2023

Projetos de Artes Plásticas e Multimédia I

Nome: Projetos de Artes Plásticas e Multimédia I
Cód.: VIS12767L
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica: Arte Multimédia, Artes Plásticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação


Disciplina de desenvolvimento de projeto livre em Artes Visuais ou Multimédia, com acompanhamento e orientação tutorial por parte de quatro docentes.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Adquirir a capacidade de desenvolver uma linguagem artística pessoal, contemporânea, demonstrando o
domínio dos processos operativos e técnicos relativos às tecnologias, linguagens e modos de expressão aprendidas
ao longo do curso nas artes plásticas e na multimédia, em função dos seus interesses;
- Contextualizar o projecto recorrendo à pesquisa de conceitos, temáticas, obras, autores, bem como outras
áreas do saber que possam enriquecer o trabalho do aluno;
- Refletir sobre o processo da criação artística desenvolvendo a capacidade de investigação, sentido crítico e
rigor;
- Aprofundar a linguagem híbrida no contexto das práticas artísticas contemporâneas caracterizadas pela interpenetração
das fronteiras disciplinares, tendo em consideração a diversidade de meios de expressão e as referências
utilizadas num projecto;
- Compreender a relação e diálogo entre a obra, o espaço e o espectador para saberem apresentar publicamente
os trabalhos em espaços expositivos, reais ou virtuais.

Conteúdos Programáticos

1. Conceptualização, planificação e calendarização do projecto.
• Desenvolvimento de um projeto artístico pessoal através da selecção de um tema (conceito, imagem, autor,
entre outros). Apresentação, por cada aluno, de um texto justificando a razão da sua escolha. Esta fase do processo
criativo permitirá ao aluno uma maior compreensão do trabalho que pretende desenvolver e a sua planificação
e calendarização.
2. Desenvolvimento e aprofundamento de práticas laboratoriais artísticas no âmbito do projecto.
• Realização de estudos e de experiências técnicas, elaborados por meio de modos operativos próprios de cada
tecnologia, de modo a descobrir as melhores soluções para os seus trabalhos finais.
3. Selecção, instalação e apresentação do trabalho artístico.
• Finalização do projecto. Selecção, com o auxílio do professor, dos seus trabalhos mais relevantes bem como
planeamento e realização da instalação dos mesmos para a avaliação final semestral.

Métodos de Ensino

O programa consiste em exercícios, exposições teóricas dos conteúdos e visitas de estudo. A avaliação é contínua tendo em conta: assiduidade; empenho; criatividade; evolução, e; domínio de conhecimentos. Terão lugar provas de avaliação contínua e uma final avaliada por um júri composto pelo docente da disciplina e docentes do curso.



Na ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou Avaliação Final. As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA guiam-se pelo regime de Avaliação Final.



1. AVALIAÇÃO CONTÍNUA:

a) Participação nas aulas: 20%;

b) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente e submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica: 40 %;

c) Apresentação e defesa do trabalho realizado nas aulas: 40%.

– Classificação Final: soma de a), b) e c).



2. AVALIAÇÃO FINAL:

a) Trabalho desenvolvido nas aulas com o docente: 40%;

b) Prova sobre os conteúdos da disciplina: 60%.

– Classificação Final: soma de a) e b).

Bibliografia

Bishop, C. (2005). Installation Art. A Critical History. London: Tate Publishing.
Ellegood, Anne (ed) (2009). Vitamin 3 – D. New Perspectives in Sculpture and Installation. London: Phaidon.
Goldberg, RoseLee (2006). Performance Art: From Futurism to the Present. London: Thames and Hudson.
Harrison, Charles; WOOD, Paul, (eds.) (2004). Art in Theory 1900 - 2000: An anthology of Changing Ideas. 5th
edition. U.S.A.: Blackwell Publishing.
Kaprow, A. (1993). Essays on the Blurring of Art and Life. Berkley, Los Angels: University of California Press.
Mayer, R. (1993). Dictionary of Art Terms and Techniques, Glasgow, Collins.
Oliveira, Nicolas de; OXLEY, Nicola; PETRY, Michael (2003). Installation Art in the New Millennium: The Empire of
the Senses. London: Thames & Hudson Ltd.
Rush, Michael (2005). New Media in Art. London: Thames & Hudson Ltd.
Sabino, Isabel coord. (2013) Com ou sem tintas : composição, ainda? / Lisboa : CIEBA, 2013, ISBN: 978-989-8300-54-6. BGUÉ