2024

Biologia Humana

Nome: Biologia Humana
Cód.: BIO12414L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta unidade curricular visa a comprensão do ser humano numa perspectiva biológica: o seu enquadramento taxonómico, a sua história evolutiva, os polimorfismos das populações actuais e algumas das questões actuais de saúde.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objectivos dar a conhecer:
1. A ordem Primata;
2. O processo evolutivo humano; os factores ambientais e genéticos envolvidos nesse processo e na
diversidade humana actual; familiarizar os estudantes com as questões mais controversas da evolução
humana, tais como a evolução do bipedismo, o aumento do volume cerebral e a origem e dispersão dos
humanos anatomicamente modernos; e dar conhecimentos gerais sobre a anatomia dos tecidos
esqueléticos humanos. Enquadramento ecológico da biodiversidade humana.
3. Algumas das patologias de maior relevância na saúde pública das populações humanas actuais.
4. Abordar patologias ambientais actuais e a política dos 3Rs.

Conteúdos Programáticos

Primatologia. O Homem um primata. Biogeografia. Anatomia comparada. Estruturas sociais e comportamento.
Evolução Humana: hominóides, hominídeos e hominíneos. Bipedismo: e anatomia. O género Homo. A nossa espécie. Populações actuais e polimorfismos.
Homeostase, ciclo celular; sinalização e interacções celulares, adesão e comunicação celular, matriz extracelular; morte celular (tipos de morte celular); stress e adaptação celular; cancro e carcinogénese. Células estaminais: células estaminais embrionárias e adultas, tipos de células estaminais. Clonagem.
O sangue: componentes e elementos figurados do sangue de mamífero.
Patologia e Ambiente: A evolução da Demografia humana; Exposição ambiental; Químicos no ambiente natural e edificado. Evolução das doenças de etiologia ambiental.
A política dos 3Rs e Modelos alternativos:
1. Ciência sem crueldade e uso responsável de animais; 2. Princípio dos 3Rs; 3. Implementação e Agências Reguladoras; 4. Espécies Alternativas: Peixe zebra,Pulga de Água

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com exposição dos conteúdos programáticos.
Aulas teórico-práticas e seminários com observação de esqueletos e moldes de vários primatas não humanos e humanos (actuais e grupos fósseis).
Uso de vídeo material para alguns conteúdos seguido de debate com os alunos.
Leitura e análise de artigos de científicos sobre evolução e biologia humanas.
Sempre que possível far-se-ão visitas de estudo para observação de Primatas e ao Laboratório de Anatomia Patológica do Hospital do Espírito Santo, Évora, para observação do processamento e análise de tecidos em oncologia.
Manutenção da página moodle, na qual serão colocadas os materiais de suporte aos conteúdos programáticos.
A avaliação consta de testes escritos (duas frequências ou exame de época normal e de recurso), com um coeficiente de ponderação de 80% na nota final e de uma apresentação e discussão de um trabalho realizado em grupo com um coeficiente de ponderação de 20% na nota final.

Bibliografia

Fernandéz J., Montesinos E., Tejerina F. & Vidal V. (2003) Biologia Humana: Introducción a las Ciencias de la Salud. EdicionesTilde.
Marieb, E.N, 2015. Essentials of Human Anatomy and Physiology 11th edition. Pearson.
Muehlenbein, M.P. (ed) 2010. Human Evolutionary Biology. Cambridge University Press.
Park, M.A., 2013. Biological Anthropology, 7th edition. McGraw-Hill
Seeley R.R., Stephens T.D. e Tate P. (2001) Anatomia & Fisiologia. Lusodidacta, Lisboa. Tradução de Maria d’Aires Caeiro et al.