2024
Paleontologia
Nome: Paleontologia
Cód.: GEO14056L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Geologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Paleontologia de Invertebrados e Vertebrados incluindo morfologia, classificação, evolução e filogenia, biostratigrafia e paleoecologia dos principais grupos taxonómicos fósseis.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Promover competências em Paleontologia de Invertebrados e Vertebrados incluindo morfologia, classificação, evolução e filogenia, biostratigrafia e paleoecologia dos principais grupos taxonómicos fósseis.
Desenvolver conhecimentos sobre Paleontologia portuguesa, considerando as jazidas e intervalos estratigráficos mais representativos;
Relevar a importância científica, didáctica e histórica dos fósseis.
Os alunos deverão desenvolver competências:
Na individualização morfológica, representação e taxonomia de invertebrados e vertebrados fósseis.
Na aplicação de critérios próprios do uniformitarismo taxonómico e da morfologia com vista à reconstituição de paleoambientes, modos de vida e requisitos ecológicos de paleoespécies.
No reconhecimento de jazidas fósseis portuguesas e sua importância no quadro da evolução paleogeográfica do território.
Desenvolver conhecimentos sobre Paleontologia portuguesa, considerando as jazidas e intervalos estratigráficos mais representativos;
Relevar a importância científica, didáctica e histórica dos fósseis.
Os alunos deverão desenvolver competências:
Na individualização morfológica, representação e taxonomia de invertebrados e vertebrados fósseis.
Na aplicação de critérios próprios do uniformitarismo taxonómico e da morfologia com vista à reconstituição de paleoambientes, modos de vida e requisitos ecológicos de paleoespécies.
No reconhecimento de jazidas fósseis portuguesas e sua importância no quadro da evolução paleogeográfica do território.
Conteúdos Programáticos
História: Definição e aplicações da Paleontologia; Fósseis (definição e tipos); Desenvolvimento de estudos paleontológicos e sua influência no pensamento humano; Paleontologia em Portugal.
TAFONOMIA: Factores biológicos e geológicos; Formação e tipos de jazigos. Referência a alguns tipos de jazigos fossilíferos célebres.
FOSSILIZAÇÃO: Principais tipos de fossilização; Icnologia. Técnicas usadas em Paleontologia: Prospecção, colheita e preparação; Moldagem e reconstituição; Estudo dos fósseis.
SISTEMÁTICA PALEONTOLÓGICA: Sistemática e taxonomia; Hierarquia taxonómica; Principais regras de nomenclatura.
PALEOBOTÂNICA: Fósseis vegetais; Fragmentos e/ou órgãos de plantas; Principais grupos de vegetais; Características gerais e importância estratigráfica.
PALEOZOOLOGIA: Principais filos de invertebrados com interesse paleontológico; Características gerais; Estudo sistemático e repartição estratigráfica; Esquema de relações filogenéticas; Vertebrados, importância estratigráfica e evolutiva.
TAFONOMIA: Factores biológicos e geológicos; Formação e tipos de jazigos. Referência a alguns tipos de jazigos fossilíferos célebres.
FOSSILIZAÇÃO: Principais tipos de fossilização; Icnologia. Técnicas usadas em Paleontologia: Prospecção, colheita e preparação; Moldagem e reconstituição; Estudo dos fósseis.
SISTEMÁTICA PALEONTOLÓGICA: Sistemática e taxonomia; Hierarquia taxonómica; Principais regras de nomenclatura.
PALEOBOTÂNICA: Fósseis vegetais; Fragmentos e/ou órgãos de plantas; Principais grupos de vegetais; Características gerais e importância estratigráfica.
PALEOZOOLOGIA: Principais filos de invertebrados com interesse paleontológico; Características gerais; Estudo sistemático e repartição estratigráfica; Esquema de relações filogenéticas; Vertebrados, importância estratigráfica e evolutiva.
Métodos de Ensino
O ensino dos conteúdos programáticos terá lugar através de aulas-expositivas (teórica) e aulas práticas baseadas no manuseamento de colecções de espécimens. Prevê-se que estas sejam complementadas com uma ou mais aulas de campo e/ou aula-museu.
Os estudantes podem optar por avaliação continua ou exame final. A avaliação continua inclui um teste teórico-prático escrito (70% da nota final) e um portefólio reflexivo de aprendizagens (apontamentos teóricos e exercícios práticos) ou um trabalho individual de pesquisa (30% da nota final). O exame final é uma prova escrita teórico-prática. A aprovação exige nota igual ou superior a 10 valores na avaliação contínua ou na avaliação final.
Os estudantes podem optar por avaliação continua ou exame final. A avaliação continua inclui um teste teórico-prático escrito (70% da nota final) e um portefólio reflexivo de aprendizagens (apontamentos teóricos e exercícios práticos) ou um trabalho individual de pesquisa (30% da nota final). O exame final é uma prova escrita teórico-prática. A aprovação exige nota igual ou superior a 10 valores na avaliação contínua ou na avaliação final.
Bibliografia
BENTON, M.J. (2003) Vertebrate Palaeontology. Second Edition, Blackwell Science, Bristol.
CARVALHO, I. S. (editor) (2010) Paleontologia (3 volumes). Terceira Edição, Editora Interciência, Rio de Janeiro.
CLARKSON, E. N. K. (1998) Invertebrate Palaeontology and Evolution. Fourth Edition, Blackwell Science, Bristol.
MELENDEZ, B. (1979) Paleontologia, Tomo II. Vertebrados. Paraninfo, Madrid.
MELENDEZ, B. (1982) Paleontologia, Tomo I. Parte general e invertebrados. Tercera Edicion, Paraninfo, Madrid.
TAYLOR, T.N.; TAYLOR, E. & Krings, M. (2009) Palaeobotany: The biology and evolution of fossil plants. Second Edition, Academic Press, New York.
CARVALHO, I. S. (editor) (2010) Paleontologia (3 volumes). Terceira Edição, Editora Interciência, Rio de Janeiro.
CLARKSON, E. N. K. (1998) Invertebrate Palaeontology and Evolution. Fourth Edition, Blackwell Science, Bristol.
MELENDEZ, B. (1979) Paleontologia, Tomo II. Vertebrados. Paraninfo, Madrid.
MELENDEZ, B. (1982) Paleontologia, Tomo I. Parte general e invertebrados. Tercera Edicion, Paraninfo, Madrid.
TAYLOR, T.N.; TAYLOR, E. & Krings, M. (2009) Palaeobotany: The biology and evolution of fossil plants. Second Edition, Academic Press, New York.
Equipa Docente
- Ausenda da Assunção Cascalheira de Cáceres Balbino [responsável]