2023

Leitura e Educação Literária

Nome: Leitura e Educação Literária
Cód.: PED12659D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Caracterizar a comunicação literária na sua especificidade, enquanto fenómeno esteticamente relevante.
Refletir sobre a natureza, funções e estatuto da literatura na escola e na sociedade.
Refletir criticamente sobre o impacto do conceito de educação literária na construção do perfil de leitor do indivíduo bem como na sua formação integral.
Equacionar possibilidades de potenciar a relevância da educação literária no quadro do atual contexto educativo.
Equacionar possibilidades de potenciar a relevância da educação literária em contextos educativos não formais.
Reconhecer a vitalidade da valorização da leitura do texto literário como experiência determinante na formação integral do indivíduo.
Conhecer a investigação desenvolvida na área da educação literária.

Conteúdos Programáticos

A educação literária e a sua promoção.
A compreensão e o desenvolvimento da comunicação literária.
A especificidade do texto literário: dificuldades inerentes à sua integração no contexto escolar.
A construção de leitores: a leitura do texto literário na escola e em contextos educativos não formais.
A importância da literatura na promoção de uma educação centrada na vivência de valores, nomeadamente de ordem estética.
A relação e a importância, para a promoção de uma educação literária, entre a literatura e outros códigos semióticos.
A investigação em educação literária.

Métodos de Ensino

Exposições teóricas. Leitura de documentos e de textos, seguida de debate, orientado por linhas de leitura. Trabalhos individuais (elaborados a partir da reação às leituras e debates). Partilha de experiências de leitura.// Avaliação: reflexão crítica individual sobre um artigo científico (RC); apresentação/discussão oral desse artigo científico (DO).
Classificação Final= (60*RC + 40*DO)/100

Bibliografia

Azevedo, F. & Balça, A. (Eds.). (2016). Leitura e educação literária. Lisboa: Pactor
Beach, R. (2016). Teaching literature to adolescents. New York: Routeledge
Calvino, I. (2010). Sobre o conto de fadas. Lisboa: Teorema Editores
Compagnon, A. (2010). Para que serve a Literatura? Porto: Deriva
Dufays, J.L., Gemenne, L. & Ledur, D. (2015). Pour une lecture littéraire : histoire, théories, pistes pour la classe. Paris: De Boeck Supérieure
Eagleton, T. (2013). How to read literature. New Haven: Yale University Press
Eco, U. (2004). Os limites da interpretação. Algés: Difel
Eco, U. (2016). Obra aberta. Lisboa: Relógio d’Água
Mendoza, A. (2004). La educación literaria: bases para la formación de la competencia lecto-literaria. Archidona: Aljibe
Mendoza, A. (Eds.). (2012). Leer hipertextos. Barcelona: Octaedro
Steiner, G. (2012). O silêncio dos livros. [seguido de] Esse vício ainda impune. Lisboa: Gradiva
Yoop, H. & Yoop, R. (2006). Literature based reading activities (4ª ed.). Boston: Pe

Equipa Docente