2023

Representação Digital I

Nome: Representação Digital I
Cód.: ARQ02516I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Arquitectura

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objectivo da disciplina é dar competências aos alunos no âmbito das técnicas, ferramentas e recursos ao nível da computação gráfica e também  fomentar  uma pesquisa individual e crítica sobre o papel que as novas tecnologias podem ter no âmbito da arquitectura, reflectindo também o carácter transversal da disciplina.


As novas tecnologias permitem hoje em dia explorar  novas metodologias  que permitem ao aluno diferentes perspectivas  na abordagem de áreas de estudo no campo da arquitectura.


 


A utilização dos sistemas 2/3D  abre novas possibilidades na metodologia de projecto, deixando antever um sistema não linear  na execução e concretização do mesmo, bem como novos processos de produção.

Conteúdos Programáticos

Introdução


Os ambientes digitais 2D e 3D


Desenho Vetorial


Sistemas CAD/CAM


 


BIM

Métodos de Ensino

 


 


 Método expositivo na abordagem teórica e apresentação dos exercícios


Método participativo nos exercícios propostos


Apresentação e discussão de resultados

Avaliação

Avaliação continua


 


A avaliação é realizada através de trabalho/exercícios, sendo a classificação atribuída de acordo com a qualidade do trabalho apresentado, valorizando simultaneamente a prestação do aluno em termos de criatividade, participação, evolução e interesse.


 


 

Bibliografia

MCCULLOUGH, Malcolm- Digital Ground Architecture, Pervasive Computing, and Environmental  Knowing, MIT press.


 


WHITELAW, Mitchell- Metacreation Art and Artificial Life, MIT Press


 


GRAU, Oliver-Virtual Art From Illusion to Immersion, MIT Press


 


SEIDLER,Douglas -Digital Drawing for Designers: A Visual Guide to AutoCAD, Fairchild Pubns, 2007