2024
Projeto II Design de Comunicação
Nome: Projeto II Design de Comunicação
Cód.: VIS14183M
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica:
Design
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- O objetivo principal da UC consiste em dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos na área do Design de Comunicação que potenciem a exploração de soluções no âmbito da narrativa e retórica gráfica que assenta no cruzamento de métodos científicos e métodos de design, de modo a desenvolver
a sua capacidade de resposta na criação de soluções e sua aplicação num projeto.
- O aluno deverá identificar e explorar modelos de construção de diferentes projetos de design de comunicação no suporte impresso ou digital.
Em específico:
- Proporcionar a reflexão e exploração do conceito de inovação aplicado ao design de comunicação, considerando os domínios: conceptual, funcional, tecnológico, organizacional ou social.
- Compreender, pela prática, a relação entre: tema / narrativa / retórica / identidade de um projeto de design de comunicação.
- Compreender a diferença entre um projeto de design de comunicação assente em princípios de investigação com vista à inovação e um projeto gráfico.
a sua capacidade de resposta na criação de soluções e sua aplicação num projeto.
- O aluno deverá identificar e explorar modelos de construção de diferentes projetos de design de comunicação no suporte impresso ou digital.
Em específico:
- Proporcionar a reflexão e exploração do conceito de inovação aplicado ao design de comunicação, considerando os domínios: conceptual, funcional, tecnológico, organizacional ou social.
- Compreender, pela prática, a relação entre: tema / narrativa / retórica / identidade de um projeto de design de comunicação.
- Compreender a diferença entre um projeto de design de comunicação assente em princípios de investigação com vista à inovação e um projeto gráfico.
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos da unidade curricular são orientados para o aprofundamento de competências de investigação na área do Design de Comunicação.
1. Projeto de Design de Comunicação
Conceito e estudos de casos.
2. A Narrativa Gráfica
3. Discurso e Retórica visual
4. Projeto gráfico analógico vs digital
Explorar e definir soluções e a sua aplicação no projeto
Apresentação do projeto
1. Projeto de Design de Comunicação
Conceito e estudos de casos.
2. A Narrativa Gráfica
3. Discurso e Retórica visual
4. Projeto gráfico analógico vs digital
Explorar e definir soluções e a sua aplicação no projeto
Apresentação do projeto
Métodos de Ensino
As aulas assentarão na partilha e discussão dos conhecimentos adquiridos promovendo-se o desenvolvimento de exercícios teórico-práticos e práticos, por recurso a meios audiovisuais, literatura, brainstorming e apoio técnico.
Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um dos dois regimes: Avaliação Contínua ou Final.
1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
Componentes de avaliação:
Participação nas aulas: 20%;
Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40%;
Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%.
2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um dos dois regimes: Avaliação Contínua ou Final.
1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
Componentes de avaliação:
Participação nas aulas: 20%;
Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40%;
Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%.
2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
Bibliografia
ARMSTRONG, H. (1971). Participate: designing with user-generated content / Helen Armstrong e
Zvezdana Stojmirovic.
BEST, K. (2007). Management del diseño. Estrategia, proceso y práctica de la gestión del diseño, Barcelona, Parramón.
BLANCHE-BENEVISTE, C. (1999). Estudios lingüísticos sobre la relación entre oralidad y escritura. Barcelona: Gedisa.
BRIGGS, A.; BURKE P. (2002). De Gutenberg a Internet: Una historia social de los medios de comunicación. Madrid: Santillana-Taurus.
BURTON, Richard M.; ERIKSEN, Bo; HÅKONSSON, Dorthe Døjbak; SNOW, CHARLES C. (2006), Organization Design: The Evolving State-of-the-Art, New York: Springer.
LUPTON, E. (2011). Graphic design thinking: beyond brainstorming / edit. Ellen Lupton.
PHILIPS, Peter L. (2012). Creating the Perfect Design Brief: How to Manage Design for Strategic Advantage, New York: Allworth Press.
SAMARA, T. (2004). Disenãr con y sin retícula. Espanha, Gustavo Gili.
ZEC, P. (2014), Red Dot Design Yearbook 2014/2015, Essen: Redhot Ed.
Zvezdana Stojmirovic.
BEST, K. (2007). Management del diseño. Estrategia, proceso y práctica de la gestión del diseño, Barcelona, Parramón.
BLANCHE-BENEVISTE, C. (1999). Estudios lingüísticos sobre la relación entre oralidad y escritura. Barcelona: Gedisa.
BRIGGS, A.; BURKE P. (2002). De Gutenberg a Internet: Una historia social de los medios de comunicación. Madrid: Santillana-Taurus.
BURTON, Richard M.; ERIKSEN, Bo; HÅKONSSON, Dorthe Døjbak; SNOW, CHARLES C. (2006), Organization Design: The Evolving State-of-the-Art, New York: Springer.
LUPTON, E. (2011). Graphic design thinking: beyond brainstorming / edit. Ellen Lupton.
PHILIPS, Peter L. (2012). Creating the Perfect Design Brief: How to Manage Design for Strategic Advantage, New York: Allworth Press.
SAMARA, T. (2004). Disenãr con y sin retícula. Espanha, Gustavo Gili.
ZEC, P. (2014), Red Dot Design Yearbook 2014/2015, Essen: Redhot Ed.