2024
Biologia das Plantas sem Sementes
Nome: Biologia das Plantas sem Sementes
Cód.: BIO12409L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências Biológicas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Tratando-se de uma disciplina essencialmente propedêutica, que constitui a primeira abordagem
fitológica, a disciplina têm como objectivo principal fornecer noções básicas de diversidade e organização
vegetal, com especial enfâse no binómio estrutura-função.
A caracterização dos Phyla (na sua vertente morfológica, anatómica, fisiológica, etc.) será feita segundo
uma dupla perspectiva filogenética e adaptativa.
Pretende-se que os alunos, ao longo desta unidade:
1. Adquiram competências mínimas a nível de distinção dos principais grupos taxonómicos abordados,
quer do ponto vista teórico, quer na aplicação desses conhecimentos na identificação de espécimes;
2. Compreendam, de uma forma integrada, o papel dos organismos estudados nos ecossistemas e as
potencialidades de usos para o Homem.
fitológica, a disciplina têm como objectivo principal fornecer noções básicas de diversidade e organização
vegetal, com especial enfâse no binómio estrutura-função.
A caracterização dos Phyla (na sua vertente morfológica, anatómica, fisiológica, etc.) será feita segundo
uma dupla perspectiva filogenética e adaptativa.
Pretende-se que os alunos, ao longo desta unidade:
1. Adquiram competências mínimas a nível de distinção dos principais grupos taxonómicos abordados,
quer do ponto vista teórico, quer na aplicação desses conhecimentos na identificação de espécimes;
2. Compreendam, de uma forma integrada, o papel dos organismos estudados nos ecossistemas e as
potencialidades de usos para o Homem.
Conteúdos Programáticos
1. A evolução no Reino Vegetal. Diversidade e características morfo-funcionais dos principais grupos.
Ciclos de vida e importância ecológica e económica.
2. Monera: Cyanophyta - Algas Azuis
3. Protista: Chlorophyta, Euglenophyta, Rhodophyta, Dinophyta, Bacillariophyta, Phaeophyta,
Chrysophyta, Xanthophyta, Myxmycota, Acrasiomycota e Oomycota
4. Fungi: Ascomycota, Basidiomycota, Zygomycota e Deuteromycota e Fungos liquenelizados
5. Colonização do Meio Terrestre. Comparação entre o ambiente aquático e terrestre
6. Antocerophyta, Hepatophyta e Bryophyta: Características gerais e aspectos morfo-anatómicos.
Diversidade e ocorrência. Reprodução assexuada e sexuada. Importância nos ecossistemas.
7. Evolução das Tracheophyta. Registos Fósseis.
8. Psilotophyta, Lycophyta, Sphenophyta e Pteridophyta: Caracterização do esporófito e gametófito. Ciclos
de vida. Relações fitogenéticas. Ecologia, distribuição e importância económica e ecológica.
Ciclos de vida e importância ecológica e económica.
2. Monera: Cyanophyta - Algas Azuis
3. Protista: Chlorophyta, Euglenophyta, Rhodophyta, Dinophyta, Bacillariophyta, Phaeophyta,
Chrysophyta, Xanthophyta, Myxmycota, Acrasiomycota e Oomycota
4. Fungi: Ascomycota, Basidiomycota, Zygomycota e Deuteromycota e Fungos liquenelizados
5. Colonização do Meio Terrestre. Comparação entre o ambiente aquático e terrestre
6. Antocerophyta, Hepatophyta e Bryophyta: Características gerais e aspectos morfo-anatómicos.
Diversidade e ocorrência. Reprodução assexuada e sexuada. Importância nos ecossistemas.
7. Evolução das Tracheophyta. Registos Fósseis.
8. Psilotophyta, Lycophyta, Sphenophyta e Pteridophyta: Caracterização do esporófito e gametófito. Ciclos
de vida. Relações fitogenéticas. Ecologia, distribuição e importância económica e ecológica.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas e práticas presenciais. Nas teóricas serão apresentados os conceitos, a estrutura da matéria e proceder-se-à a orientação do processo de aprendizagem. As PL serão dedicadas à obser-vação, macro e microscópica, dos grupos estudados nas aulas teóricas em relação aos aspetos morfo-lógicos, reprodutivos e taxonómicos. Efectuar-se-ão visitas guiadas para recolha e observação dos grupos estudados no seu habitat.
1ª Avaliação Teórica e Prática, 2ª Avaliação Teórica e Prática, Exame e Prático, Exame de Recurso Teórico e Prático. Testes de aferição sobre 4 artigos científicos.
A cotação das avaliações Teóricas é de 20 valores (40% da nota final).
A cotação das avaliações práticas é de 20 valores (40% da nota final).
A nota final dos testes de aferição corresponde a 20% da nota final.
Nota final dos testes de aferição = (1º teste + 2º teste + 3º teste + 4º teste) / 4
Nota Final = Nota da Teórica + Nota da Prática + Nota dos testes de aferição
1ª Avaliação Teórica e Prática, 2ª Avaliação Teórica e Prática, Exame e Prático, Exame de Recurso Teórico e Prático. Testes de aferição sobre 4 artigos científicos.
A cotação das avaliações Teóricas é de 20 valores (40% da nota final).
A cotação das avaliações práticas é de 20 valores (40% da nota final).
A nota final dos testes de aferição corresponde a 20% da nota final.
Nota final dos testes de aferição = (1º teste + 2º teste + 3º teste + 4º teste) / 4
Nota Final = Nota da Teórica + Nota da Prática + Nota dos testes de aferição
Bibliografia
BARSANTI, L. and GUALTIERI P. (2014). Algae Anatomy, Biochemystry and Biotechnology. CRC Press.
FERNÀNDEZ, H., KUMAR, A. and REVILLA, M.A. (2010). Working with Ferns: issues and aplication. Springer.
GRAHAM,J.E; WILCOX, L.W. and GRAHAM, L.E. (2008). Algae. Benjamin
MAUSETH, J.D. (2016). Botany: an introduction to plant Biology. Jones and Bartlett. .
PARKER, S. (2009). Ferns, Mosses & Other Spores producing Plants. Compass Point Books.
SHARMA, O.P. (2011). Algae MacGraw-Hill
STERN, K.R; BIDLACK; J and JANSKY, S. (2020). Introductory to Plant Biology. MacGraw-Hill
STEVENSON, S.L. (2010). Kingdon of Fungi: The Biology of Mushrooms, Molds and Lichenes Timber Press.
RAVEN, P.H.; EVERT,R.F. e EICHORN, S.E. (2013). Biology of Plantsl, Macmillan
WATKINSON, S.C; BOODY, L. and MONEY, N. (2018) . The Fungi. Academic Press
WEBSTER, J and WEBSTER, R. (2007). Introduction to Fungi. Cambridge University Press
WONG, Y.K.(Editor) (2019). Algae. IntechOpen.
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