2024

Poluição e Conservação Marinha

Nome: Poluição e Conservação Marinha
Cód.: BIO12368L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Perturbações antropogénicas, conservação, e avaliação de impactes humanos em ambientes marinhos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Aquisição de conhecimentos básicos sobre poluição e conservação marinha.
Desenvolvimento de:
capacidade de recolha, seleção e interpretação de informação científica relevante, de análise e discussão
de artigos científicos relacionados com a poluição e a conservação de ambientes marinhos, e de destreza
linguística em Inglês e Português através da leitura de artigos científicos e da elaboração de um artigo
científico;
capacidade de observação e intervenção no terreno através de visitas de estudo no litoral
marinho;
capacidade preditiva ao nível da colocação de hipóteses e da capacidade de planear uma experiência, obter
os dados e interpretar os resultados, relativamente à hipótese formulada;
destreza numérica e informática na análise de dados, e da capacidade de comunicação científica oral e escrita;
capacidade de utilização da plataforma de ensino on-line da Universidade de Évora;
capacidade de trabalhar em equipa.

Conteúdos Programáticos

1. Poluição marinha: principais poluentes químicos, orgânicos e biológicos (emissão, distribuição, impacte
biológico e ecológico, prevenção e controlo); perturbações físicas. Poluição marinha em Portugal.
Introdução de espécies exóticas em ambientes marinhos.
2. Conservação marinha: objetivos, estratégias e ameaças. Áreas marinhas protegidas: seleção,
implementação e gestão. Conservação marinha em Portugal. Restauração de ecossistemas marinhos.
3. Avaliação de impactes humanos em ambientes marinhos. Distinção entre variabilidade natural e
alterações antropogénicas. Diferenças entre impactes antropogénicos em ambientes terrestres e
marinhos.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas sobre conceitos básicos de poluição e conservação marinha. Trabalhos de campo no litoral
para obter dados e elaborar um trabalho a apresentar sob a forma de artigo científico. Aulas práticas
laboratoriais e no campo (realizadas no Lab. de Ciências do Mar - Sines), de observação e experimentação.
Aulas práticas de análise dos dados obtidos no trabalho prático, e de análise e discussão dos respetivos
resultados. Seminários de apresentação e discussão de artigos científicos preparados e conduzidos por
grupos de alunos. Seminários sobre estudos de poluição e conservação marinha. Orientação tutorial, em
que a interação com o docente é presencial ou por via eletrónica.
Avaliação de trabalhos individuais ou em grupo:artigo cientifico desenvolvido nas aulas práticas;
trabalhos escritos ou orais de revisão e discussão científicas de tema(s) relacionado(s) com o programa
da disciplina, e de análise crítica e discussão de um ou mais artigos científicos proposto(s) pelos alunos.

Bibliografia

Bertness MD et al. (eds), 2001. Marine community ecology. Sinauer Associates
Clark RB, 2001. Marine pollution. Oxford University Press
FAO, 2019. UN Decade on Ecosystem Restoration 2021-2030
Garcia SM, 2003. The ecosystem approach to fisheries. FAO Fisheries Technical Paper 443
Marmulla G, 2001. Dams, fish and fisheries. FAO Fisheries Technical Paper 419
Moura P et al., 2017. Age and growth of a highly successful invasive species: the manila clam Ruditapes philippinarum (Adams & Reeve, 1850) in the Tagus estuary (Portugal). Aquat. Invasions, 12(2): 133-146
OSPAR, 2010. Quality Status Report 2010. OSPAR Commission. London
Roberts CM e JP Hawkins, 2000. Fully-protected marine reserves: a guide. WWF Endangered Seas Campaign
Salm R et al., 2000. Marine and coastal protected areas. A guide for planners and managers. IUCN – The World Conservation Union
Schmitt RJ e CW Osenberg (eds), 1996. Detecting ecological impacts. Concepts and applications in coastal habitats. Academic Press.