2023

Práticas de Execução Contemporâneas II

Nome: Práticas de Execução Contemporâneas II
Cód.: MUS01928L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Promover o conhecimento, teórico e prático, das principais correntes estéticas musicais desenvolvidas em Portugal desde 1960 até hoje, através da abordagem de compositores e obras paradigmáticas e da compreensão de aspectos específicos de sistemas de composição utilizados no espaço geográfico e no período em estudo.
- Desenvolver competências técnicas, expressivas e analíticas relativamente ao repertório em questão, como:
- Identificação de particularidades de execução instrumental e de dificuldades de carácter técnico
- Aquisição de competências ao nível da execução de estruturas rítmicas e melódicas complexas, bem como da abordagem tímbrica das partituras em estudo
- Reconhecimento e domínio de inovações relativas a novas formas de notação
- Estimular uma abordagem performativa autónoma do repertório em questão.
- Possibilitar o conhecimento de formas de notação musical específicas.
– Abordar características e singularidades da música eletroacústica portuguesa.

Conteúdos Programáticos

A UC inclui duas componentes, teórica e prática. A primeira versa sobre:
- A música portuguesa na primeira metade do séc. XX:
- Anos 60-70: J. Peixinho, C. Rosa, A. Salazar, C. Lima. A fundação do GMCL e outros grupos.
- Anos 80: E. Nunes, C. Bochmann, J. P. Oliveira, A. Sousa Dias, A. Pinho Vargas, A. Vasques Dias. As Escs. Sups. de Música e o ensino da composição em Portugal.
- Anos 90: M. Azguime, J. Madureira, C. Caires, L. Tinoco, P. Amaral, I. Soveral, A. Chagas Rosa.
- A criação musical portuguesa desde 2000.
A vertente prática incide sobre obras do repertório português (compositores portugueses ou residentes em Portugal) do período em estudo, para instrumentos solistas ou pequenas formações de câmara, nas suas vertentes estética, técnica e interpretativa. 
Numa e noutra, o contacto com compositores selecionados será estimulado, tanto em contexto de aula como por iniciativa dos alunos, nomeadamente no âmbito da pesquisa a efetuar para a realização do trabalho escrito final.

Métodos de Ensino

Apresentação inicial do programa geral da UC e definição das obras musicais específicas a serem trabalhadas na componente prática ; essa definição será da responsabilidade do docente, atendendo embora a aspetos motivacionais próprios a cada aluno.
Aulas em conjunto baseadas numa tipologia de ensino interativa, incluindo exposição por parte do docente (na componente teórica) e execução prática por parte dos discentes (na componente prática), comentários, exemplificação, indicações, feedback, reforço, práticas de avaliação formativa e de autoavaliação, indicação circunstanciada do trabalho individual a realizar até à aula seguinte e definição antecipada do respetivo plano.
Metodologia de avaliação:
- ponderação de parâmetros de avaliação contínua relativos a assiduidade, pontualidade e participação em situação de aula: 10% da nota final.
- Prova de Frequência prática: 60%
- Trabalho escrito: 20%; apresentação em aula do trabalho escrito: 10%

Bibliografia

AZEVEDO (Sérgio), A invenção dos sons: uma panorâmica da composição em Portugal hoje, Lisboa, Caminho, 1998, 629 p.
CASTELO-BRANCO (Salwa) (dir.), Enciclopédia da Música em Portugal no séc. XX, Lisboa, Círculo de Leitores, 2010, 1455 p.
MONTEIRO (Francisco), The Portuguese Darmstadt Generation -The Piano Music of the Portuguese Avant-Garde, Dissertação de Doutoramento, University of Shefield (R. U.), 2003, 363 p.
PEIXINHO (Jorge), Escritos e entrevistas (coord. Paulo de Assis), Lisboa, CESEM-CM, 2010, 404 p.
TELLES (Ana), "La création musicale portugaise aujourd'hui", in Musicologies, nº 8, Paris, OMF, 2011, p. 71-85
Idem, "O Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e a criação musical portuguesa: 40 anos de história", in Atas do Colóquio Jorge Peixinho: Mémoires Miroirs, Lisboa, Colibri, 2012, p. 203-214

Equipa Docente