2023

Novos Paradigmas Culturais

Nome: Novos Paradigmas Culturais
Cód.: LLT12741L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Literatura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Conhecer os termos, técnicas analíticas e estratégias interpretativas dos Estudos Culturais;
2. Usar abordagens interdisciplinares críticas para examinar os diferentes modos como os processos culturais
são produzidos, formados, distribuídos, consumidos e respondidos;
3. Aprender perspetivas críticas interdisciplinares para examinar os diversos e por vezes contestados
significados dos processos e objetos culturais, estabelecendo um conhecimento básico dos paradigmas
teóricos dos Estudos Culturais;
Os estudantes adquirirão a competência de conhecer alguns dos principais antecedentes históricos de aspetos
centrais dos Estudos Culturais, e estarão familiarizados com alguns dos principais aspetos sociais, políticos,
económicos e culturais da contemporaneidade. Revelarão capacidade de estudo e de trabalho autónomo,
escrevendo e pensando de forma crítica utilizando a terminologia adequada.

Conteúdos Programáticos

1. As origens: dos estudos literários aos estudos culturais
1.1. A tradição de cultura e civilização
1.2. Culturalismo, marxismo, estruturalismo
2. Os parâmetros dos Estudos Culturais;
2.1. A disciplina dos Estudos Culturais;
3 Conceitos chave dos Estudos Culturais;
3.1.Representação; ideologia, Experiência; Poder, Identidade; Género
4. Topografias da cultura;
5. Subculturas e Postsubculturas;
6. A post-modernização da vida quotidiana;
7. Cultura e a post-humanidade

Métodos de Ensino

Através da discussão, investigação e produção escrita, os alunos aprendem as várias dimensões dos Estudos
Culturais, entendendo-os nos seus contextos sociais, estéticos, éticos e políticos mais latos.
Os alunos desenvolverão a sua investigação em trabalhos orais (30%)e escritos (50%), com especial enfoque na
capacidade de análise crítica e leitura dos textos sugeridos, aliando a teoria e a prática.
A lecionação da unidade curricular assenta em sessões presenciais de tipo teórico-prático, preparadas através
de leituras prévias que suscitem o debate em aula e o diálogo à volta de questões pertinentes do programa, bem
como a compreensão plena dos tópicos propostos.
Haverá também sessões práticas, reputando-se fundamental o gradual trabalho autónomo dos estudantes e o
seu empenhamento fora das horas formais de ensino. Terão lugar trabalhos individuais ou em grupo escritos
e/ou orais (20%). A avaliação é preferencialmente contínua e a lecionação poderá ser em português ou em
inglês.

Bibliografia

Barker, Chris (2008). Cultural Studies. Theory and Practice. London: Sage.
Grossberg, Lawrence, et. al (1992). Cultural Studies. London: Routledge.
Grossberg, Lawrence. (2010) Cultural Studies in the Future Tense. Duke University Press.
Inglis, Fred (1993). Cultural Studies. Oxford: Blackwell.
McRobbie, Angela. (2005). The Uses of Cultural Studies. London: Sage.
Rado, Lisa. (2015). Modernism, Gender and Culture. London: Routledge
Storey, John. (2015). Cultural Theory and Popular Culture. London: Routledge.
Williams, Raymond. (1983). Culture and Society: 1780-1950. Columbia University Press.
Williams, Raymond. (1983). Keywords: A Vocabulary of Culture and Society. London: Fontana Press.
Wolfe, Cary. (2010). What is Posthumanism? Minneapolis: University of Minnesota Press.

Equipa Docente