Introdução às Neurociências
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Identificar os sistemas envolvidos no controlo do movimento, emoções e comportamento.
Compreender a codificação da informação sensorial, a sua transmissão para o SNC, a sua integração e o envio da resposta a traduzir-se em movimento.
Identificar estruturas do SNC associadas a funções específicas (como sejam a regulação das ações motoras, emocionais e cognitivas), perceber o seu funcionamento e as principais inter-relações destas estruturas com a motricidade, as emoções e o comportamento humano.
Criar um conhecimento integrado, relacionando a organização, adaptação, regulação e controlo dos comportamentos humanos em acordo com o meio ambiente.
Desenvolver competências de pesquisa e de investigação na área científica.
Conteúdos Programáticos
Princípios organizativos que regem a estrutura e funcionamento do sistema nervoso (micro e macro).
Morfologia e processos fisiológicos de funcionamento das células nervosas
O estímulo nervoso
Receção, transdução, transmissão e tratamento dos estímulos.
Processamento e transmissão da informação para a realização motora ou outra.
Anatomia organização e morfologia dos diferentes constituintes do sistema nervoso central para a realização das suas funções específicas
Receção sensorial específica
Estruturação, planeamento e controlo da motricidade.
Emoção, cognição e ação motora
A cognição e a emoção nas atividades motoras
Cognição corporalizada
Funções corticais superiores, fala e motricidade
Métodos de Ensino
A avaliação cumpre o Regulamento Escolar Interno. Na avaliação contínua os alunos realizam dois testes escritos teóricos (cada com 40% de ponderação) e trabalhos teórico-práticos (20%), tendo cada aluno de obter classificação positiva (10 valores) em ambas as componentes.
Os alunos poderão ser avaliados por um teste escrito em regime de exame (100% da classificação), tendo de obter classificação positiva (10 valores).
Avaliação
O processo de avaliação da UC de Introdução às Neurociências será preferencialmente realizada por um processo de avaliação mista ou, não sendo possível, pela realização de avaliação final.
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO
De acordo com o Regulamento Escolar Interno e com as diretrizes seguidas pelo Departamento de Desporto e Saúde, só poderão estar incluídos no processo de avaliação os alunos que obtiverem 75% de presenças efetivas e participativas das teórico-práticas e práticas lecionadas. A única exceção será feita aos alunos com o estatuto de trabalhadores-estudantes.
Para que o aluno tenha a possibilidade de seguir o processo de avaliação mista, além da percentagem mínima de presenças, deverá:
1. Ter avaliação positiva (média ponderada igual ou superior a 10 valores).
2. Obter classificação positiva (igual ou superior a 10 valores) na componente Teórico-Prática.
3. Obter classificação positiva (igual ou superior a 10 valores) em ambas as duas componente da avaliação Teórica.
A Classificação Teórico-Prática tem em consideração a realização de fichas práticas, a participação ativa nas aulas, e o trabalho teórico-prático a apresentar na forma escrita e oral.
As duas Classificações Teóricas advêm de duas provas escritas a realizar em datas a combinar com os alunos nos primeiros 15 dias do semestre.
Obedecidos os critérios de obtenção de classificação positiva nas três componente da avaliação referidas acima, a classificação da UC no processo de avaliação mista considerará as duas melhores classificações obtidas entre a classificação teórico-prática e as duas classificações teóricas, tal que:
Nota Final Unidade Curricular = (1ª Classificação+ 2ª Classificação) /2
Ao seguir uma avaliação mista, considera-se contemplado que todos os momentos de avaliação serão realizados em horário letivo, exceto no caso da segunda frequência/prova escrita teórica. A segunda frequência realizar-se-á na época de exames, no mesmo dia da realização do exame final.
Serão admitidos a exame final os alunos que desistirem da avaliação mista. Para tal, devem comunicar esta informação ao docente responsável pela UC até 15 dias antes da data de realização do exame final que consistirá na realização de uma única prova escrita (100% da classificação da UC).
Serão admitidos a exame de recurso os alunos que obtiverem nota inferior a 10 valores no processo de avaliação mista ou, em alternativa, no exame final. O exame de recurso consistirá na realização de uma única prova escrita (100% da classificação da UC).
Todas as alterações à forma inicial de avaliação estipulada neste programa deverão ser transcritas para o sumário da aula em que tal ocorra, o qual deverá ser assinado pela totalidade dos alunos presentes.
AVALIAÇÃO DO TRABALHADOR-ESTUDANTE
Cada aluno com o Estatuto de Trabalhador-Estudante terá de:
1. Realizar todas as tarefas previstas para a avaliação teórico-prática.
2. Realizar todas as tarefas previstas para a avaliação teórica.
Bibliografia
Bear, M., Connors, W., Paradiso, M. (2017) Neurociências, desvendando o sistema nervoso. 4ª Edição, Artmed. Porto Alegre.
Guyton, A. & Hall, J. (2002). Tratado de Fisiologia Médica. 10a Edição, Guanabara Koogan SA.
Lent, R. (2004) Cem Bilhões de Neurónios. Conceitos Fundamentais de Neurociência. Atheneu, Rio de Janeiro.
McMorris, T. (2016) Exercise-cognition interactions. Neurosciences perspectives. Amsterdan Elsevier Academic Press
Pereira, C. (2020). Livro de fichas de apoio aos trabalhos de aula de introdução às neurociências e questões para a orientação do estudo. Universidade de Évora.