2023

Problemas Aprofundados de Filosofia Contemporânea

Nome: Problemas Aprofundados de Filosofia Contemporânea
Cód.: FIL12624D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A UC apresenta criticamente algumas das temáticas centrais da contemporaneidade filosófica, discutindo as diferentes posições que suscitam.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Desenvolver competência para o tratamento de questões importantes da contemporaneidade filosófica.
Fomentar nos estudantes a prática duma abordagem metodologicamente coerente das temáticas dos
seus projectos nascentes
Integração dos estudantes em linhas de investigação dos docentes do curso.
Prática do trabalho académico, formalmente correcto, conceptualmente preciso e bem estruturado.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1:
1) A filosofia de Jacques Derrida:
Desconstrução e Método.
Desconstrução, phonè e escrita. O que significa dizer que não há nada exterior ao texto?
Uma releitura contemporânea do Fedro de Platão.
Desconstruindo (sob a forma de uma entrevista): “A Linguagem (Le Monde ao telefone)”, 1982.

2) Método e mediação:
História: reflexão exterior e travessia da coisa mesma (Sócrates, Aristóteles, Hegel).
Modernidade: da crise dos fundacionalismos à teoria crítica e ao plano de imanência.
Contemporaneidade: colapso dos métodos nos media.
Teorias da mediação e erradicação do Primum metafísico: papel da estética na ontologia.

3) Caminhos contemporâneos da metafísica:
Do enigma de “haver ser” ao “haver, verbo do espírito”: Parménides e Pessoa, Heidegger e José
Marinho.
Crer, conhecer e agir, fundações e fundamentos. A renovação do sentido de habitus.
O habitar e a problematização das relações entre humanos e não humanos. A paisagificação da cultura
e as novas paisagens.

Métodos de Ensino

Os módulos funcionarão em regime de seminário, com metodologia teóricoprática:
exposição, acompanhada de leitura e comentário de textos. Privilegia-se o debate, que se procurará que
envolva todos os participantes e que ocupe uma parte substancial das sessões. Eventualmente, poderá a
lecionação integrar sessões realizadas por conferencistas convidados ou ser ampliada mediante a
participação dos estudantes em encontros científicos, que tenham lugar acerca de temas/áreas afins.

A avaliação basear-se-á em:
1) assiduidade e participação activa (10%);
2) cada estudante terá de realizar pelo menos uma apresentação oral sobre uma via metodológica, ou
sobre um texto ou tema analisado nessa perspectiva, ou um relatório duma aula (20%);
3) no final do semestre, deverá entregar um ensaio de c. 10 pp. relativo a um dos módulos lecionados
ou das conferências integradas (70%).

Bibliografia

Módulo 1:
BENNINGTON, G. , Jacques Derrida. Paris: Seuil, 1991.
DERRIDA, J., “La pharmacie de Platon”, La Dissémination. Paris: Seuil, 1972.
DERRIDA, J., “Le langage (Le Monde au teléphone)”, Douze leçons de philosophie. Paris: La
Découverte/Le Monde, 1985.
DERRIDA, J., Psyché. Inventions de l’autre. Paris: Galilée, 1987.
PLATÃO, Fedro.

Módulo 2:
ADORNO, O ensaio como forma [trad. port. moodle].
DELEUZE, G., Conversações, Lx, Fim de Século, 2003.
GIL, J., A imagem-nua e as pequenas percepções, Lx, Relógio d’Água, 1996.
KANT, E., Crítica da Faculdade do Juízo, Lx, Imprensa Nacional, 1990.
MANOVICH, Software takes command, NY, Bloomsbury, 2013.
McLUHAN, M., The Playboy Interview (online).

Módulo 3:
GIL, F., Tratado da Evidência. Lisboa. IN-CM, 1996.
Gil, F. , La Conviction. Paris: Flammarion, 2000.
DESCOLA, Ph., Au delà nature et culture. Paris: Gallimard, 2005.
ENES, J., Noeticidade e Ontologia. Lisboa: IN-CM, 1998.
MARINHO, J. Teoria do Ser e da Verdade. Tomo I, II e III. Lisboa: INCM, 2008-15.

Equipa Docente