2024

Flora e Vegetação Mediterrânica

Nome: Flora e Vegetação Mediterrânica
Cód.: BIO12365L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Unidade curricular que aborda o reconhecimento e identificação da diversidade de plantas e comunidades vegetais da região Mediterrânica.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem com objectivo principal o reconhecimento e identificação
da diversidade vegetal da região mediterrânica.
Procura-se aprofundar o conhecimento da flora mediterrânica, num contexto ecológico, assim como,
desenvolver a capacidade de análise das unidades de vegetação pela aplicação prática da fitossociologia
como metodologia de interpretação da paisagem.
Pretende-se que os alunos desenvolvam as competências necessárias para:
- a identificação de espécies vegetais;
- a identificação de comunidades vegetais;
- a integração de conceitos ecológicos;
- identificação de áreas de elevado interesse botânico;
- a elaboração de estudos de impacte ambiental;
- o desenvolvimento de planos de mitigação e/ou recuperação;
- a comunicação e discussão científica de resultados.

Conteúdos Programáticos

1. Caracterização Biofísica de Portugal;
2. A Flora Mediterrânica
• Caracterização taxonómica e ecológica das principais famílias e géneros da flora mediterrânica;
• Flora exótica, ruderal e ornamental, agrícola e florestal
3 – Conceitos de Fitossociologia
• Noções de Bioclimatologia e Biogeografia
• Metodologia Fitossociológica
• Classificação Biogeográfica da Peninsula Ibérica
4 – Enquadramento na avaliação de impacte ambiental
• Componente vegetal dos estudos de impacte ambiental
• Habitats e espécies da flora
• Legislação em vigor

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular a quase totalidade de horas de contacto presencial está organizadas em aulas
teóricas, práticas laboratoriais e trabalhos de campo, que se podem dividir em 3 fases:
1ª fase – Aulas teóricas para exposição dos conteúdos programáticos;
2ª fase – Praticas laboratoriais e aulas de campo para aplicação das metodologias;
3ª fase – Trabalho de grupo (2 alunos).
Nesta unidade a avaliação será realizada, com base na participação do aluno e seu processo de
aprendizagem. Trabalho de campo: (10%); Prova teórica individual: 30%; Elaboração do trabalho prático e
apresentação da monografia (60%).

Bibliografia

1) Loidi, J. (Ed.). (2017). The vegetation of the Iberian Peninsula. Springer.
2) Flora-On: Flora de Portugal Interactiva. (2014). Sociedade Portuguesa de Botânica. www.flora-on.pt.
3) ALFA, 2004. Tipos de Habitat Naturais e Semi-Naturais do Anexo I da Directiva 92/43/CEE (Portugal continental): Fichas de Caracterização Ecológica e de Gestão para o Plano Sectorial da Rede Natura 2000. http://www2.icnf.pt/portal/pn/biodiversidade/rn2000/p-set/hab-1a9
4) Costa J.C., Aguiar C., Capelo J., Lousã M. & Neto C., 1998. Biogeografia de Portugal Continental.
Quercetea 0: 5-56.
5) Blanco, E., Casado, M. A., Costa, M., Escribano, R., García, M., Génova, M. & Regato, P. (1997). Los bosques ibéricos. Una interpretación geobotánica. Planeta, Barcelona, 572