2023

Biomecânica Avançada

Nome: Biomecânica Avançada
Cód.: DES14256M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

n.a.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular (UC) pretende desenvolver um conhecimento integrado, sobre o Comportamento Humano, através da adequada aplicação dos conceitos básicos físico-matemáticos. Depois de ter frequentado a UC, o aluno deverá estar apto ao nível conceptual, a desenvolver o domínio e a compreensão de terminologia, conceitos, factos científicos, princípios, leis e teorias associados ao estudo do movimento, ao nível operacional, desenvolver a capacidade de análise, interpretação e intervenção nos fenómenos mecânicos associados ao movimento humano. Desenvolver a capacidade de utilizar meios audiovisuais e informáticos na observação de movimentos realizados em contextos específicos, desenvolver a capacidade de questionar e de justificar de forma fundamentada, e assim contribuir para a formação de um profissional rigoroso, autónomo, com capacidade crítica, capaz de trabalhar em equipa, e interessado em se manter atualizado do ponto de vista científico.

Conteúdos Programáticos

1. Biomecânica e sua relação com a fisiologia e anatomia
2. Antropometria e Biomecânica
3. Momento de inércia de um segmento distal
4. Articulações e eixos de rotação
5. Descrição total de um segmento corporal no espaço
6. Sistemas especiais de medição de ângulos
7. Sistemas ópticos
8. Processamento de dados cinemáticos experimentais
9. Sinal versus ruído em dados cinemáticos
10. Suavização e ajuste de curva de dados
11. Problemas de cálculo de velocidades e acelerações
12. Acelerômetros
13. Sincronização de placa de força e dados cinemáticos
14. Indeterminação nas estimativas de força muscular
15. Trabalho mecânico dos músculos
16. Transferência de energia mecânica entre segmentos e músculos
17. Equações de movimento de Lagrange
18. Forças externas e momentos de força
19. Biomecânica muscular e articular
20. Músculos multiarticulares
21. Eletrofisiologia da contração muscular
22. Eletromiograma durante o encurtamento e alongamento muscular
23. Sinergias motoras biomecânicas

Métodos de Ensino

Exposição de matéria oralmente com auxílio de meios audiovisuais e utilização de programas de cálculo. Utilização do método direto e dedutivo na apresentação dos conceitos. Ensino centrado no aluno, como facilitador da aprendizagem através da investigação, e leitura de artigos e documentos, promovendo a verdadeira compreensão e valorizando o trabalho cooperativo e colaborativo entre os elementos do grupo. As aulas teórico-práticas terão com base problemas que acompanham a matéria teórica com uma forte participação dos alunos no processamento de dados com os recursos ministrados.
O processo de avaliação compreenderá: (i) 1 frequência (60%), por escrito, ou um exame final escrito (60%); (ii) desenvolvimento de um relatório individual sobre a aplicação de métodos de análise do movimento humano (40%).

Bibliografia

Fernades, O., Gonçalves, B., Martin, J., & Cortes, N. (2021). Effects of body mass index on segment coordination and joint variability in running. In R. Fernades, A. Medieros, & R. Garganta (Eds.), New Studies on Anthropometry: Nova Science. https://novapublishers.com/shop/new-studies-on-anthropometry/

Winter, D. A. (2009). Biomechanics and Motor Control of Human Movement: Wiley.

Nordin, M., Frankel, V. H., & Leger, D. (2012). Basic Biomechanics of the Musculoskeletal System: Wolters Kluwer/Lippincott Williams & Wilkins Health.