2023

Nutrição

Nome: Nutrição
Cód.: DES10222M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1 Conhecer as diretrizes alimentares para a promoção da saúde


2 Conhecer os processos do metabolismo associado à nutrição e exercício


3 Conhecer o padrão alimentar antes, durante e após o exercício/treino


4 Conhecer as diferentes estratégias de gestão do peso


Competências:


1 Desenvolver competências no que respeita ao conhecimento da nutrição adequada para a promoção da saúde com diferentes populações


2 Desenvolver competências para aplicar patrões alimentares corretos antes, durante e após da prática de exercício físico


3 Utilizar métodos de avaliação da ingestão alimentar e do estado nutricional com o fim de detectar hábitos alimentares erróneos e modificar comportamentos para a gestão do peso. 

Conteúdos Programáticos

1 História das diretrizes alimentares


2 Aspetos práticos para a consulta de informações sobre o conteúdo nutricional dos alimentos


2.1 Rótulos


2.2 Sites práticos e úteis no conhecimento da composição dos alimentos e as suas características relativas à saúde e ao rendimento


3 Metabolismo geral/ substratos energéticos


3.1 Metabolismo específico no exercício


4 Interações hormonais: respostas endócrinas a diferentes tipos de alimentação e a diferentes tipos de exercício.


5 Alimentações específicas antes, durante e após o exercício/treino/competição


6 Regulação energética para controlo ou perda de peso:


6.1 Balanço energético


6.2 Relação alimentação com a prática de exercício


6.3 Visão integrada de gestão de peso 

Métodos de Ensino

É adoptada uma metodologia de transmissão de informação prioritariamente expositiva mas que privilegiará a discussão em grupo e a interação entre os alunos e o docente, com recurso a elementos e estratégias de ensino de natureza teórica e prática laboratorial, nomeadamente a realização de tarefas práticas durante o decorrer das sessões lectivas e utilização de programas computorizados disponibilizados. Será valorizada a sólida aquisição dos conceitos básicos nas áreas temáticas a leccionar e a integração destes conceitos e saberes específicos associados com as experiências e expectativas profissionais e pessoais do estudante


 As aulas teóricas são plenárias e assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados experimentais e uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos. 


Nas aulas laboratoriais, os alunos devem participar ativamente na preparação e execução de trabalhos, na discussão em grupo dos seus resultados e na elaboração de relatórios individuais de trabalho. Estas aulas serão também uma oportunidade para os alunos aperfeiçoarem a sua capacidade de prescrever exercício.


 A avaliação inclui questões/atividades colocadas nas aulas, bem como a organização e apresentação pelos alunos de artigos científicos relevantes e sua discussão com o docente. A avaliação escrita será efectuada através exame.


 Para além do trabalho presencial, haverá um investimento no trabalho à distância essencialmente através de recursos disponibilizados no Moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc) e b-on. O trabalho dos alunos será orientado por objectivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos programáticos.

Avaliação

A avaliação inclui questões/atividades colocadas nas aulas, bem como a organização e apresentação pelos alunos de artigos científicos relevantes e sua discussão com o docente. A avaliação escrita será efectuada através exame.


 Para além do trabalho presencial, haverá um investimento no trabalho à distância essencialmente através de recursos disponibilizados no Moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc) e b-on. O trabalho dos alunos será orientado por objectivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos programáticos.

Bibliografia

Pedro Teixeira, Luís Bettencourt Sardinha e J.L. Themudo Barata. 2008. Nutrição, Exercício e Saúde. LIDEL.


 Louise Burke and Vicki Deakin. 2009. Clinical Sports Nutrition. McGraw-Hill.