2023

Problemas de Metafísica e Epistemologia I

Nome: Problemas de Metafísica e Epistemologia I
Cód.: FIL12728L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

I. Alcançar um conhecimento da articulação entre os problemas metafísicos, epistémicos e epistemológicos, no
pensamento filosófico da Antiguidade ao início da Idade Contemporânea.
II. Ser capaz de relacionar esse conhecimento histórico com os momentos significativos da história da ciência e
da tecnologia, possibilitando a compreensão dos sistemas metafísicos, das conceções epistemológicas e das
crises científicas, em articulação com a tradição propriamente filosófica e as conceções culturais prevalecentes.
III. Alcançar uma compreensão comparativa, ainda que introdutória, dos sistemas não-ocidentais de
conhecimento (Í ndia, China, Mundo Islâmico) que estabeleceram relevantes tradições epistemológicas e
metafísicas.
IV. Problematizar filosoficamente a noção de "verdade", a articulação crucial entre as perspetivas epistémicas,
epistemológicas, por um lado,a a sua dimensão metafísica, por outro.

Conteúdos Programáticos

1.A dimensão problemática do conhecimento e da verdade: aspetos epistémicos, epistemológicos, lógicos e
metafísicos. Conhecer e agir, pensar e viver: perceção, raciocínio, judicação e argumentação.
2. A "philosophia" como "modo de vida" e os debates fundamentais entre as correntes doutrinárias, da
Antiguidade Clássica até ao final do Helenismo. O ceticismo e a vida parrética. Referências à China e à Í ndia.
3. As controvérsias doutrinais durante a Idade Média. A problematização da inteleção. O problema dos
universais e a crise da Escolástica. A questão da individuação. Ciência e Tecnologia medievais. Os
desenvolvimentos paralelos no Mundo Islâmico.
4. As principiais conceções epistemológicas, de Nicolau de Cusa a Kant. Magia, religião e humanismo e a
“ciência moderna”. Do paradigma galilaico-cartesiano à conceção newtoniana de ciência. Controvérsias entre os
“empiristas“ e os “racionalistas”. O alcance do projeto crítico de Kant: conhecer, agir, julgar.

Métodos de Ensino

A lecionação conjuga as exposições pelos docentes, com metodologias ativas, que envolvem a participação, o
envolvimento e a apresentação de trabalhos pelos alunos:
1. Exposição oral dos conteúdos programáticos teóricos, auxiliada, sempre que possível, por meios
audiovisuais;
2. Sumários desenvolvidos das matérias lecionadas, com indicação de textos de apoio específicos;
3. Leitura, análise e reflexão de textos selecionados e apresentação oral dos mesmos;
4. Estudo individual e em grupo;
5. Participação em conferências de interesse para a UC;
6. Acompanhamento tutorial presencial e à distância (htpp://www.moodle.uevora.pt )

Avaliação:
O Regulamento Académico prevê duas modalidades de avaliação - avaliação contínua e avaliação por exame.
Avaliação contínua: 4 textos escritos de recensão bibliográfica (conjunto 50%) e a elaboração de trabalho final
(50%);
Avaliação final: prova escrita e oral de exame.

Bibliografia

BLANC, Mafalda. Metafísica do Tempo. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.
BRANDÃO DA LUZ, José Luís. Introdução à Epistemologia. Lisboa: IN-CM, 2001.
CASSIN, B. O Efeito Sofístico. São Paulo: Editora 34, 2005.
COLLINS, R. The Sociology of Philosophies. A Global Theory of Intellectual Change. Cambridge
Mass.): Harvard University Press, 1998.
COMBÉS, J. Études neoplatoniciennes. Géneve: Millon, 1989.
COOPER, D. E., (ed.). Metaphysics. The Classic Readings. Oxford: Blackwell, 2000.
KIM, J.- SOSA, E. A Companion to Metaphysics. Oxford: Blackwell, 1995.
KOYRÉ, A. Do mundo fechado ao universos infinito. Lisboa: Gradiva, 2006.
ROSS, S. D. Metaphysical Aporia and Philosophical Heresy. New York: SUNY, 1989.
SHEFFER, S. A Revolução Copernicana. Lisboa: Celta, 1999.
TAYLOR, C. Sources of the Self. The Making of the Modern Identity. Cambridge (Mass.): Harvard University
Press, 1995.

Equipa Docente