2024
Cartografias Literárias
Nome: Cartografias Literárias
Cód.: LLT11314M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Literatura
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Cartografias Literárias procura desenvolver a reflexão em torno da materialidade da literatura, atentando em aspectos que não são considerados na hermenêutica tendo como referência, entre outros, a obra de H. U. Gumbrecht . Propõe-se explorar as contingências históricas e materiais da literatura com ênfase em alguns dos seus cronótopos emblemáticos.
A alteração dos conceitos de fronteiras e de divisões entre sistemas artísticos afectaram profundamente a literatura, diluindo muitas vezes as diferenças entre artes distintas. Interessará a interacção da literatura com artes em que a categoria dominante é a do espaço como fotografia, pintura, ou performance.
Espera-se que os alunos desenvolvam a sua atenção a estes problemas, contribuindo para uma maior consciência dos vectores actuais que envolvem a literatura contemporânea na sua materialidade assim como nas suas potenciais contaminações e hibridismos.
A alteração dos conceitos de fronteiras e de divisões entre sistemas artísticos afectaram profundamente a literatura, diluindo muitas vezes as diferenças entre artes distintas. Interessará a interacção da literatura com artes em que a categoria dominante é a do espaço como fotografia, pintura, ou performance.
Espera-se que os alunos desenvolvam a sua atenção a estes problemas, contribuindo para uma maior consciência dos vectores actuais que envolvem a literatura contemporânea na sua materialidade assim como nas suas potenciais contaminações e hibridismos.
Conteúdos Programáticos
1. Literatura e Materialidade.
2. Teorizações do Espaço e cartografias na literatura.
3. Estudos de caso.
2. Teorizações do Espaço e cartografias na literatura.
3. Estudos de caso.
Métodos de Ensino
Utilização de práticas pluridisciplinares propícias ao cruzamento de saberes; colocação das informações programáticas em debate com os alunos; visionamento de documentários, filmes e outras expressões culturais que complementem as possíveis leituras de obras literárias e de referência crítica.
Avaliação: presença e participação activa e crítica nas aulas; capacidade de iniciativa e investigação; realização de leituras, visionamentos e actividades culturais propostas; qualidade de 1 trabalho de investigação escrito.
Avaliação: presença e participação activa e crítica nas aulas; capacidade de iniciativa e investigação; realização de leituras, visionamentos e actividades culturais propostas; qualidade de 1 trabalho de investigação escrito.
Bibliografia
Benjamin, Walter (2001). Oeuvres II. Paris: Gallimard.
Didi-Huberman, Georges (2011). O que nós vemos, o que nos olha.Porto: Dafne Editora.
Godzich, Wlad (1994). The Culture of Literacy. Havard: Havard University Press.
Gaut, Berys et ali (edit.). (2005). The Routledge Companion to Aesthetics, London, Routledge.
Gumbrecht, Hans Ulrich (2010). Produção de Sentido - O que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Edit. PUC Rio.
Gumbrecht, Hans Ulrich e Pfeiffer, Karl Ludwig (1988). Materialities of Communication. Stanford: Stanford Univ. Press.
Didi-Huberman, Georges (2011). O que nós vemos, o que nos olha.Porto: Dafne Editora.
Godzich, Wlad (1994). The Culture of Literacy. Havard: Havard University Press.
Gaut, Berys et ali (edit.). (2005). The Routledge Companion to Aesthetics, London, Routledge.
Gumbrecht, Hans Ulrich (2010). Produção de Sentido - O que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Edit. PUC Rio.
Gumbrecht, Hans Ulrich e Pfeiffer, Karl Ludwig (1988). Materialities of Communication. Stanford: Stanford Univ. Press.
Equipa Docente
- Armando Duarte Senra Martins [responsável]