2024

Paleontologia

Nome: Paleontologia
Cód.: GEO14056L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Geologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Paleontologia de Invertebrados e Vertebrados incluindo morfologia, classificação, evolução e filogenia, biostratigrafia e paleoecologia dos principais grupos taxonómicos fósseis.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Promover competências em Paleontologia de Invertebrados e Vertebrados incluindo morfologia, classificação, evolução e filogenia, biostratigrafia e paleoecologia dos principais grupos taxonómicos fósseis.
Desenvolver conhecimentos sobre Paleontologia portuguesa, considerando as jazidas e intervalos estratigráficos mais representativos;
Relevar a importância científica, didáctica e histórica dos fósseis.
Os alunos deverão desenvolver competências:
Na individualização morfológica, representação e taxonomia de invertebrados e vertebrados fósseis.
Na aplicação de critérios próprios do uniformitarismo taxonómico e da morfologia com vista à reconstituição de paleoambientes, modos de vida e requisitos ecológicos de paleoespécies.
No reconhecimento de jazidas fósseis portuguesas e sua importância no quadro da evolução paleogeográfica do território.

Conteúdos Programáticos

História: Definição e aplicações da Paleontologia; Fósseis (definição e tipos); Desenvolvimento de estudos paleontológicos e sua influência no pensamento humano; Paleontologia em Portugal.
TAFONOMIA: Factores biológicos e geológicos; Formação e tipos de jazigos. Referência a alguns tipos de jazigos fossilíferos célebres.
FOSSILIZAÇÃO: Principais tipos de fossilização; Icnologia. Técnicas usadas em Paleontologia: Prospecção, colheita e preparação; Moldagem e reconstituição; Estudo dos fósseis.
SISTEMÁTICA PALEONTOLÓGICA: Sistemática e taxonomia; Hierarquia taxonómica; Principais regras de nomenclatura.
PALEOBOTÂNICA: Fósseis vegetais; Fragmentos e/ou órgãos de plantas; Principais grupos de vegetais; Características gerais e importância estratigráfica.
PALEOZOOLOGIA: Principais filos de invertebrados com interesse paleontológico; Características gerais; Estudo sistemático e repartição estratigráfica; Esquema de relações filogenéticas; Vertebrados, importância estratigráfica e evolutiva.

Métodos de Ensino

O ensino dos conteúdos programáticos terá lugar através de aulas-expositivas (teórica) e aulas práticas baseadas no manuseamento de colecções de espécimens. Prevê-se que estas sejam complementadas com uma ou mais aulas de campo e/ou aula-museu.
Os estudantes podem optar por avaliação continua ou exame final. A avaliação continua inclui um teste teórico-prático escrito (70% da nota final) e um portefólio reflexivo de aprendizagens (apontamentos teóricos e exercícios práticos) ou um trabalho individual de pesquisa (30% da nota final). O exame final é uma prova escrita teórico-prática. A aprovação exige nota igual ou superior a 10 valores na avaliação contínua ou na avaliação final.

Bibliografia

BENTON, M.J. (2003) – Vertebrate Palaeontology. Second Edition, Blackwell Science, Bristol.
CARVALHO, I. S. (editor) (2010) – Paleontologia (3 volumes). Terceira Edição, Editora Interciência, Rio de Janeiro.
CLARKSON, E. N. K. (1998) – Invertebrate Palaeontology and Evolution. Fourth Edition, Blackwell Science, Bristol.
MELENDEZ, B. (1979) – Paleontologia, Tomo II. Vertebrados. Paraninfo, Madrid.
MELENDEZ, B. (1982) – Paleontologia, Tomo I. Parte general e invertebrados. Tercera Edicion, Paraninfo, Madrid.
TAYLOR, T.N.; TAYLOR, E. & Krings, M. (2009) – Palaeobotany: The biology and evolution of fossil plants. Second Edition, Academic Press, New York.