2024
Atividade Física Adaptada
Nome: Atividade Física Adaptada
Cód.: DES14175L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Esta UC dota os alunos de conhecimentos e competências ao nível da inclusão e promoção do desenvolvimento de pessoas com deficiência, tendo a atividade física e o movimento como mediadores. Destaca-se a procura de adaptações no domínio do movimento de acordo com as caraterísticas de cada pessoa.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sobre:
-diversas áreas da atividade física adaptada (AFA) e da inclusão
-conceitos de deficiência, limitações de atividade e restrições de participação
-características dos vários tipos de deficiência (motora, sensorial e inteletual)
-modelo social na deficiência
-organização nacional/internacional do desporto para pessoas com deficiência e os tipos de classificação no âmbito do desporto adaptado
-medidas e modelos de adaptação (e.g, modelo STEP) em AFA
-características de diversos desportos para pessoas com deficiência
Pretende-se que os alunos adquiram competências sobre:
-adaptação de instrumentos didáctico-pedagógicos para inclusão de pessoas com deficiência
-utilização de factores como ambiente, tarefa, regras e instrução em AFA
-diversos skills e organização do desporto adaptado
-estratégias de facilitação (e de remoção de barreiras) para aumentar a participação de pessoas com deficiência em programas de movimento
-diversas áreas da atividade física adaptada (AFA) e da inclusão
-conceitos de deficiência, limitações de atividade e restrições de participação
-características dos vários tipos de deficiência (motora, sensorial e inteletual)
-modelo social na deficiência
-organização nacional/internacional do desporto para pessoas com deficiência e os tipos de classificação no âmbito do desporto adaptado
-medidas e modelos de adaptação (e.g, modelo STEP) em AFA
-características de diversos desportos para pessoas com deficiência
Pretende-se que os alunos adquiram competências sobre:
-adaptação de instrumentos didáctico-pedagógicos para inclusão de pessoas com deficiência
-utilização de factores como ambiente, tarefa, regras e instrução em AFA
-diversos skills e organização do desporto adaptado
-estratégias de facilitação (e de remoção de barreiras) para aumentar a participação de pessoas com deficiência em programas de movimento
Conteúdos Programáticos
1)Enquadramento da área da atividade física adaptada (AFA)
Recreação, educação, reabilitação e desporto de rendimento
2)Conceitos da Organização Mundial de Saúde (CIF)
Deficiência, limitações de atividade e restrições de participação
3)Caraterização de vários tipos de deficiências e outras condições
Deficiência: motora, sensorial e inteletual
Asma e epilepsia
4)Inclusão
Conceito, história e repercussões em vários domínios sócio-culturais
5)Movimento Paralímpico
História
Organização nacional e internacional
Modalidades desportivas
Participação portuguesa
Elegibilidade, classificação (funcional e médica)
6)Participação de pessoas com deficiência em vários contextos de atividade física/movimento
Como retirar barreiras e promover facilitadores
7)Modelos de adaptação em AFA para promoção da participação e da inclusão
Modelos STEP e TREE
8)Desportos adaptados
Slalom, atletismo, natação, boccia, goalball, basquetebol em cadeira de rodas (CR), rugby em CR, voleibol sentado, etc.
Recreação, educação, reabilitação e desporto de rendimento
2)Conceitos da Organização Mundial de Saúde (CIF)
Deficiência, limitações de atividade e restrições de participação
3)Caraterização de vários tipos de deficiências e outras condições
Deficiência: motora, sensorial e inteletual
Asma e epilepsia
4)Inclusão
Conceito, história e repercussões em vários domínios sócio-culturais
5)Movimento Paralímpico
História
Organização nacional e internacional
Modalidades desportivas
Participação portuguesa
Elegibilidade, classificação (funcional e médica)
6)Participação de pessoas com deficiência em vários contextos de atividade física/movimento
Como retirar barreiras e promover facilitadores
7)Modelos de adaptação em AFA para promoção da participação e da inclusão
Modelos STEP e TREE
8)Desportos adaptados
Slalom, atletismo, natação, boccia, goalball, basquetebol em cadeira de rodas (CR), rugby em CR, voleibol sentado, etc.
Métodos de Ensino
Haverá uma aula teórica (90 min) e uma aula TP (60) min semanalmente. As aulas T assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação e uma atitude crítica dos alunos. As aulas T são alinhadas cuidadosamente com os recursos disponibilizados no moodle (muitos deles em formato vídeo e páginas web) de modo a promover a sua autonomia e aprendizagem assíncrona.
Nas aulas TP são efetuadas diversas atividades de aplicação/intervenção. Nestas aulas, os alunos vivenciam várias formas de AFA (e.g., desporto, jogos para crianças) e propõem adaptações/modificações que são debatidas em grupo. Em algumas aulas TP haverá a participação de pessoas com deficiência de instituições locais. Os alunos (em pequenos grupos) planeiam e implementam várias dessas sessões práticas com a supervisão do professor.
O regime de avaliação contínua inclui: teste 1 (35%), teste 2 (35%) e 1 trabalho (30%) de aplicação. A avaliação em época final inclui: 1 exame (70%) e 1 trabalho (30%) de aplicação.
Nas aulas TP são efetuadas diversas atividades de aplicação/intervenção. Nestas aulas, os alunos vivenciam várias formas de AFA (e.g., desporto, jogos para crianças) e propõem adaptações/modificações que são debatidas em grupo. Em algumas aulas TP haverá a participação de pessoas com deficiência de instituições locais. Os alunos (em pequenos grupos) planeiam e implementam várias dessas sessões práticas com a supervisão do professor.
O regime de avaliação contínua inclui: teste 1 (35%), teste 2 (35%) e 1 trabalho (30%) de aplicação. A avaliação em época final inclui: 1 exame (70%) e 1 trabalho (30%) de aplicação.
Bibliografia
1.Davis RW. Teaching disability sport: A guide for physical educators: Human Kinetics; 2011.
2.Marmeleira J, Laranjo L, Bravo J, Menezes D. Physical activity patterns in adults who are Deaf. European Journal of Adapted Physical Activity. 2019;12(1):3.
3.Marmeleira J, Laranjo L, Marques O, Pereira C. Physical activity patterns in adults who are blind as assessed by accelerometry. Adapted Physical Activity Quarterly. 2014;31(3):283-96.
4.Marmeleira J, de Azevedo Fernandes J, Ribeiro N, de Araújo Teixeira J, Gutierres Filho P. Barreiras para a prática de atividade física em pessoas com deficiência visual. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. 2018;40(2):197-204.
5.Sherrill C. Adapted physical activity, recreation and sport: Crossdisciplinary and lifespan (6th edition): ERIC; 2003.
6.Winnick J, Porretta DL. Adapted physical education and sport: Human Kinetics; 2016.
2.Marmeleira J, Laranjo L, Bravo J, Menezes D. Physical activity patterns in adults who are Deaf. European Journal of Adapted Physical Activity. 2019;12(1):3.
3.Marmeleira J, Laranjo L, Marques O, Pereira C. Physical activity patterns in adults who are blind as assessed by accelerometry. Adapted Physical Activity Quarterly. 2014;31(3):283-96.
4.Marmeleira J, de Azevedo Fernandes J, Ribeiro N, de Araújo Teixeira J, Gutierres Filho P. Barreiras para a prática de atividade física em pessoas com deficiência visual. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. 2018;40(2):197-204.
5.Sherrill C. Adapted physical activity, recreation and sport: Crossdisciplinary and lifespan (6th edition): ERIC; 2003.
6.Winnick J, Porretta DL. Adapted physical education and sport: Human Kinetics; 2016.