2023

Temas de História e Cultura em Portugal

Nome: Temas de História e Cultura em Portugal
Cód.: HIS13947M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

As alterações propostas decorrem da passagem para 6 ECTS e da adequação dos conteúdos ao perfil adequado para os futuros educadores/professores.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como principal objetivo dotar os alunos com um conhecimento aprofundado sobre temas estruturantes de História e Cultura de Portugal articulando os contextos nacionais, europeus e internacionais. Pretende também desenvolver competências para:
- desenvolver pensamento crítico sobre os referidos temas e competências para o trabalhar num contexto de ensino e aprendizagem.
- desenvolver o pensamento histórico, tendo em conta a análise de causas e efeitos das mudanças ao longo do tempo; a realização de inferências a partir de diferentes fontes históricas, com suportes diversos (fotografia, pinturas, documentos escritos, depoimentos orais, cultura material); a seleção de fontes para confirmação ou refutação de hipóteses e a apreensão da multiperspectividade histórica.
-desenvolver autonomamente conhecimento através da pesquisa, conceção e execução de projetos de trabalho.
-desenvolver competências de escrita e exposição oral (argumentação) sobre os temas do programa.

Conteúdos Programáticos

1. Identidade e memória
a. Ser português: Fatores e mitos identitários
b. O que é Portugal? História, memória e alteridade
c. Símbolos nacionais e feriados

2. Espaços, população e sociedade
a. O território. Paisagens naturais e humanizadas. Divisões administrativas
b. Fronteiras: entre a Espanha e o mar; capital e capitais
c. A evolução da população portuguesa. Envelhecimento e baixa natalidade: Portugal no contexto europeu
d. Migrações e diversidade

3. Cultura erudita e cultura popular
a. Cultura oral e cultura escrita
b. Escolas e universidades
c. Património construído e património imaterial

4. Comunidades e poderes
a. Os locais do poder político – da Assembleia da República às autarquias
b. A importância do municipalismo e das câmaras municipais
e. A administração religiosa: da paróquia à diocese
d. A organização da vida local e suas instituições. A prática associativa. O exercício da cidadania

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino são diversificadas, valorizando a participação e debate em sala de aula, o trabalho autónomo e a responsabilidade individual. Nas aulas teóricas (15T) será privilegiada a exposição de enquadramento teórico pelo professor. A partir dela, os estudantes desenvolverão, em aulas práticas (30P), o seu trabalho de investigação, organização, sistematização e análise da informação.
A plataforma moodle será usada para o desenvolvimento das atividades letivas e execução das tarefas propostas aos estudantes, evidenciando o seu envolvimento.
Regime de avaliação contínua: sessões de debate complementadas pela apresentação de 4 comentários (750-800 palavras) sobre as aprendizagens realizadas e possibilidades da sua concretização no âmbito da Educação Pré-escolar e 1º CEB (60%); Realização de um projeto de trabalho (2000-2500 palavras) e sua apresentação oral (40%).
Regime de avaliação Final: Realização de um projeto de trabalho (4500-5000 palavras) (50%) e teste escrito (50%).

Bibliografia

Andrade, L. & Torgal, L. R., (2012). Feriados em Portugal: Tempos de Memória e Sociabilidade (2ª ed.).Imprensa da Universidade de Coimbra.

Carneiro, R. & Matos, A. T. (coords) (2001). Memória de Portugal - O Milénio Português. Círculo de Leitores.

Marques, A. H. O. & Dias, J. J. (2003). Atlas Histórico de Portugal e do Ultramar Português. Centro de Estudos Históricos.

Ramos, R. (coord.), Sousa, B. .V, & Monteiro, N. G., (2009). História de Portugal. A Esfera dos Livros.

Saraiva, A. J., (1995). Para a história da cultura em Portugal (vol. I e II) Gradiva,

Serrão, J. (dir.) (1963-1971). Dicionário de História de Portugal. (vol I-VI). Livraria Figueirinhas.

Mónica, M. F. & Barreto, A. (dir.) (1999-2000). Dicionário de História de Portugal. (vol VII-IX). Livraria Figueirinhas.


Webgrafia:
Wikipédia; PORDATA (http://www.pordata.pt/)
Sites institucionais: Governo de Portugal; Assembleia da República; Câmaras
Municipais; Instituto Camões, INE

Equipa Docente