2023

Estratégia Empresarial

Nome: Estratégia Empresarial
Cód.: GES13505M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Francês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Desenvolver:
A - Conhecimento técnico e científico sobre estratégia empresarial;
B – Consciencialização da importância da estratégia na vida das organizações;
C – Capacidade de participação na decisão estratégica;
D - Capacidades de investigação, síntese, de crítica, de aplicação, de trabalho em equipa, de apresentação escrita e oral e ainda de argumentação.

Conteúdos Programáticos

1 - Introdução;
2 - Quadro conceptual de referência;
3 – Raízes e lógicas evolutivas da estratégia;
4 - O gestor estratégico;
5 – Escolas de abordagem estratégica: tipologias diversas;
6 - Planeamento estratégico clássico versus planeamento estratégico moderno: decisões estratégicas múltiplas.

Métodos de Ensino

a) O método adotado para aquisição e desenvolvimento de conhecimento é baseado no designado modelo “ensino-investigação-aplicação”, pelo que as sessões letivas compreendem: sessões expositivas, sessões de trabalho em equipa e de apresentação e discussão dos trabalhos realizados (método role-playing);
b) Os materiais de apoio são disponibilizados em formato digital (plataforma e-learning Moodle da Universidade de Évora).
c) A avaliação é baseada no desempenho em diversas provas com ponderações diferenciadas para a classificação final: estudos de caso (10%), teste escrito (50%), trabalhos teóricos «Janelas Estratégicas» ou trabalhos práticos «Plano Estratégico para uma Organização Real» (40%). Provas individuais: teste escrito e um estudo de caso. Provas em grupo: Janelas estratégicas ou plano estratégico e um estudo de caso.

Bibliografia

AA.VV. (2009). STRATEGOR - Toute la Stratégie d’ Entreprise, 5e Ed, Dunod, Paris.
BARNEY, J. e W. HESTERLY (2019). Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and
Cases, Global E., 6ª Ed.
GRANT, R. (2016). Contemporary Strategy Analysis. 9th Edition, Wiley.
GRANT, R. & J. JORDAN (2015). Fondations of Strategy. 2nd Edition. Wiley.
KAPLAN, R. E NORTON, D. (2008). The Execution Premium, Harvard Business School Press.
MINTZBERG, H. (2015). Rebalancing Society. BK Publishers, Inc.. Oakland.
MINTZBERG, H.; B. AHLSTRAND e J. LAMPEL (2009). Strategy Safari, 2nd Ed, FT-Printice Hall.
TIDD, J.; J. BESSANT (2015). Gestão da Inovação, Bookman Ed., 5ª ed.
WHEELEN, T.; J. HUNGER, A. HOFFMAN e C. BAMFORD (2019). Concepts in Strategic
Management and Business Policy: Globalization, Innovation and Sustainability, Global Ed, 15ª Ed.
WHITTINGTON, J.; P. REGNÉR; D. ANGWIN; G. JOHNSON e K. SHOLES (2020). Exploring Strategy,
Pearson, 12ª Ed.

Equipa Docente