2024
Prática Psicomotora Supervisionada I
Nome: Prática Psicomotora Supervisionada I
Cód.: DES12097L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Primeira parte do estágio anual, onde os alunos poderão observar e refletir sobre as diferentes práticas psicomotoras em contexto institucional, onde futuramente irão desenvolver a sua intervenção.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos:
-Conheçam e caracterizem o contexto institucional;
-Adquiram o conhecimento específico da população alvo e das diferentes patologias;
-Observem as práticas psicomotoras (avaliação e intervenção) desenvolvidas na instituição;
- Conheçam e caracterizem as práticas psicomotoras desenvolvidas na instituição;
- Participem na vida institucional (reuniões institucionais, actividades na comunidade, etc.)
-Conheçam e caracterizem o contexto institucional;
-Adquiram o conhecimento específico da população alvo e das diferentes patologias;
-Observem as práticas psicomotoras (avaliação e intervenção) desenvolvidas na instituição;
- Conheçam e caracterizem as práticas psicomotoras desenvolvidas na instituição;
- Participem na vida institucional (reuniões institucionais, actividades na comunidade, etc.)
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos serão abordados de forma diferenciada consoante o tipo de instituição de estágio (nomeadamente o âmbito de atuação e a população alvo).
No entanto, são idênticos os seguintes conteúdos:
-Etiologia, semiologia e terapêutica de diferentes patologias;
‐Protocolos de observação psicomotora;
‐Protocolos de avaliação psicomotora;
‐Técnicas de ação terapêutica em psicomotricidade - princípios metodológicos;
No entanto, são idênticos os seguintes conteúdos:
-Etiologia, semiologia e terapêutica de diferentes patologias;
‐Protocolos de observação psicomotora;
‐Protocolos de avaliação psicomotora;
‐Técnicas de ação terapêutica em psicomotricidade - princípios metodológicos;
Métodos de Ensino
Os alunos desenvolverão o trabalho relativo à UC quer na instituição, quer na universidade.
Por semana decorrerão um mínimo de 6 horas de atividades relacionadas com a observação das práticas psicomotoras.
Estas atividades serão desenvolvidas no local de estágio.
Serão realizadas aulas TP (em sala), com a duração de 120 minutos, que terão como objetivo a supervisão dos conhecimentos adquiridos e da experiência na instituição. Cada aluno será integrado num grupo específico de acordo com a especialidade do estágio.
A avaliação continua será operacionalizada através de três componentes:
-teórico-prática (trabalho escrito e obrigatoriedade de 75% de presenças);
- orientação tutorial (prestação nas reuniões com o orientador);
- estágio (avaliação do orientador local, relatório de estágio).
A nota mínima em cada uma destas componentes é 9.5 valores.
A avaliação em regime de exame é apenas possível para a componente TP, considerando a natureza prática desta UC.
Por semana decorrerão um mínimo de 6 horas de atividades relacionadas com a observação das práticas psicomotoras.
Estas atividades serão desenvolvidas no local de estágio.
Serão realizadas aulas TP (em sala), com a duração de 120 minutos, que terão como objetivo a supervisão dos conhecimentos adquiridos e da experiência na instituição. Cada aluno será integrado num grupo específico de acordo com a especialidade do estágio.
A avaliação continua será operacionalizada através de três componentes:
-teórico-prática (trabalho escrito e obrigatoriedade de 75% de presenças);
- orientação tutorial (prestação nas reuniões com o orientador);
- estágio (avaliação do orientador local, relatório de estágio).
A nota mínima em cada uma destas componentes é 9.5 valores.
A avaliação em regime de exame é apenas possível para a componente TP, considerando a natureza prática desta UC.
Bibliografia
De acordo com as necessidades de cada instituição de estágio.
Sendo comum:
American Psychiatric Association. (2006). DSM-‐IV-‐TR: manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais. Lisboa: Climepsi. Disponível na Biblioteca da UE; Cota: CPF 159.9 D APA m ; ESESJD 616.89 AME DSM
Fernandes, J. & Gutierres, P. F. (2012).
Psicomotricidade: abordagens emergentes. São Paulo: Manole Editores. Disponível na Biblioteca da UE
Fernandes, J. & Gutierres, P. F. (2015). Psicomotricidade: atualidades da prática psicomotora. Rio de Janeiro: Wak. Disponível na Biblioteca da UE
Fonseca, V. (2010). Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos factores psicomotores. Lisboa: Âncora. Disponível na Biblioteca da UE; cota: VERNEY 159.943 FON m
Giromini, F., Albaret, J.-‐M., Scialom, P. (2015). Manuel denseignement de psychomotricité Concepts fondamentaux. Paris: De Boeack-‐Solal. Disponível na Biblioteca da UE
Sendo comum:
American Psychiatric Association. (2006). DSM-‐IV-‐TR: manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais. Lisboa: Climepsi. Disponível na Biblioteca da UE; Cota: CPF 159.9 D APA m ; ESESJD 616.89 AME DSM
Fernandes, J. & Gutierres, P. F. (2012).
Psicomotricidade: abordagens emergentes. São Paulo: Manole Editores. Disponível na Biblioteca da UE
Fernandes, J. & Gutierres, P. F. (2015). Psicomotricidade: atualidades da prática psicomotora. Rio de Janeiro: Wak. Disponível na Biblioteca da UE
Fonseca, V. (2010). Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos factores psicomotores. Lisboa: Âncora. Disponível na Biblioteca da UE; cota: VERNEY 159.943 FON m
Giromini, F., Albaret, J.-‐M., Scialom, P. (2015). Manuel denseignement de psychomotricité Concepts fondamentaux. Paris: De Boeack-‐Solal. Disponível na Biblioteca da UE