2024
Métodos de Relaxação
Nome: Métodos de Relaxação
Cód.: DES13905L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
A relaxação é uma das principais técnicas de intervenção psicomotora. Nesta UC são abordados os fundamentos básicos da relaxação e os métodos essenciais à prática do psicomotricista.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos adquiram:
A.Conhecimentos
-Conhecer os aspetos históricos e epistemológicos das intervenções de relaxação
-Compreender o impacto da relaxação nos domínios fisiológico, sensorial, psicomotor e emocional
-Conhecer técnicas de ação terapêutica em relaxação
-Conhecer os aspetos técnicos e metodológicos dos métodos de relaxação: Treino Autógeno, R. Progressiva, R. Ativo-Passiva, Concentração-Relaxação, Eutonia
-Conhecer as técnicas de prescrição, planeamento, implementação e avaliação de intervenções de relaxação enquanto processo terapêutico
B.Competências
-Autorregulação do corpo e das emoções, na relação com o outro
-Prescrição, planeamento, implementação e avaliação de programas de intervenção terapêutica em relaxação baseados em diferentes métodos de relaxação
-Estabelecimento e manutenção da relação terapêutica
-Uso e adequação do corpo e das técnicas na relação com o outro, com disponibilidade para a empatia tónica
A.Conhecimentos
-Conhecer os aspetos históricos e epistemológicos das intervenções de relaxação
-Compreender o impacto da relaxação nos domínios fisiológico, sensorial, psicomotor e emocional
-Conhecer técnicas de ação terapêutica em relaxação
-Conhecer os aspetos técnicos e metodológicos dos métodos de relaxação: Treino Autógeno, R. Progressiva, R. Ativo-Passiva, Concentração-Relaxação, Eutonia
-Conhecer as técnicas de prescrição, planeamento, implementação e avaliação de intervenções de relaxação enquanto processo terapêutico
B.Competências
-Autorregulação do corpo e das emoções, na relação com o outro
-Prescrição, planeamento, implementação e avaliação de programas de intervenção terapêutica em relaxação baseados em diferentes métodos de relaxação
-Estabelecimento e manutenção da relação terapêutica
-Uso e adequação do corpo e das técnicas na relação com o outro, com disponibilidade para a empatia tónica
Conteúdos Programáticos
1) Os aspetos históricos e epistemológicos das intervenções de relaxação em psicomotricidade
a. A resposta de stress e a resposta de relaxação;
b. Impacto ao nível da propriocetividade e da interocetividade;
c. Impacto ao nível da tonicidade, do esquema e da imagem corporal, das praxias;
d. Impacto ao nível da consciência e da regulação emocional.
2) Orientação metodológica da relaxação enquanto abordagem terapêutica:
a. Técnicas de prescrição;
b. Planeamento, implementação e monitorização da intervenção;
i. As técnicas de ação terapêutica em relaxação;
ii. A relação terapêutica;
iii. A observação do paciente;
iv. Os bloqueios e conflitos em relaxação;
v. Adaptações às intervenções com crianças.
c. A avaliação da intervenção
3) Treino Autógeno de Schultz, Relaxação Progressiva, Relaxação Ativo-Passiva, Concentração-Relaxação Eutonia: princípios teóricos e aspetos metodológicos.
a. A resposta de stress e a resposta de relaxação;
b. Impacto ao nível da propriocetividade e da interocetividade;
c. Impacto ao nível da tonicidade, do esquema e da imagem corporal, das praxias;
d. Impacto ao nível da consciência e da regulação emocional.
2) Orientação metodológica da relaxação enquanto abordagem terapêutica:
a. Técnicas de prescrição;
b. Planeamento, implementação e monitorização da intervenção;
i. As técnicas de ação terapêutica em relaxação;
ii. A relação terapêutica;
iii. A observação do paciente;
iv. Os bloqueios e conflitos em relaxação;
v. Adaptações às intervenções com crianças.
c. A avaliação da intervenção
3) Treino Autógeno de Schultz, Relaxação Progressiva, Relaxação Ativo-Passiva, Concentração-Relaxação Eutonia: princípios teóricos e aspetos metodológicos.
Métodos de Ensino
As aulas T seguem o modelo de aprendizagem ativa. Os alunos são organizados em grupos(G) de trabalho, sendo atribuídos casos clínicos. As aulas começam com uma breve exposição oral dos conteúdos recorrendo a recursos digitais, que os alunos aplicam no estudo do caso, para o qual terão de prescrever e planear uma intervenção baseada em relaxação, em grupo e com o apoio da docente.
As aulas P são dedicadas à vivência, aprendizagem técnica e aplicação dos diferentes métodos de relaxação. Se no início as vivências de relaxação são dinamizadas pela docente, no final são os alunos que planeiam e implementam as sessões práticas com a supervisão da docente.
A avaliação contínua dos (i) conhecimentos envolve a análise de um texto (20%,G) e uma prova escrita (35%,I), e das (ii)competências envolve a aplicação da relaxação ativo-passiva (5%,individual-I), o planeamento e dinamização de 2 sessões e respetivo relatório (40%,G).
A avaliação por exame inclui prova escrita (45%) e prático (55%).
As aulas P são dedicadas à vivência, aprendizagem técnica e aplicação dos diferentes métodos de relaxação. Se no início as vivências de relaxação são dinamizadas pela docente, no final são os alunos que planeiam e implementam as sessões práticas com a supervisão da docente.
A avaliação contínua dos (i) conhecimentos envolve a análise de um texto (20%,G) e uma prova escrita (35%,I), e das (ii)competências envolve a aplicação da relaxação ativo-passiva (5%,individual-I), o planeamento e dinamização de 2 sessões e respetivo relatório (40%,G).
A avaliação por exame inclui prova escrita (45%) e prático (55%).
Bibliografia
Brieghel, G. & Muller, M.(1987).Eutonia e relaxamento muscular.São Paulo:Manoel
Choque, J.(1994). Concentration et relaxation pour les enfants.Paris:Michel Albim
Guiose, M.(2007). Relaxations thérapeutiques.Paris:Éditions Heures de France
Marmeleira, J. & Veiga, G.(2018). Interocetividade e consciência corporal na resposta ao stress. In Candeias, A., ... & Witruk, E. (Eds). Multiple aproaches to the study and intervention in stress (pp. 30-43).Universidade de Évora
Martins, R.(2001). A relaxação terapêutica no contexto da saúde mental. In Fonseca, V., & Martins, R. (Eds.) Progressos em psicomotricidade (95-108).Cruz Quebrada:FMH Edições.
Veiga, G., & Rieffe, C.(2014).Ligar o corpo à emoção intervenção psicomotora na promoção de crianças emocionalmente competentes. In J. Fernandes & P. F. Gutierres(Eds), Psicomotricidade: atualidades da prática psicomotora.Rio de Janeiro:Wak
Veiga, G. & Marmeleira, J.(2018).Regulação Emocional:Contributos das técnicas de relaxação.In Candeias, A.,...
Choque, J.(1994). Concentration et relaxation pour les enfants.Paris:Michel Albim
Guiose, M.(2007). Relaxations thérapeutiques.Paris:Éditions Heures de France
Marmeleira, J. & Veiga, G.(2018). Interocetividade e consciência corporal na resposta ao stress. In Candeias, A., ... & Witruk, E. (Eds). Multiple aproaches to the study and intervention in stress (pp. 30-43).Universidade de Évora
Martins, R.(2001). A relaxação terapêutica no contexto da saúde mental. In Fonseca, V., & Martins, R. (Eds.) Progressos em psicomotricidade (95-108).Cruz Quebrada:FMH Edições.
Veiga, G., & Rieffe, C.(2014).Ligar o corpo à emoção intervenção psicomotora na promoção de crianças emocionalmente competentes. In J. Fernandes & P. F. Gutierres(Eds), Psicomotricidade: atualidades da prática psicomotora.Rio de Janeiro:Wak
Veiga, G. & Marmeleira, J.(2018).Regulação Emocional:Contributos das técnicas de relaxação.In Candeias, A.,...
Equipa Docente
- Guida Filipa Veiga Moutinho [responsável]
- Joana Isabel Palma Machorrinho