2023
Educação Artística e Educação Física na Infância
Nome: Educação Artística e Educação Física na Infância
Cód.: PED13960M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Os estudantes deverão conhecer/compreender:
1. As finalidades e os princípios pedagógicos fundamentais do ensino nas áreas da Educação Física e da Educação Artística (Teatro, Música, Artes visuais, dança) na Infância
2. O contributo e as potencialidades da Ed.Artística e da Ed.Física para a totalidade do processo educativo;
3. As aprendizagens essenciais nos domínios da Ed.Física e da Ed.Artística na Ed.Pré-Escolar e no 1ºCiclo do Ensino Básico.
Deverão ainda manifestar as seguintes competências:
1. Mobilizar princípios didáticos e estratégias pedagógicas proporcionadoras de uma intervenção curricularmente significativa na área da Ed.Artística e da Ed.Física, numa perspetiva integradora.
2. Conceber atividades/ projetos pedagógicos curricularmente integrados nos contextos de intervenção que explorem as potencialidades interdisciplinares das áreas da Ed.Artística e da Ed.Física (entre si e com as outras áreas curriculares).
1. As finalidades e os princípios pedagógicos fundamentais do ensino nas áreas da Educação Física e da Educação Artística (Teatro, Música, Artes visuais, dança) na Infância
2. O contributo e as potencialidades da Ed.Artística e da Ed.Física para a totalidade do processo educativo;
3. As aprendizagens essenciais nos domínios da Ed.Física e da Ed.Artística na Ed.Pré-Escolar e no 1ºCiclo do Ensino Básico.
Deverão ainda manifestar as seguintes competências:
1. Mobilizar princípios didáticos e estratégias pedagógicas proporcionadoras de uma intervenção curricularmente significativa na área da Ed.Artística e da Ed.Física, numa perspetiva integradora.
2. Conceber atividades/ projetos pedagógicos curricularmente integrados nos contextos de intervenção que explorem as potencialidades interdisciplinares das áreas da Ed.Artística e da Ed.Física (entre si e com as outras áreas curriculares).
Conteúdos Programáticos
Finalidades educativas e princípios pedagógicos da Ed.Artística e da Educação Física na Ed.Pré-Escolar e no 1ºCEB.
Aprendizagens essenciais da Ed.Física e da Ed.Artística (Teatro, Musica, Artes Visuais e dança).
Opções e decisões metodológicas do ensino nas áreas da Ed.Artítica e da Ed.Física.
Perpetivas integradoras dos domínios da Ed.Artística e da Ed.Física (entre si e com outras áreas de conhecimento).
Planeamento, intervenção pedagógica e avaliação em Ed.Física e Ed.Artística.
Aprendizagens essenciais da Ed.Física e da Ed.Artística (Teatro, Musica, Artes Visuais e dança).
Opções e decisões metodológicas do ensino nas áreas da Ed.Artítica e da Ed.Física.
Perpetivas integradoras dos domínios da Ed.Artística e da Ed.Física (entre si e com outras áreas de conhecimento).
Planeamento, intervenção pedagógica e avaliação em Ed.Física e Ed.Artística.
Métodos de Ensino
1. Aulas com um caráter teórico-prático e reflexivo que visam proporcionar vivências práticas de conteúdos específicos dos vários subdomínios da Educação Artística (musical, jogo dramático/teatro, artes visuais e dança ) e da Educação Física e análise das respetivas metodologias de ensino e aprendizagem. Nestas aulas serão exploradas abordagens interdisciplinares e transversais da Educação Artística e da Educação Física.
O estudante irá construindo um portefólio individual , em suporte digital, que reflita as suas aprendizagens e que decorre das vivências das aulas e da pesquisa autónoma por elas suscitada.
2.Desenvolvimento de um trabalho de projeto em grupo.
O trabalho será realizado ao longo do semestre com apoio do/a docente, implicando pesquisa e planificação com apoio de recursos variados (digitais, audiovisuais, instrumentos musicais, materiais de artes plásticas, etc). O projeto será apresentado com ações que envolvam a participação da turma.
O estudante irá construindo um portefólio individual , em suporte digital, que reflita as suas aprendizagens e que decorre das vivências das aulas e da pesquisa autónoma por elas suscitada.
2.Desenvolvimento de um trabalho de projeto em grupo.
O trabalho será realizado ao longo do semestre com apoio do/a docente, implicando pesquisa e planificação com apoio de recursos variados (digitais, audiovisuais, instrumentos musicais, materiais de artes plásticas, etc). O projeto será apresentado com ações que envolvam a participação da turma.
Avaliação
Avaliação no regime de avaliação contínua (o mais aconselhado) tem duas componentes:
AC1- Portefólio individual- 40%
AC2- Trabalho de projeto em grupo (desenvolvimento, apresentação prática e relatório crítico) visando a a integração das áreas da Educação Artística e da Educação Física
O trabalho de projeto será avaliado em três etapas interrelacionadas:
1ª Projeto escrito (30%); 2º Apresentação/dinamização do projeto (20%); 3ª Relatório critico (10%)
Em ambas as componentes o estudante tem que obter classificação igual ou superior a 10 valores.
Avaliação no regime de avaliação final (época normal, recurso, especial e extraordinária) tem duas componentes:
AF1- Prova de avaliação escrita: 60%
AF2- Apresentação e discussão de uma proposta de projeto integrado de Educação Física e Educação Artística, com relevância ao nível da educação pré-escolar e/ou do 1o ciclo do ensino básico- 40%
Em ambas as componentes o estudante tem que obter classificação igual ou superior a 10 valores.
AC1- Portefólio individual- 40%
AC2- Trabalho de projeto em grupo (desenvolvimento, apresentação prática e relatório crítico) visando a a integração das áreas da Educação Artística e da Educação Física
O trabalho de projeto será avaliado em três etapas interrelacionadas:
1ª Projeto escrito (30%); 2º Apresentação/dinamização do projeto (20%); 3ª Relatório critico (10%)
Em ambas as componentes o estudante tem que obter classificação igual ou superior a 10 valores.
Avaliação no regime de avaliação final (época normal, recurso, especial e extraordinária) tem duas componentes:
AF1- Prova de avaliação escrita: 60%
AF2- Apresentação e discussão de uma proposta de projeto integrado de Educação Física e Educação Artística, com relevância ao nível da educação pré-escolar e/ou do 1o ciclo do ensino básico- 40%
Em ambas as componentes o estudante tem que obter classificação igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
Assis, M et al.(2017). Ensaios entre Arte e Educação. Fundação Callouste Gulbenkian
Belver, M. & Mendéz, M. (Coords.) (2000). Educación Artística y Arte Infantil. Fundamentos.
Eggers, K. & Eggers, W. (2010). Children ́s theatre: a paradigm, primer, and resource. Scarecrow press.
Fazenda, I. (2001). Práticas interdisciplinares nas escolas. Cortez.
Hurwitz, A. & Day, M. (2001). Children and Their Art: Methods for the Elementary school. Harcourt College Publishers.
Martins, G. (Coord.) et al (2017). O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. ME-DGE
Neto, C (2020). Libertem as Crianças, Contraponto
Pereira, M.; Cunha, M. (1997). As Expressões Artísticas Integradas: Contributos para uma reflexão. In L. Leite, et al. (orgs.). Didácticas e Metodologias da Educação. (1067-1076). Universidade do Minho.
Solomon, J. & Murata, N.M. (2008). Physical education and language arts: An interdisciplinary teaching approach. Strategies: A Journal for Physical and Sport Educators, 21(6),19-23
Belver, M. & Mendéz, M. (Coords.) (2000). Educación Artística y Arte Infantil. Fundamentos.
Eggers, K. & Eggers, W. (2010). Children ́s theatre: a paradigm, primer, and resource. Scarecrow press.
Fazenda, I. (2001). Práticas interdisciplinares nas escolas. Cortez.
Hurwitz, A. & Day, M. (2001). Children and Their Art: Methods for the Elementary school. Harcourt College Publishers.
Martins, G. (Coord.) et al (2017). O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. ME-DGE
Neto, C (2020). Libertem as Crianças, Contraponto
Pereira, M.; Cunha, M. (1997). As Expressões Artísticas Integradas: Contributos para uma reflexão. In L. Leite, et al. (orgs.). Didácticas e Metodologias da Educação. (1067-1076). Universidade do Minho.
Solomon, J. & Murata, N.M. (2008). Physical education and language arts: An interdisciplinary teaching approach. Strategies: A Journal for Physical and Sport Educators, 21(6),19-23