2024

História das Ciências

Nome: História das Ciências
Cód.: FIS15035D
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Física, História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Perceber a dimensão histórica e social das ciências, compreendendo o caminho até ao atual domínio técnico-científico, valorizando a sua integração no ensino secundário e uma perspetiva integrada da cultura humana.
Desenvolver o espírito de seminário, através da análise crítica e discussão de textos e de autores, atenta à própria variedade de abordagens dos historiadores pertencentes a diferentes culturas de investigação.
Pensar o método e natureza da prática científica (e sua interação com a técnica), sobre a sua criatividade e sua especificidade épocal, compreendendo como a reflexão filosófica tem sido fundamental na evolução das ideias científicas.
Conhecer e analisar alguns momentos cruciais no desenvolvimento científico, partindo da análise de autores fundamentais, nomeadamente: a passagem da visão aristotélica à da grande revolução científica, o paradigma mecanicista, Lavoisier e o transformismo biológico, a revolução dos quanta e a relatividade, o atual complexo tecno-científico.

Conteúdos Programáticos

Pluralidade de abordagens na história e na filosofia das ciências e seu interesse para a pedagogia e a formação integral e humanística.
Cosmovisão aristotélica.
Navegações e as pré-condições da Revolução Científica.
Revolução Científica: de Copérnico a Newton.
Kant e a teoria do conhecimento.
Lavoisier: a Química e a respiração dos animais.
Cosmovisão Laplaciana e o desenvolvimento da Termodinâmica.
A consiliência de induções.
O transformismo biológico e o modelo antropológico.
A ultrapassagem do mecanicismo, história e epistemologia.
Quanta, relatividade: ultrapassagem do paradigma clássico.
O lugar da história da ciência.
O homo faber e o valor educativo da história das ciências.
Institucionalização da HFC: criação de revistas e organização de congressos da área.
A estrutura modular da teoria científica.
a tecnociência contemporânea.
A cultura material (laboratórios, instrumentos, coleções de história natural).
A circulação do conhecimento.
A ciência e os valores. Ciência e género.

Métodos de Ensino

A abordagem é de seminário, estudando-se um autor, sua obra e seus textos. Em 2/3 das sessões cabe aos estudantes essa apresentação crítica (autor/texto). Estas sessões contarão com duas figuras obrigatórias – aquele que se ocupa da apresentação do autor e do texto (implicando preparação prévia) e o ‘discussant’, pessoa que prepara o tópico de modo a poder discuti-lo com propriedade. Para cada tópico estará disponível bibliografia pertinente. As sessões serão em parte presenciais (1/3) em parte por via da internet (2/3). Haverá também lugar para sessões com historiadores convidados, de diversas gerações, e para o seu testemunho pessoal das características do seu percurso intelectual.

Avaliação

Cada estudante deverá efetuar uma apresentação e dois ensaios sobre tópicos do programa (um com 1000, outro com 2500 palavras); o ensaio longo demonstrará reflexão profunda sobre um dos tópicos/autores, escolhido por acordo com o professor; o ensaio curto será um comentário a um texto, podendo corresponder a uma prva de avaliação. A classificação será uma média pesada dos ensaios e da apresentação oral.

Bibliografia

Abrantes, P. (2020). Método e ciência. Fino Traço.
Cohen, F. (1994). The Scientific Revolution: A Historiographical Inquiry. Univ. of Chicago Press.
Darrigol, O. (2014). Physics and necessity. Oxford Univ. Press.
Daston, Lorraine (ed.) (2000). Biographies of Scientific Objects. University of Chicago Press.
Martins, H. (2011). Experimentum humanum. Relógio de Água.
Koyré, A. (2001). Do mundo fechado ao universo infinito. Gradiva.
Kuhn, T. S. (1997). A estrutura das revoluções científicas. Editora Perspectivas.
Príncipe, J. (2015). Évora Studies in the Philosophy and History of Science In Memoriam Hermínio Martins. Caleidoscópio.
Raj, Kapil (2007). Relocating Modern Science: Circulation and the Construction of Knowledge in South Asia and Europe, 1650–1900. Palgrave Macmillan.
Stengers (1993). L’invention des sciences modernes. Ed. La Découverte.
Endersby, Jim (2007). A Guinea Pig's History of Biology: The Plants and Animals Who Taught Us the Facts of Life. Harvard University Press.

Equipa Docente