2023

Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música II

Nome: Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música II
Cód.: MUS11176M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Três aulas do semestre são leccionadas por especialistas da área. Uma aula com um colega especialista de sopros metais. Uma aula com um colega especialista em piano. Uma aula com um colega especialista em canto.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música II visa desenvolver e promover a identidade artística do indivíduo em articulação com o perfil e atividade profissional no domínio do ensino, desenvolvendo também competências no domínio da investigação e reflexão crítica relativamente aos modelos educativos e práticas pedagógico-musicais, tais como:
- Teorias da Aprendizagem Musical
- Princípios Fundamentais para o processo de Ensino-Aprendizagem de Música
Esta unidade curricular pretende abordar o contexto de aula individual e música de câmara, sob os seguintes prismas:
- O Papel da Ética e da Moral no Ensino Vocacional de Música
- A importância da Música de Câmara no Ensino Vocacional de Música
A unidade curricular inclui também o desenvolvimento das capacidades educativas, reflexivas e criativas do futuro docente de música nas vertentes individuais e música de câmara, tais como:
- A Globalização e o Ensino à distância
- A utilização das novas tecnologias na Didática Musical.

Conteúdos Programáticos

A racionalidade e a sistematização como paradigmas básicos da ação educativa
O Papel da Ética e da Moral no Ensino Vocacional de Música
Teorias da Aprendizagem Musical (Gordon, Kodaly, Willems, Dalcroze, Martenot, Suzuki)
Questões científicas para a verificação e correção de abordagens ao ensino vocacional de música em contexto de aula individual e música de câmara
A importância da Música de Câmara no Ensino Vocacional de Música
Abordagem a técnicas de ensino da área de docência
Princípios Fundamentais para o processo de Ensino-Aprendizagem de Música
- Hábitos de Leitura e Escuta Musical
- Leitura à primeira vista
- Aprendizagem entre pares
- Gravação
- Participação em Audições / Concertos
A utilização das novas tecnologias na Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música
A Motivação como fator essencial para um Ensino Eficaz
Métodos de ensino - aprendizagem em diferentes contextos.
A Globalização e o Ensino à distância.

Métodos de Ensino

- Abordagem teórico-prática referente ao contexto profissional de docência;
- Exposição teórica dos conteúdos e exercícios a desenvolver;
- Análise, reflexão e pesquisa sobre os conteúdos e exercícios a desenvolver (objetivos e resolução de dificuldades);
- Proposta de novas ferramentas técnicas para o ensino da área de docência;
-Modalidades de Avaliação:
Avaliação Contínua (com os seguintes parâmetros a considerar):
Assiduidade e Participação nas aulas - 20 %
2 trabalhos escritos e respetiva apresentação - 30 %
1 Teste escrito - 50 %
Avaliação Final (com os seguintes parâmetros a considerar):
2 trabalhos escritos e respetiva apresentação - 40 %
1 Teste escrito - 60 %

Bibliografia

Arends R. (2008). Aprender a Ensinar. Lisboa: Mc Graw Hill
Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação – Uma Introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora
Booth, E. (2009). The Music Teaching Artist’s Bible. Becoming a Virtuoso Educator. New York: Oxford University Press.
Ribeiro, A. & Ribeiro, L. (1990). Planificação e Avaliação do Ensino-Aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta
Fisher, C. (2010). Teaching Piano in Groups. New York: Oxford University Press.
Gordon, E. (2000). Teoria de Aprendizagem Musical. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Lopes E. (2011). Perspetivando o Ensino do Instrumento Musical no Séc. XXI: Évora: Universidade de Évora
Pinto, M. L. (2002), Práticas educativas numa sociedade global. Porto, Edições ASA
Schleuter, S. (1997). A sound approach to teaching instrumentalists. Belmont CA: Schirmer
Tranchefort, F. R. (1989). Guia da Música de Câmara. Lisboa: Gradiva – Publicações, Lda.

Equipa Docente