2024

Gestão Estratégica

Nome: Gestão Estratégica
Cód.: GES10935M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Francês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

É uma UC de conteúdos mais desenvolvidos na área da estratégia, privilegiando a abordagem holística e de prazo alargado, fazendo a ponte entre a teoria e a prática.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

OBJETIVOS OPERACIONAIS:
A) Desenvolver conhecimento técnico e científico sobre gestão estratégica;
B) Desenvolver consciencialização da importância da estratégia na vida das organizações;
COMPETÊNCIAS:
C) Adquirir capacidades de participação na decisão estratégica.
D) Adquirir e consolidar competências de investigação, de síntese, de crí­tica, de aplicação, de trabalho em equipa, de apresentação escrita e oral e ainda de argumentação.

Conteúdos Programáticos

1 - Introdução;
2 - Quadro conceptual de referência;
3 - Raízes e lógicas evolutivas da estratégia;
4 - O gestor estratégico;
5 - Escolas de abordagem estratégica: tipologias diversas;
6 - Inovação e estratégia;
7 - Planeamento estratégico clássico versus planeamento estratégico moderno: diagnósticos e decisões estratégicas múltiplas.
Estudos de Caso
Janelas estratégicas e Planos Estratégicos.

Métodos de Ensino

a) O método adotado para aquisição e desenvolvimento de conhecimento é baseado no designado modelo "ensino-investigação-aplicação", articulado com o método "role-playing",pelo que as sessões letivas compreendem: sessões expositivas, sessões de trabalho em equipa e de apresentação e discussão dos trabalhos realizados;
b) Os materiais de apoio são disponibilizados em formato digital (plataforma e-learning Moodle da Universidade de Évora).
c) A avaliação é baseada no desempenho em diversas provas com ponderações diferenciadas para a classificação final: estudos de caso (10%), teste escrito (50%), trabalhos teóricos «Janelas Estratégicas» ou trabalhos práticos «Plano Estratégico para uma Organização Real» (40%). Provas individuais: teste escrito e um estudo de caso. Provas em grupo: Janelas estratégicas ou plano estratégico e um estudo de caso.

Avaliação

O aluno pode optar entre o regime de avaliação contínua e o regime de avaliação final.
AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
- Um Estudo de Caso (ponderação de 10% para a nota final).
- Um teste escrito tradicional (50%).
- Um trabalho de grupo "Janela Estratégica" ou "Plano Estratégico para uma Empresa ou Organização" (40%).
AVALIAÇÃO FINAL:
- Um teste de exame tradicional (100% para a nota final).

Bibliografia

1. BARNEY, J. & WHESTERLY (2019). Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and Cases, Global, ED, 6th Ed.
2. CARDOSO, L. (2011). Estratégia e Competitividade: como vencer nos negócios no ambiente vertiginoso global do século XXI, Verbo, 3ª edição, Lisboa.
3. GRANT, R. & J. JORDAN (2016). Contemporary Strategy Analysis. 9nd. Ed, Wiley.
4. GRANT, R. & J. JORDAN (2015). Foundations of Strategy. 2nd. Ed, Wiley.
5. MINTZBERG, H. (2015). Rebalancing Society. PK. Publishers, Inc. Oakland.
6. STRATEGOR - AA.VV. (2009). Toute la stratégie d’entreprise; Dunod, Paris.
7. TEIXEIRA, S. (2020). Gestão Estratégica, Escolar Editora.
8. WHEELEN, T.; J. HUNGER; A. HOFFMAN & BAMFORD (2019). Concepts In Strategic Management and Business Policy: Globalization, Innovation and Sustainability, Global Ed., 15th Ed.
9. WHITTINGTON, J.; P. REGNÉR, D. ANGWIN, G. JOHNSON & K. SHOLES (2020).Exploring Strategy, Pearson, 12th Ed.

Equipa Docente