2023

Cultura, Arte e Património

Nome: Cultura, Arte e Património
Cód.: HIS12743L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História da Arte

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Dotar os discentes dos conhecimentos necessários à compreensão, à contextualização e à problematização,
quer à dimensão de um território inter-regional quer num mundo global, do papel da cultura e da arte enquanto
patrimónios de uma comunidade na construção e na consolidação de uma identidade coletiva, no seu
desenvolvimento e na sua sustentabilidade.
Compreender a relevância da Herança Cultural na construção e na consolidação das identidades de uma
comunidade (local, regional, nacional) multiforme no contexto uniformizador da globalização, nos seus
interfaces com os avanços tecnológicos do mundo moderno.
Abordar criticamente a arte como uma das manifestações culturais que melhor têm representado e representam
a identidade, os valores e o sentido de uma comunidade, mas também a sua complexidade, as suas
contradições, os seus conflitos e o individual.
Entender o património como motor e/ou reativação dos potenciais artísticos do presente.

Conteúdos Programáticos

1. Valores, ideologias e políticas culturais contemporâneas da arte e do património.
1.1 Globalização, nacionalismos, regionalismos e o local.
1.2 Eurocentrismo e pós-colonialismo.
1.3 Do pós-modernismo ao pós-humano.
1.4 Políticas e usos do passado: memória, história e esquecimento.
1.5 Identidade e alteridade.
1.6 Comunidades imaginárias?
2. As práticas e os usos contemporâneos da cultura, da arte e do património em debate.
2.1 Cultura, arte, património como instrumentos de resiliência e sustentabilidade.
2.2 Cultura, arte, património e desenvolvimento regional: turismo, industrias criativas e design.
2.3 O património e a construção das identidades coletivas (nacionais, regionais e locais).
2.4 Arte e alteridade.
2.5 Arte, contradição e conflito.
2.6 Arte, media e tecnologia.
2.7 Património digital e “inteligente”.
2.8 As políticas de conservação.

Métodos de Ensino

Na unidade curricular serão utilizadas duas metodologias: a 1ª parte está organizada em aulas expositivas,
lecionadas pelo coordenador da disciplina, a 2ª parte decorrerá em regime de seminários (S), de conferências
realizadas por oradores convidados e de visitas (TC) às instalações de entidades ligadas à produção e gestão
cultural, artística e patrimonial.
A componente letiva S concretizar-se-á em:
a. atividades promovidas pelas entidades parceiras (exposições, ciclos de cinema, conferências, debates,
leituras)
b. atividades promovidas por docentes do Curso.
De modo a promover uma dinâmica participativa por parte dos alunos nos seminários e nas conferências, estes
deverão preparar a apresentação de um dos temas abordados nos seminários, duas perguntas a colocar nos
debates dos seminários ou aos oradores.

Avaliação:
1 frequência (a realizar após a 1ª parte do debate) - 25%;
participação em seminários e conferências - 40%;
relatórios semanais das conferências e debates (1 pág. A4)- 35%.

Bibliografia

M. Anico, E. Peralta - Heritage and Identity: engagement and demission in the contemporary world. London:
Routledge, 2009.
B. Anderson - Comunidades Imaginárias. Reflexões sobre a origem e a expansão do nacionalismo. Lisboa:
Edições 70, 2005.
J. Ballart - El Patrimonio Histórico y Arqueológico: Valor y Uso. Barcelona: Ariel, 1997.
P. Connerton - How societies remember. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
C. Fortuna - “Património, turismo e emoção”. Revista Crítica de Ciências Sociais, 97, 2012, 23-40.
M. Halbwachs - La mémoire collective. Paris: Presses Universitaires de France, 1968.
A. Huyssen - Twilight Memories. Marking time in a Culture of Amnesia. New York: Rutledge, 1995.
D. Lowenthal - The Past is a Foreign Country. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.
L. Smith - The Uses of Heritage. London: Routledge, 2006.
P. Wright - On living in an old country. London: Verso, 1985.