2023

Tecnologias Assistivas e Inclusão

Nome: Tecnologias Assistivas e Inclusão
Cód.: PED14078M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação, Educação Especial

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A unidade curricular de Tecnologias Assistivas e Inclusão poderá contribuir de forma decisiva para o enriquecimento do leque de conhecimentos dos estudantes no âmbito do Curso de Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Resultados de aprendizagem
Conhecimentos
1.Identificar as tendências da investigação no que diz respeito às TA, incluindo barreiras à aprendizagem e ao desenvolvimento pessoal, emocional e social de pessoas com diversos tipos de perturbações.
2.Reconhecer a importância da aplicação prática das TA no âmbito da educação inclusiva.
3.Analisar as potencialidades e limitações das TA para pessoas com diversos tipos de perturbações: auditivas, visuais, físico-motoras, comunicação, linguagem, cognitivas e dificuldades de aprendizagem.
Competências
No final da UC os estudantes são capazes de:
1.Avaliar produtos e serviços de TA para os diferentes tipos de perturbações desenhadas para melhorar a qualidade de vida.
2.Investigar práticas de educação inclusiva com recurso a TA.
3.Avaliar as necessidades de pessoas com diversos tipos de perturbações em matéria de TA, incluindo as barreiras à aprendizagem e ao seu desenvolvimento .

Conteúdos Programáticos

1.Conceitos teóricos introdutórios: educação inclusiva, tecnologias assistivas, acessibilidade. Práticas inclusivas com recurso a TA: entre o potencial das TA e as limitações e barreiras ao seu uso.
2.Tecnologias Assistivas (TA) e Inclusão: o que diz a investigação.
3.Avaliação de necessidades no domínio das tecnologias assistivas e inclusão.
4.Tecnologias Assistivas para pessoas com perturbações auditivas e/ou visuais.
5.Tecnologias Assistivas para pessoas com perturbações no desenvolvimento físico e motor.
6.Tecnologias Assistivas para pessoas com perturbações no domínio da comunicação e da linguagem.
7.Tecnologias Assistivas para pessoas com perturbações no desenvolvimento cognitivo e dificuldades de aprendizagem.

Métodos de Ensino

Com o intuito de aprofundar e dar consistência às aprendizagens individuais e ao desenvolvimento dos projetos dos estudantes, opta-se por uma abordagem socioconstrutivista com recurso a metodologias ativas que, no seu conjunto, procuram promover processos de aprendizagem dinâmicos, interativos e colaborativos. Entre outras atividades, os alunos terão oportunidade de se envolver 1) na análise crítica da investigação realizada nesta área e discussão de tópicos pertinentes; 2) na apresentação e demonstração de TA destinadas a pessoas com diversos tipos de perturbações; 3) na elaboração e relato de estudos de caso; e 4) no desenvolvimento regular de um Ambiente Pessoal de Aprendizagem (Personal Learning Environment).

Avaliação

I. Regime de Avaliação Contínua
A avaliação decorre ao longo de todo o período de aulas, com a emissão de feedback construtivo sobre as atividades a realizar em diversos momentos. Para o apuramento da classificação serão consideradas as seguintes componentes: A) Elaboração de um estudo de caso, a realizar em grupo (50% da classificação final); (B) Desenvolvimento regular de um Ambiente Pessoal de Aprendizagem (30% da classificação final); e (C) Reflexão Crítica Individual sobre as aprendizagens realizadas na UC (20% da classificação final).

II. Regime de Avaliação Final
A avaliação é baseada na elaboração de um trabalho individual escrito, com discussão oral do mesmo, a realizar no período de avaliação definido no calendário escolar. A classificação obtida no trabalho realizado terá a ponderação de 100% na nota final.

Bibliografia

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Cook, A. M., & Polgar, J. M. (2014). Assistive technologies: Principles and practice. Elsevier Health Sciences.

Florian, L., & Hegarty, J. (2004). ICT and Special Educational Needs: a tool for inclusion. McGraw-Hill Education (UK).

Giroto, C. R. M., POKER, R. B., & Omote, S. (2012). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília: Cultura Acadêmica.

Scherer, M. & Muller, D. (2012) Assistive Technology Assessment Handbook. CRC Press, Taylor& Francis Group.

UNESCO (2011). ICT’s in Education for people with special needs. Review of innovative practice. ONU, UNESCO, EADSEN.

Wharton, J., Codina, G., Middleton, T., & Esposito, R. (2020). Understanding Inclusion. https://nasen.org.uk/uploads/assets/4741c478-66dc-4e30-825961ed0a926848/In

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