá a duração de cento e vinte minutos, em regime de avaliação contínua. Está previsto que o bloco de matéria seja constituído por um número aproximado de 14 sessões de trabalho. Serão utilizadas sessões de sala expositivo-interactivas e sessões interactivas.



Será, igualmente, utilizada a plataforma do Moodle para as sessões interactivas, disponibilização de informação, nomeadamente o programa, normas de funcionamento, datas de avaliação, artigos científicos, vídeos, entre outros. O recurso à plataforma do Moodle será, também, um meio de comunicação eficaz e rápido entre professor e aluno(s) e entre alunos.

Avaliação

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA


Os alunos que optem por este regime de avaliação deverão: ter presença a 75% das aulas leccionadas; realizar todas as tarefas de avaliação propostas; realizar todas as fichas de trabalho; ter classificação mínima de 9,5 valores em todos os momentos de avaliação; e obter classificação média final igual ou superior a 9,5 valores nas tarefas de avaliação propostas.


A avaliação contínua engloba dois momentos de avaliação:


∙   Frequência -70%


 .   Trabalho final – avaliação em grupo -30%.


Realização de um trabalho de grupo (3 ou 4 elementos por grupo - a definir) que será apresentado e defendido pelos alunos nas últimas aulas da unidade curricular. Os alunos deverão: definir um problema numa área da AFH; recolher bibliografia cientifica sobre o tema (1 artigo por aluno); desenvolver uma revisão desses artigos; apresentar dos resultados encontrados; redigir um estado da sobre o tema.


O PROCESSO DE AVALIAÇÃO FINAL



Terão acesso ao exame final os alunos que tenham o número de presenças superior a 75% das aulas leccionadas. O exame final constará de uma prova escrita.

Bibliografia


Thomas, J., Nelson, J., Silverman, S. (2005). Research methods in physical activity - fifth edition. Champaign: Human Kinetics

Equipa Docente