2023

Modos de Conhecer em Ciências

Nome: Modos de Conhecer em Ciências
Cód.: QUI13941M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências Biológicas, Física, Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta UC é direcionada para a formação de educadores/as de infância e professores/as do 1º ciclo do Ensino Básico. Os quatro elementos, Água, Terra, Fogo e Ar serão o ponto de partida e de chegada na aventura da construção de conhecimento que é feita ativando a observação e o questionamento.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Enriquecer a cultura científica.
Promover a utilização de linguagem científica
Desenvolver a apetência pelas ciências através da vivência aventurosa de diferentes percursos na construção de conhecimento.
Relacionar-se com o questionamento e com a criatividade científica.
Desenvolver competências de observação rigorosa e sensorial, de questionamento e de curiosidade.
Conhecer a diversidade de métodos associados a diferentes questionamentos e problemáticas; nomeadamente na observação e experimentação científica.
Planear e explorar, atividades laboratoriais que permitam a revelar as propriedades dos materiais e compreender os fenómenos observados.
Desenvolver competências na utilização de instrumentos.
Fomentar o uso dos sentidos na construção do conhecimento.
Registar observações sob a forma gráfica como vector do conhecimento morfológico dos seres vivos.

Conteúdos Programáticos

Dos quatro elementos à diversidade de métodos de questionamento e de conhecimento:
- Porque não afundam alguns objetos? Da experiência dos fenómenos à criação de uma nova ideia: “Experimentando com Arquimedes”.
- O que é uma onda? Da experiência de produção de ondas num lago ao tanque de ondas do laboratório. Interferência e difração. O som e a luz.
- Luz e cor na natureza. Efeitos de luz na ondulação da água. A refração e reflexão total da luz. Aplicações tecnológicas (fibra óptica). Os percursos de luz nas lentes.
- Os seres autotróficos do montado: algas e plantas – fotossíntese e respiração.
- Da respiração dos animais com Lavoisier ao conceito de energia.
- Cor, biodiversidade e conservação das espécies.
- O efeito do fogo na alteração dos ecossistemas.
- Da diversidade dos materiais na natureza à exploração das suas propriedades no laboratório.
- Das transformações físicas e químicas na natureza ao estudo dos processos no laboratório.

Métodos de Ensino

Água, terra, fogo e ar – quatro elementos que permitem uma ligação sensível ao mundo – serão o ponto de partida e de chegada na aventura da construção de conhecimento.
Todas as temáticas começam no exterior, experienciando fenómenos variados, ativando a observação rigorosa e fomentando o questionamento. Recorre-se ao desenho como propulsor da observação e do conhecimento morfológico dos animais e plantas. Esse questionamento poderá ser continuado em contexto de laboratório, desenvolvendo métodos diversos na procura da interpretação e de soluções. Recorre-se ao uso de instrumentos diversos (microscópios; balança; régua ou outros instrumentos de medida) mas também dos sentidos (visão, olfato, tato, paladar e audição).
Regime de avaliação continua: 1) apresentações de percursos investigativos (pequeno grupo PG) (40%) + desenvolvimento de percurso investigativo à escolha (PG) (40%) + relatório individual de uma das atividades efetuadas (20%).
Regime avaliação final: teste escrito (100%)

Bibliografia

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Dias et al. (2007). Pigmentos e corantes naturais: entre as Artes e as Ciências. UEvora Press.
Gooding, D., Pinch, T. & Schaffer, S., (Eds.) (1989). The Uses of Experiment: Studies in the Natural Sciences. Cambridge Univ. Press.
Lamb, T., & Bourriau, J. (Eds.) (1995). Colour: Art & Science. Cambridge University Press.
Liesenfeld et al. (2015). Fotossíntese. Rev de Ens Bioquim., 13(1), 9-26.
Kyratsis, A. (2004). Talk and interaction among children and the co-construction of peer groups and peer culture. Ann Rev of Anthropol, 33(4), 231-247.
Valente, M. (2010). Da respiração dos animais ao conceito de energia. Rev da Educ, XVII, 123-131.
Snyder, C. H., (2003). The extraordinary chemistry of ordinary things (4th ed.). John Wiley & Sons.
Chang, R., & Goldsby, K. (2013). Química (11ª Ed.). McGraw-Hill