2024
Seminário de Investigação
Nome: Seminário de Investigação
Cód.: LLT11247M
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica:
Literatura
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Esta unidade curricular visa o desenvolvimento e a concretização, por cada um dos alunos, do seu projeto de investigação, materializando-o na produção de uma dissertação.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta unidade curricular visa o desenvolvimento e a concretização, por cada um dos alunos, do seu projeto de investigação, materializando-o na produção de uma dissertação.
Assim, os seus objetivos são:
. O desenvolvimento de aptidões gerais de investigação científica de cada aluno, relativas à conceção, adaptação e realização do seu projeto;
. O aprofundamento de competências e aprendizagens desenvolvidas, na área de cada projeto de investigação, de modo a reforçar o respetivo enquadramento temático, teórico e metodológico;
. O estabelecimento de critérios exigentes de investigação académica, das suas práticas e dos seus métodos, ajustados aos padrões de qualidade e de ética académicas;
. A aquisição do domínio prático e crítico de capacidades metodológicas específicas, em ordem à progressiva autonomização da investigação empreendida por cada estudante;
. O desenvolvimento das competências comunicativas dos formandos, nomeadamente as relativas à argumentação e ao debate.
Assim, os seus objetivos são:
. O desenvolvimento de aptidões gerais de investigação científica de cada aluno, relativas à conceção, adaptação e realização do seu projeto;
. O aprofundamento de competências e aprendizagens desenvolvidas, na área de cada projeto de investigação, de modo a reforçar o respetivo enquadramento temático, teórico e metodológico;
. O estabelecimento de critérios exigentes de investigação académica, das suas práticas e dos seus métodos, ajustados aos padrões de qualidade e de ética académicas;
. A aquisição do domínio prático e crítico de capacidades metodológicas específicas, em ordem à progressiva autonomização da investigação empreendida por cada estudante;
. O desenvolvimento das competências comunicativas dos formandos, nomeadamente as relativas à argumentação e ao debate.
Conteúdos Programáticos
Dada a natureza muito específica desta unidade curricular, para cada estudante será definido um programa individualizado de formação, adaptado a cada projeto e de acordo com o tema e âmbito de cada percurso de investigação.
Métodos de Ensino
Apresentação e discussão de conteúdos científicos. Acompanhamento metodológico constante, de que se apontam algumas fases e formas obrigatórias:
1. Ajustamento e concretização do projeto e do cronograma previamente acordados. Circunscrição do tema, estrutura e âmbito da tese, e das principais linhas do seu desenvolvimento e problematização.
2. Orientações teórico-metodológicas precisas e rigorosas.
3. Orientação e seleção bibliográfica geral e específica. Indicações práticas, se necessárias, sobre formas, locais e procedimentos para a pesquisa bibliográfica e/ou outra.
4. Monitorização da pesquisa e dos avanços da aquisição de informação.
5. Orientação continuada dos progressos da atividade de redação. Esclarecimento prático sobre Normas Bibliográficas a utilizar.
6. Leitura, avaliação formativa, comentários e emissão de recomendações sobre os enunciados produzidos.
7. Esclarecimento de dúvidas, lacunas ou desvios informativos, estruturais, lógicos ou metodológicos.
1. Ajustamento e concretização do projeto e do cronograma previamente acordados. Circunscrição do tema, estrutura e âmbito da tese, e das principais linhas do seu desenvolvimento e problematização.
2. Orientações teórico-metodológicas precisas e rigorosas.
3. Orientação e seleção bibliográfica geral e específica. Indicações práticas, se necessárias, sobre formas, locais e procedimentos para a pesquisa bibliográfica e/ou outra.
4. Monitorização da pesquisa e dos avanços da aquisição de informação.
5. Orientação continuada dos progressos da atividade de redação. Esclarecimento prático sobre Normas Bibliográficas a utilizar.
6. Leitura, avaliação formativa, comentários e emissão de recomendações sobre os enunciados produzidos.
7. Esclarecimento de dúvidas, lacunas ou desvios informativos, estruturais, lógicos ou metodológicos.
Bibliografia
Será fornecida a cada aluno indicação bibliográfica geral e específica, adaptada aos seus interesses e ao seu projeto de investigação.
Equipa Docente
- Maria Antónia Sousa Monteiro da Cunha Lima [responsável]