2023
Design Digital
Nome: Design Digital
Cód.: VIS12856L
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica:
Design
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
O contexto de I&D situa-se ao nível do ethos do indivíduo-designer e na sua capacidade de Ser (curioso, inspirador, imaginativo, ativista, bem-humorado, crítico, resiliente, responsável, eticamente comprometido, perseverante, comunicador, tolerante, atento ao detalhe, inventivo, motivado...)
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Os objetivos gerais de aprendizagem promovem o desenvolvimento de capacidades de visão estratégica (revolucionar) e de ação (empreender) num ambiente colaborativo inspirador.
a. Saber fazer uso da investigação como instrumento estratégico potenciador da partilha do conhecimento e da cultura;
b. Saber definir e integrar um itinerário metodológico expedito em projetos culturais de elevada complexidade;
c. Saber provocar e convocar a inspiração para configurar um conceito inovador de curadoria, com significado e valor cultural;
d. Saber descobrir e definir uma oportunidade de divulgação cultural e uma estratégia de comunicação digital única;
e. Saber usar, com destreza, as tecnologias digitais para representar, testar e comunicar um projeto com um elevado nível de rigor e detalhe técnico;
f. Ser capaz de reunir e trabalhar o aparato crítico de um modo operativo para a produção dos conteúdos; g. Estimular o empreendedorismo em Design.
a. Saber fazer uso da investigação como instrumento estratégico potenciador da partilha do conhecimento e da cultura;
b. Saber definir e integrar um itinerário metodológico expedito em projetos culturais de elevada complexidade;
c. Saber provocar e convocar a inspiração para configurar um conceito inovador de curadoria, com significado e valor cultural;
d. Saber descobrir e definir uma oportunidade de divulgação cultural e uma estratégia de comunicação digital única;
e. Saber usar, com destreza, as tecnologias digitais para representar, testar e comunicar um projeto com um elevado nível de rigor e detalhe técnico;
f. Ser capaz de reunir e trabalhar o aparato crítico de um modo operativo para a produção dos conteúdos; g. Estimular o empreendedorismo em Design.
Conteúdos Programáticos
Os conhecimentos, aptidões e competências desenvolvem-se num nível de complexidade elevado e aplicam-se na temática da curadoria, com enfoques no conceito inovador e na estratégia digital integrada (UI / IxD / UX).
Conteúdos programáticos orientados para a(s) temática(s) e projecto(s) a desenvolver: 1. Organização e gestão da complexidade;
2. Estratégias de comunicação em meios digitais;
3. Inovação em comunicação digital;
4. Curadoria de conteúdos e audiências; 5. Casos de estudo.
Conteúdos programáticos orientados para a(s) temática(s) e projecto(s) a desenvolver: 1. Organização e gestão da complexidade;
2. Estratégias de comunicação em meios digitais;
3. Inovação em comunicação digital;
4. Curadoria de conteúdos e audiências; 5. Casos de estudo.
Métodos de Ensino
São privilegiados os métodos ativos que reforcem o envolvimento, o interesse, a análise e a capacidade crítica dos alunos.
AVALIAÇÃO
Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um dos dois regimes: Avaliação Contínua ou Final. 1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA Componentes de avaliação: a) Participação nas aulas: 20%; b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %; c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%. 2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%; b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
AVALIAÇÃO
Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um dos dois regimes: Avaliação Contínua ou Final. 1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA Componentes de avaliação: a) Participação nas aulas: 20%; b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %; c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%. 2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%; b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
Bibliografia
STEELE, Julie (2010). Beautifull visualization: looking at data through the eyes of experts (theory in practice). Sebastopol, CA: OReilly Media.
LAL, Raj (2013). Digital design essentials: 100 ways to design better desktop, web, and mobile interfaces. Beverly: Rockport Publishers.
LUPTON, Ellen (2014). Type on screen: a critical guide for designers, writers, developers, and students. New York: Princeton Architectural Press.
GRASS, Tino (2013). Typorama: the graphic work of Philippe Apeloig. London: Thames & Hudson BOSLER, Denise (2012). Mastering type: the essential guide to typography for print and web design. Cincinnati, Ohio: How Books.
LAL, Raj (2013). Digital design essentials: 100 ways to design better desktop, web, and mobile interfaces. Beverly: Rockport Publishers.
LUPTON, Ellen (2014). Type on screen: a critical guide for designers, writers, developers, and students. New York: Princeton Architectural Press.
GRASS, Tino (2013). Typorama: the graphic work of Philippe Apeloig. London: Thames & Hudson BOSLER, Denise (2012). Mastering type: the essential guide to typography for print and web design. Cincinnati, Ohio: How Books.
Equipa Docente
- Paulo Jorge Maldonado Carvalho Araújo [responsável]